Uma ótima maneira de alavancar os seus negócios imobiliários é apostando na técnica de metas com a metodologia SMART. Afinal, sabemos o quanto o estabelecimento de metas é requerido por qualquer tipo de empreendimento, com o intuito de gerar caminhos mais consistentes e preciso.

Não obstante, muitos profissionais ainda não aprenderam a estipular estes tipos de metas de uma maneira realmente interessante. E assim, deixam-se levar por desejos e tarefas que precisam ser cumpridas, ao invés de criar caminhos que realmente levem a objetivos concisos.

Desse modo, nós da Ville Imob estamos aqui para te ajudar! Elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber acerca da metodologia SMART, a fim de lhe auxiliar neste traçar de objetivos da sua imobiliária. Acompanhe a seguir e saiba quais passos você precisa dar rumo ao sucesso.

O que é a metodologia SMART?

Antes de qualquer coisa, vamos compreender o que de fato é a metodologia SMART para traçar metas. Pois muita gente confunde este “traçar metas” com estipular desejos e tarefas que precisam ser cumpridas. Mas, as metas não são isso! Elas dizem respeito a uma série de fatores que envolvem o crescimento do seu negócio ou da sua vida pessoal.

Ou seja, ela não está ligada apenas ao que você gostaria de atingir em tanto tempo. Afinal, uma coisa é fato: sempre estamos dispostos e desejando atingir objetivos altíssimos, uma vez que somos seres humanos e por natureza também somos ambiciosos. Mas, isso não significa que iremos atingir estes valores e estes sonhos em um período interessante, não é mesmo?

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No entanto, aplicar uma técnica inteligente para traçar metas para o seu negócio, é criar a possibilidade de calcular passos e traçar caminhos que realmente nos entreguem resultados interessantes. Sem fugir da realidade – com sonhos muito grandes e longes – e tampouco largando mão daquilo que queremos.

Dessa maneira, é preciso estabelecer um equilíbrio entre objetivos e metas alcançáveis. Sempre pensando no longo prazo e nunca negligenciando os seus sonhos.

O segredo está em pensar com os pés no chão, sem tentar pular etapas específicas. Para que, dessa forma, não haja grandes frustrações ao longo do seu desenvolvimento.

Como aplicar a metodologia SMART?

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Compreendido que este “traçar metas” não diz respeito apenas ao desejo de chegar ao lugar X, vamos agora aprender a como aplicar esta metodologia no seu dia a dia. Acompanhando o que cada letra significa, poderemos ter uma visão mais aprofundada do que se trata este tipo de processo. Veja a seguir:

  1. S: significa “specific” que em português significa “específico”. Trata-se de traçar um objetivo prático e direto para o seu negócio. Por exemplo, você quer crescer a sua captação de clientes? Então coloque isso na ponta do lápis em forma de números! Afinal, não adianta apenas dizer que “quer captar mais leads“, mas sim, é preciso pensar na quantidade que você quer atingir todos os meses. Você quer 3, 4, 10 novos clientes? Então anote esta projeção na sua tabela SMART. Lembrando que estes valores não podem “fugir” da realidade, ok? Para não haver grandes frustrações no futuro.
  2. M: significa “measurable”, ou seja, mensuração. Que diz respeito aos indicadores mensuráveis para atingir os resultados esperados. Ou seja, no caso do nosso exemplo anterior, é preciso pensar em como será feita a mensuração de crescimento. Que medidores serão utilizados? Por onde este clientes serão captados? Como chegaremos a estes resultados? Esta mensuração apontará caminhos mais concisos para o crescimento do negócio.
  3. A: significa “achiable”, ou seja, alcançável. Pois como mencionamos anteriormente, é essencial que você pense em metas e objetivos que realmente sejam alcançáveis. Embora saibamos que o seu desejo sempre será maior do que aquilo que você pode atingir no presente. Porém, lembre-se que com este tipo de cuidado você evita que frustrações atrapalhem o seu caminho e o seu desenvolvimento no mercado imobiliário. Portanto, estude as possibilidades e aponte caminhos que realmente sejam interessantes!
  4. R: significa “relevant”, ou seja, relevante. Isto é, você não pode apostar em metas que sejam apenas do seu interesse próprio ou para “lustrar o ego”. Mas sim, é preciso criar estratégias que realmente sejam relevantes para o seu negócio. Seguindo o nosso exemplo, podemos perceber que a mensuração de aumento de clientes é altamente interessante para o crescimento do seu negócio. E, portanto, esta meta poderia se enquadrar na técnica SMART sem problema algum.
  5. T: significa “time”, ou seja, tempo. É preciso, depois de trabalhar todos os pontos anteriores da metodologia, pensar no tempo para atingir tudo aquilo que foi estipulado durante o seu estudo. Assim será mais fácil criar resultados e caminhos para o seu negócio imobiliário. Gerando ainda mais resultados e atingindo objetivos de uma maneira mais assertiva e interessante. Pode acreditar: com o traçar do tempo certo, o caminhar fica muito mais conciso e interessante.

Desenvolvendo estes cinco passos você já poderá enxergar ótimos resultados para o seu empreendimento. Uma vez que você estará gerando valor e estará construindo estratégias reais, embasadas e fortes para o seu crescimento.

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A organização sempre será o caminho

Por fim, lembre-se que a organização do seu negócio sempre será o melhor caminho. A metodologia SMART, no entanto, está aí para provar o quanto o ato de traçar metas é imprescindível para o crescimento de qualquer negócio, independente do seu segmento.

Desse modo, apostar em estratégias e ferramentas para o crescimento da sua empresa é o primeiro passo rumo ao sucesso. Afinal, quando não sabemos aonde queremos chegar, automaticamente estamos fadados a um caminho sem fim. Ou pior: um caminho cujo o fim trata-se de um abismo imenso para os negócios.

Portanto, além de utilizar a metodologia SMART para impulsionar o seu negócio, lembre-se também de apostar em ferramentas digitais. Como por exemplo, no caso dos Softwares de Gestão Imobiliária. Uma vez que a partir deste tipo de ferramenta você poderá mensurar os seus resultados, podendo criar estratégias e metas inteligentes, de acordo com a teoria que apresentamos hoje.

Dessa maneira, clique aqui e conheça gratuitamente a nossa ferramente da Gestão Imobiliária. E assim, comece hoje mesmo a transformar a sua empresa e a apontá-la rumo ao desenvolvimento consistente e sadio.

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