Saber como motivar sua equipe de corretores de imóveis é crucial para garantir o crescimento saudável e constante da sua imobiliária. Sem esta motivação, muitas vezes os profissionais podem se sentirem desgastados e, com isso, acabam até mesmo adoecendo psiquicamente.

Portanto, é seu dever zelar pelo bem estar de todos que atuam em parceria com você. Afinal, eles são tão responsáveis pelo sucesso do seu negócio, quanto você mesmo. E é justamente por isso que o trabalho em equipe deve ser sempre posto em primeiro lugar.

Em contrapartida, sabemos que este processo de motivar sua equipe de corretores de imóveis pode ser bem difícil. Pois como estamos lidando com pessoas, saber como agir na frente de uma “crise”, é sim complicado.

Mas não se preocupe! Pois nós, da Ville Imob, estamos aqui para te ajudar. No artigo de hoje você encontrará dicas importantes de como motivar sua equipe de corretores de imóveis. Acompanhe a seguir.

 

 

9 dicas para motivar sua equipe de corretores de imóveis

A lista de dicas para motivar sua equipe de corretores de imóveis é longa, é verdade. Porém, cada um dos tópicos abaixo servirá como uma luz para você, naqueles dias mais difíceis em sua empresa. Afinal, de pouco em pouco é que chegamos ao objetivo final, não é mesmo?

Portanto, atente-se para cada pequena consideração que destacamos a seguir. E assim, tenha uma nova direção estabelecida para a sua equipe de corretores.

motivar sua equipe de corretores de imóveis

1- Permita que os corretores façam parte da empresa

Antes de qualquer coisa, permita que os seus corretores façam parte da sua empresa, de um modo mais efetivo. Mas, o que isso significa? Significa que você precisa criar um clima em que eles se sintam incluídos em tudo que acontece.

Uma vez que, infelizmente, vemos muitas empresas que traçam objetivos e sonhos, mas em momento algum deixam os seus colaboradores sabendo disso. Por favor, não seja este tipo de gestor!

Pois as pessoas adoram trabalhar por um propósito. E você, enquanto líder, tem como obrigação apontar os propósitos para estas pessoas que o seguem. Elas esperam este tipo de apontamento.

Além disso, quando você deixa claro todos os pontos fortes, fracos, objetivos e anseios da sua empresa, a sua equipe automaticamente se sente mais parte desta “família”. E quando se sentem assim, acabam por se engajar muito mais nos processos de venda, por exemplo.

E assim, automaticamente todo mundo sai ganhando: corretores se sentem parte de um grande propósito e se empenham muito mais. Enquanto que você, lidera toda esta equipe, gerando um crescimento pessoal e profissional mútuo, para todos os envolvidos.

2- Enalteça e reconheça os seus corretores

Este é o segundo ponto mais importante quando o assunto é motivar sua equipe de corretores de imóveis. Afinal, que atire a primeira pedra quem não gosta de ser reconhecido nesta vida!

Pois bem, com os seus colaboradores e corretores não seria diferente. Ainda mais se considerarmos que, todos os meses, eles enfrentam batalhas internas com o intuito de atingir a meta mensal. E quando não recebem o reconhecimento merecido, acabam se frustrando e consequentemente perdendo o desejo de seguir adiante com o trabalho.

Portanto, comece a enaltecer aqueles colaboradores que têm apresentado um alto desempenho. Do mesmo modo, motive aqueles que parecem estar um pouco mais “parados”. Afinal, a última coisa que eles querem ouvir é que estão péssimos, não é? Seja um gestor que influencia positivamente, empolgando a equipe.

motivar sua equipe de corretores de imóveis

3- Crie bonificações para a sua equipe

Ainda seguindo a ideia do tópico anterior, experimente criar bonificações para a sua equipe. Assim, poderá estabelecer metas do time que, quando batidas, todos saem ganhando bonificações.

Porém, do mesmo modo pode criar “prêmios” individuais. Assim você também despertará a determinação em seus corretores.

Não obstante, lembre-se de fazer a entrega destas bonificações de uma maneira inteligente. Por exemplo, convoque uma reunião para apresentar o bonificado, e fale de modo claro o porquê dele estar recebendo tal bonificação.

Assim você incentiva os outros corretores a seguirem os mesmos passos daquele que venceu. E, consequentemente, toda a equipe se motiva rumo ao desenvolvimento constante.

Você pode ainda investir em “desafios”, apenas para aguçar a competitividade saudável da equipe. Mas claro, com intermediação que não crie atrito entre os corretores.

4- Assessore os seus corretores

Você precisa compreender que os seus corretores são diferentes uns dos outros e, por essa razão, merecem atenções separadas. Isto é, você precisa assessorá-los de acordo com cada perfil. Assim você poderá escutar os anseios de cada um e a partir disso traçar estratégias, em conjunto, que o impulsione ao desenvolvimento.

Pois embora existam treinamentos e técnicas que podem sim ser ministradas em todo o grupo, você precisa também pensar que cada pessoa ali é única. E assim, precisa pensar em treinamentos, assessorias e acompanhamentos um pouco mais aprofundados, que considere as características de cada corretor.

Porém, cuidado para não se mostrar muito disponível para um profissional, e para outro não. Pois este tipo de diferenciação poderá abalar a equipe de um modo quase que irreversível. Portanto, cuidado! Tenha uma proximidade com cada corretor, mas demonstre um tratamento horizontal com toda a equipe.

motivar sua equipe de corretores de imóveis

5- Disponibilize treinamento em técnicas de vendas

Lembre-se que para manter uma equipe motivada, você precisa necessariamente apresentar todas as ferramentas que ela precisa para funcionar corretamente. Ou seja, se você quer que os seus corretores cresçam e obtenham cada vez mais resultados, então não há nada melhor do que impulsioná-los a partir de treinamentos, não é mesmo?

Portanto, procure sempre apresentar possibilidades de aperfeiçoamento em técnicas de vendas, por exemplo. Assim você estará mostrando para sua equipe o quanto você se preocupa com o crescimento dela. Além disso, demonstrará a sua preocupação com cada um deles.

Pois uma coisa é certa: quando notamos que nossos líderes estão sempre buscando alternativas de fazer com que cresçamos profissional e pessoalmente, automaticamente nos sentimos mais próximos da empresa. E ao nos sentirmos desta forma, o ponto número um desta nossa lista de dicas entra em ação: se sentir parte da corporação é importante.

Dessa maneira, somente cobre dos seus corretores aquilo que você disponibilizou para eles. Ou seja, não adianta você cobrar vendas maravilhosas e metas batidas todas as semanas, se você não apresentou as ferramentas imobiliárias necessárias para este tipo de desempenho.

Seja o suporte que os seus corretores precisam!

6- Trace metas claras, tanto individuais como as da equipe

Procure sempre estar próximo da sua equipe, traçando metas inteligentes com eles. Quando você constrói este tipo de relação, onde permite que a equipe participe da montagem de metas, os colaboradores se sentem importantes a ponto de se motivarem ainda mais.

Assim você poderá planejar caminhos mais coesos e que se encaixam na realidade de cada corretor. Desse modo, poderá trabalhar tanto um planejamento individual, quanto o planejamento da equipe como um todo.

É claro que você não deixará a estipulação de metas totalmente nas mãos dos corretores, não é isso! Mas sim, você dará o espaço que eles precisam para darem as suas opiniões e sugestões. Afinal, quer métrica mais concisa de algo dar certo ou errado do que aqueles que estão com a mão na massa todos os dias?

Lembre-se que você é o líder e, durante estas conversas, é seu dever impulsionar os seus corretores a buscarem desafios. Pois é bem possível que eles tentem sugerir metas que os mantenham na zona de conforto. E você, como bom ouvinte, deverá atiçá-los a buscar algo mais desafiador.

E tudo isso sem forçar a barra, sendo um gestor que cobra metas muito mirabolantes, e sem deixar “frouxo” demais, de um modo que os seus corretores não cresçam junto com a sua empresa.

motivar sua equipe de corretores de imóveis

7- Realize reuniões para estudar os resultados

De nada adianta você apostar em conversas individuais, metas de equipe, assessorias e treinamentos se você não aponta os resultados para a sua equipe.

Pois pare e pense: como é que eles poderão saber se estão indo bem em algo, ou não, se você simplesmente não transparece os dados que auxiliam neste tipo de conclusão? Pois é!

No entanto, procure sempre realizar reuniões com todos os integrantes da equipe, a fim de apresentar tudo o que vem acontecendo em sua imobiliária. Você pode, por exemplo, fazer encontros semanais (rápidos), quinzenais (médios) e mensais (com reuniões mais longas). E assim, poderá ainda aproveitar o momento para abrir um espaço construtivo, de conversa.

E será neste espaço que os corretores poderão trocar ideias entre si, diagnosticando déficits que a equipe poderá resolver em conjunto, elevando o desempenho de todos. E você terá que continuar investindo no seu trabalho de líder, intermediando todas as discussões saudáveis que podem surgir ali.

Uma dica interessante é que você pode aproveitar este momento para pôr em prática a ideia de bonificações, por exemplo. Afinal, todos estarão reunidos, e será o momento propício para apresentar os profissionais que mais se empenharam para gerar os resultados positivos que você apresentará na reunião.

8- Não cobre vendas, cobre ações!

Sim, esta dica pode até parecer um pouco estranha pra você, ainda mais se você for uma pessoa acostumada a sempre ver o universo imobiliário girar em torno de vendas. Mas acontece que este é um dos maiores erros que nós, gestores, podemos cometer com relação à nossa equipe.

Pois pare e pense: o que gera resultados para o seu negócio? O que permite que a sua empresa saia do papel e se desenvolva? Isto mesmo, as ações.

Nós não podemos, em âmbito algum de nossas vidas, apenas focar no resultado. Afinal, o resultado não é nada sem as ações que vêm antes dele. E é exatamente isso que você precisa compreender.

Você precisa, enquanto líder, apresentar todas as oportunidades de crescimento para os seus colaboradores. Este é um modo de motivar sua equipe de corretores de imóveis: apresentando quais são as ações corretas, e não apenas cobrando vendas.

Afinal, você pode até estar cobrando as vendas, mas será que você apresentou todas as ações necessárias para que este resultado seja atingido?

motivar sua equipe de corretores de imóveis

Podemos, inclusive, pensar metaforicamente em um time de futebol. Todo time de futebol possui um técnico, certo? Ou seja, todo time tem o seu líder, assim como você é o líder dos seus corretores.

Compreendido isso, queremos que você reflita sobre o gol: sabemos que fazer um gol é o objetivo final de um time de futebol. Ele quer fazer o gol para, posteriormente, ganhar a partida. Mas, como é que ele faz o gol? Ou melhor, como o técnico cobra o gol? Isso mesmo!

Ele cobrará as ações necessárias para que o gol aconteça. E, portanto, ele cobrará passes, dribles, jogadas ensaiadas… Enfim! Ele cobrará aquilo que fora planejado anteriormente, e não apenas o gol em si.

Pois é possível que a equipe cumpra todas as ações que foram solicitadas, mas ainda assim o outro time se defenda de um modo que o gol não acontece. E então, o erro não está na equipe em si, mas sim, talvez apenas esteja na hora de rever as ações!

Porém, quando um time perde, porque não cumpriu as ações propostas pelo técnico, aí é outra história… Ele poderá cobrar porque o jogador X fez isso ou deixou de fazer aquilo. Afinal, estas atitudes inibiram o gol de acontecer…

Compreende o que estamos querendo dizer? Pois então comece a planejar as ações da sua equipe. E não as vendas em si! A venda deve ser a consequência de ações bem tomadas. E quando não há venda, as ações precisam ser revistas.

motivar sua equipe de corretores de imóveis

9- Disponibilize um software que otimize o dia a dia do corretor

Por fim, lembre-se de sempre disponibilizar meios de otimização do dia a dia do corretor. E um software de gestão imobiliária é uma ótima pedida nestes momentos.

Por exemplo, a sua equipe pode estar negligenciando o relacionamento com os prospectos e clientes, simplesmente por não possuir um sistema de CRM imobiliário. E assim, pouco a pouco oportunidades são perdidas, apenas por conta deste deslize.

Não permita que isso aconteça com o seu time de corretores! Mas sim, clique aqui e saiba mais informações acerca da melhor plataforma para imobiliárias. E ainda: faça um teste gratuito e descubra por que a Ville Imob foi feita para a sua empresa alavancar.

E assim, apenas desfrute de resultados incríveis. Boas vendas para você e para toda a sua equipe!