Alguns anos atrás, quando alguém decidia criar um website, o processo e todo o design era feito pensando apenas a visualização em monitores. Não existia a preocupação de otimizar sites imobiliários para dispositivos móveis, mas você porquê isso é importante? E você sabe como você consegue otimizar seu site imobiliário? Se não sabe, fique tranquilo, pois esse é o tema do artigo de hoje.

E antes de entrar diretamente no artigo, é importante ressaltar que, desde 2016, a maioria dos brasileiros utiliza o smartphone para acessar a internet? Então é natural que, para que seu site imobiliário tenha sucesso, as pessoas deve conseguir acessá-lo de maneira agradável, através dos seus dispositivos móveis.

Sites e o design do passado

Antigamente, os sites eram feitos para serem exibidos em telas de, aproximadamente 15 polegadas com aspecto 4:3. Claro, existiam algumas variações, mas otimizar seu site para esse padrão, em geral, resultava em uma boa experiência para quem visitasse sua página.

Como consequência, fontes poderiam ser de tamanho 12, imagens poderiam ser de tamanhos variados e o posicionamento poderia ser escolhido livremente.

Elementos gráficos nas bordas dos sites também eram comuns. O objetivo do programador ou criador do site era a criação de um site com design único e, de certa forma, existia uma grande liberdade para atingir esse objetivo.

otimizar sites imobiliários para dispositivos móveis computador

Mas isso significa que quem cria sites atualmente não tem recursos para fazer um site único com design extremamente atrativo. Mas, em termos de limitações, é importante lembrar que atualmente sites precisam se adaptar aos diversos tamanhos das telas.

A versão mobile para websites

Com o advento de dispositivos móveis com acesso à internet, notou-se que os websites não eram exibidos da melhor maneira. No começo, era impossível realizar a leitura de qualquer conteúdo sem aplicar um zoom.

Outro ponto que aos poucos foi evidenciado é que, como a conexão dos smartphones é, em geral, mais lenta, o tempo de carregamento de uma página poderia ser extremamente longo.

A solução inicial era a criação de dois websites, um para visualização em computadores e outro para visualização em dispositivos móveis. Uma vez que alguém acessasse o site de um dispositivo móvel, ele seria redirecionado para a versão mobile do website.

otimizar sites imobiliários para dispositivos móveis web design

Essa solução é ainda amplamente utilizada e apresenta diversas vantagens quanto à outras soluções possíveis, como a utilização de um design responsivo. Mas você sabe o que é esse design responsivo?

Design Responsivo X Versão Mobile

O design responsivo é quando seu site se adapta a qualquer tamanho de tela, entregando ao usuário a experiência completa, independentemente do dispositivo utilizado. O villeimobiliarias.com.br, por exemplo, é um site responsivo. Se você acessá-lo pelo celular ou pelo computador, não vai notar quase nenhuma diferença em termos de recursos, botões, entre outros.

O design responsivo é muito útil em blogs, sites de notícias e alguns e-commerces. Ou seja, se o objetivo do site é apresentar conteúdo, em sua maioria escrito, sem a utilização ampla e extensa de imagens e vídeos, o design responsivo é uma ótima ideia. Mas se o objetivo do site é mostrar várias imagens e vídeos, optar pela utilização de um design responsivo pode tornar as coisas mais complexas.

Não que seja impossível utilizar o design responsivo, mas veja da seguinte maneira: versões mobiles podem ser criadas com imagens mais comprimidas e uma quantidade ligeiramente menor de recursos. Assim, dispositivos com menor capacidade de processamento e internet mais lenta (móvel) consigam carregar o site mais facilmente.

otimizar sites imobiliários para dispositivos móveis smartphone

Logo, alguns websites onde se deseja utilizar recursos gráficos mais avançados e bonitos, mas que exigem uma quantidade maior de recursos computacionais são adequados para computadores. Já para os dispositivos móveis, cria-se uma versão mobile, mais leve e rápida, mas com todos os recursos principais e alguns recursos extras, como botões para realizar ligações.

Sites imobiliários e a versão mobile

De certa forma, sites imobiliários são exemplos perfeitos de sites em que se deseja entregar diversos recursos com alta qualidade: várias fotos com alta resolução, vídeos, e, em alguns casos, até mesmo visualizações em 3D. Você já pensou quão difícil seria carregar uma página dessas em uma internet móvel?

E mesmo que o usuário utilize uma rede WiFi, certos recursos exigem uma alta capacidade de processamento por parte do dispositivo. E, embora alguns smartphones tenham tal capacidade, certos dispositivos intermediários e de entrada ainda podem sofrer com baixo desempenho nesses casos.

Por esse motivo que no mercado imobiliário, a utilização de versões para dispositivos móveis é comum. Você pode entregar imagens compactadas e entregar uma interface mais adequada ao dispositivo.

Mas como otimizar meu site imobiliário para dispositivos móveis?

Aí é simples, a plataforma do villeimob conta com diversos recursos, entre eles, você pode criar, de maneira bem simples um site imobiliário. Não se preocupe se você não quer que seu site se pareça muito com os outros sites imobiliários, nós oferecemos vários templates para que você possa escolher o que mais se adequa à sua imobiliária.

otimizar sites imobiliários para dispositivos móveis planta

Mas, e a versão para dispositivos móveis? Nossa plataforma também oferece essa versão. Lá seus clientes encontraram um website feito exclusivamente para ser visto em smartphones. Isso significa a presença de recursos como botões de ligação, que permite que o visitante faça uma ligação diretamente do website. Além de um botão para compartilhamento via WhatsApp que fica em destaque na versão mobile.

É importante destacar que você não precisa se preocupar com uma experiência ruim por parte de usuários que acessem o website através do celular. Eles terão acesso à todas as fotos, informações, mapas de localização, vídeos, entre outros recursos.

Toda a experiência disponível na versão desktop estará disponível, no entanto a versão será mais leve para que dispositivos móveis não “sofram” tanto no momento em que o visitante acesse o website.

Nossos templates possuem também um design responsivo, ou seja, usuários de tablets, por exemplo, terão uma experiência agradável ao acessar seu site imobiliário. E claro, caso seu usuário decida alterar o tamanho da janela no próprio computador, o site se adaptará ao novo formato de maneira automática.

Gostou da ideia? Porque não realizar um teste grátis agora mesmo? Nós oferecemos 15 dias de teste da nossa plataforma. Isso significa que você também terá acesso à recursos como ferramentas de integração social e integração de portais imobiliários, tudo isso utilizando informações cadastradas no CRM imobiliário também disponível na nossa plataforma.

estrategias digitais para venda de imoveis

Posts relacionados