Existem alguns erros de marketing digital imobiliário que, se você estiver desavisado ou desavisada, certamente vai cometer. Em uma área tão nova como é a internet, quanto mais a gente entender sobre determinado assunto antes de colocar algo em prática, melhor.

Porém, muitas vezes isto faz com que um processo demore ainda mais do que o esperado. O que é absolutamente normal. Afinal, nada se constrói da noite para o dia, não é mesmo?

Porém, existe uma forma de conseguir “encurtar” este caminho convencional, que é justamente através do conhecimento. Ou seja, pelo simples fato de você entender determinados processos e evitar aquilo que não é interessante, faz a sua estratégia ser muito mais vencedora.

Um exemplo prático disso, são os livros.

Ler é uma das maneiras mais incríveis de percorrer a mente de uma pessoa, através de uma trilha de conhecimento e conteúdo. Lendo um livro, você não se torna o melhor profissional da sua área.

Porém, possui algumas vantagens competitivas interessantes, como o fato de entender o que evitar – e não cometer erros que podem atrasar ainda mais uma jornada.

E no marketing digital, isso não é diferente. É desnecessário reinventar a roda. Porém, não podemos nos esquecer da nossa essência e dos conceitos que regem a nossa imobiliária.

Estas singularidades, aliadas ao que dá resultado, é o melhor caminho para você direcionar a sua empresa.

E para te ajudar, no texto de hoje vamos tratar de alguns erros básicos (e com efeitos muito negativos) dentro de uma estratégia de marketing imobiliário. Vamos lá?

erros de marketing digital imobiliário

Erros de marketing digital imobiliário – 6 erros comuns que você precisa evitar na sua estratégia

Errar faz parte. É humano e é do ambiente corporativo. E, por que no marketing digital seria diferente? Não é. Errar no marketing digital é muito comum, uma vez que esta é uma área em expansão e, apenas há poucos anos, conseguimos entender a amplitude que é o alcance da internet.

Diversos preceitos da vida offline podem e devem ser encaixados no marketing digital. E talvez, este seja um dos primeiros erros que você possa estar cometendo: entender o ambiente digital como algo totalmente diferente e desconexo com a vida offline das pessoas. Não é.

O ambiente digital é uma extensão da vida das pessoas. Você precisa trabalhar suas ações por aqui, de maneira conjunta com o que acontece lá fora.

Afinal, a internet é feita de pessoas e informações geradas por pessoas. E, a partir do momento que você domina este fundamento, um mar de possibilidades se abre para que suas estratégias de marketing digital imobiliário possam, então, fazer algum sentido.

Pense que por aqui, você precisa falar com pessoas. Por isso, a maneira como você se comunica ou mesmo a forma que você interage com alguém, não vai mudar do que seria no ambiente externo. Ou pelo menos, não deveria.

Agora, o que vai mudar, são as ferramentas e os meios pelos quais aquilo que você quer transmitir, possa de fato, ser transmitido.

A grande diferença do digital para o offline é o ambiente. Mas as necessidades, os anseios, as angústias e as demandas humanas, continuam iguais. Online ou offline.

E para te ajudar a sintetizar isso de uma maneira mais prática, separamos 6 erros de marketing digital imobiliário que você não precisará cometer. Afinal, alguém já os cometeu e, felizmente, pode guiar as pessoas por outros caminhos, que não levem para estes mesmos erros.

Veja abaixo:

Vamos nos aprofundar um pouco mais? Continue lendo para entender cada tópico acima, de maneira mais detalhada.

Não produzir conteúdo relevante e de valor para o lead imobiliário

Um dos grandes erros de marketing digital imobiliário, é o fator conteúdo. Conforme entendemos anteriormente, a internet é feita, acima de tudo, de conteúdo.

Este artigo que você está lendo aqui no blog da Ville Imob, por exemplo, é um conteúdo. Você o encontrou por diversos motivos, onde o principal deles, deve ser a sua necessidade ou vontade de evitar alguns erros básicos nas suas estratégias de marketing.

Portanto, aqui já podemos entender a primeira lição importante do quanto produzir conteúdo relevante é essencial: conteúdo conecta e ajuda.

E em um mundo competitivo onde vender produtos tem se tornado cada vez mais desafiador, se diferenciar pelo lado mais humano de uma relação comercial é, sem dúvida, uma alternativa muito interessante para o marketing da sua imobiliária.

Portanto, não deixe para outro dia o conteúdo que você pode produzir hoje. Um dos pilares mais importantes e sólidos de um bom posicionamento imobiliário no digital, é o conteúdo. Sua marca cresce. Sua popularidade cresce e, claro, seu faturamento cresce.

Afinal, quando você ajuda alguém (leia-se “alguém” como o seu lead imobiliário) através de um conteúdo relevante e de valor, as chances de esta pessoa adquirir um produto da sua imobiliária são muito maiores.

Mas, por que isto acontece?

Por um simples motivo: quando alguém é ajudado de alguma maneira, há um sentimento de gratidão e dívida. Mesmo que de maneira inconsciente. E este sentimento será aflorado, de alguma forma, no decorrer dos meses ou anos, podendo ser convertido em uma venda de um produto ou a contratação de um serviço.

Portanto, não hesite em produzir conteúdo de valor!

erros de marketing digital imobiliário

Comprar listas de leads (prospectos) com o objetivo de aumentar seu faturamento

O segundo erro mais comum de quem está iniciando sua jornada no campo do marketing digital para imobiliárias, é o anseio pelo crescimento rápido.

Em um mundo que expõe números como antes nunca tínhamos visto (seguidores, curtidas, visualizações), tudo parece que precisa acontecer da noite para o dia. Ter poucos seguidores ou poucos e-mails na sua lista de prospectos não é um problema e muito menos um erro.

Afinal, conforme mencionamos anteriormente, as coisas acontecem aos poucos e com o passar do tempo.

Porém, o que se torna um erro no meio do caminho, é a compra de uma lista de leads ou mesmo a compra de seguidores em redes sociais, sejam elas quais forem.

Isto até pode parecer interessante no início. Afinal, para quem tem poucos leads, ter uma porção deles de modo rápido soa interessante. Mas na verdade, é um grande erro.

Por que é um grande erro comprar listas de e-mails, prospectos ou seguidores?

Por um simples motivo: as pessoas não estarão ouvindo a sua imobiliária. Ninguém vai querer saber se você tem o “melhor apartamento do centro de SP”, por exemplo. Pois as pessoas caíram na sua frente de paraquedas. E isto, para o marketing digital imobiliário, é um erro grave.

Para realizar uma ação de marketing competitiva, você precisa conquistar seus leads de maneira espontânea. Ou seja, você não pode forçar ou obrigar alguém a assistir um comercial, como acontece até hoje na televisão, por exemplo.

Por aqui, você precisa gerar relacionamento. No máximo, despertar a curiosidade com anúncios criativos. Mas para o longo prazo, é o relacionamento que falará mais alto e, claro, gerará vendas.

Portanto, conquiste seguidores e leads. Não os compre, pois você poderá perder tempo.

erros de marketing digital imobiliário

Não focar em SEO para geração de tráfego e posicionamento orgânico nos motores de busca

O SEO é uma das peças-chaves para uma boa estratégia de marketing digital. E a falta de uma estratégia de SEO, logo, é um dos erros de marketing digital imobiliário que mais são comuns.

Mas, o que de fato significa SEO? Na tradução livre e literal, é a otimização de seus conteúdos (vide tópico anterior) para os motores de busca, como o Google.

Ou seja, não basta que você gere qualquer tipo de conteúdo e coloque ele de maneira aleatória na internet. O conteúdo precisa ser pensado de maneira ampla, sempre mantendo uma boa relação entre a experiência do usuário e uma ótima reputação de SEO.

Um conteúdo não otimizado será ignorado pelos motores de busca. E toda vez que alguém buscar por algum assunto relacionado a sua imobiliária, o conteúdo não vai aparecer. Seja no Google ou no YouTube, para o caso de vídeos.

Portanto, invista em SEO como uma maneira de conquistar tráfego orgânico para o longo prazo. Quanto mais você conseguir estruturar raízes no Google, melhor para a reputação da sua marca imobiliária.

É claro que hoje em dia os links patrocinados ganham cada vez mais espaço em uma estratégia digital. Porém, eles não podem substituir o conteúdo orgânico e voltado para o SEO, uma vez que para cada clique, você terá de pagar.

Agora, se o seu conteúdo estiver posicionado nas primeiras posições do Google de maneira orgânica, os cliques serão gratuitos e, muitas vezes, o usuário terá um interesse ainda maior na sua empresa.

Assim sendo, dedique seus recursos para estruturar uma boa estratégia de SEO e, com isso, tenha sucesso no médio e longo prazo com seu site imobiliário, blog ou canal no YouTube.

Veja também: [Ebook] SEO para imobiliárias

Não entender de onde vem seus clientes e leads imobiliários

Outro erro muito comum no marketing digital para imobiliárias, é o fato de não entender de onde seus clientes ou leads estão vindo.

De maneira superficial, isto pode não parecer um problema. Afinal, você pode pensar que o importante é vender. No curtíssimo prazo, sim. Mas no longo prazo, não.

Entender quais são as portas de entrada para que seus prospectos cheguem na sua imobiliária, permite uma série de atitudes e ações para melhorar e otimizar os resultados.

Afinal, imagine que você esteja atraindo muitos acessos de um conteúdo que fale sobre “imóveis em SP”. Agora, imagine que a principal palavra-chave que está ranqueando este conteúdo, seja a seguinte: “apartamento de luxo em SP”.

Neste caso, você poderia otimizar o conteúdo existente e potencializar ele com a palavra-chave que mais está gerando acessos. Ou, ainda, poderia criar um conteúdo totalmente novo e do zero, com foco total nesta palavra-chave que está atraindo acessos em um conteúdo que não trata do tema da palavra-chave buscada.

Este é um exemplo do quão importante é entender de onde estão vindo seus clientes e leads. Com simples ações e poucos movimentos, os resultados podem duplicar ou até triplicar em questão de meses. Basta ter tudo mapeado.

erros de marketing digital imobiliário

Deixar suas redes sociais abandonadas ou com conteúdo irrelevante

O marketing digital é amplo.

Não se trata de realizar apenas uma ou outra ação. Se trata, sim, de uma série de ações diferentes, em diversas plataformas e sempre com o foco no longo prazo.

Portanto, quando você for trabalhar seu blog imobiliário, não esqueça das redes sociais. Ou se for trabalhar nas redes sociais, não esqueça do blog imobiliário. É preciso trabalhar as coisas aos poucos, mas sem esquecer de uma ou de outra.

É um erro publicar, por exemplo, 30 posts no Facebook de uma única vez, e voltar somente depois de 6 meses para publicar outras 40 postagens.

Você não terá nenhuma relevância na rede social e dificilmente conseguirá consolidar sua marca imobiliária. O que pode ser um erro muito grande do ponto de vista de marketing.

Não construir relacionamento de longo prazo através de conteúdo – Geração de autoridade

E por fim, mais um dos erros de marketing digital imobiliário que você deve evitar, é o esquecimento do relacionamento. Criar relacionamento e criar uma proximidade com o seu cliente ou potencial cliente, é uma das maneiras mais incríveis de gerar faturamento.

Com muito conteúdo relevante em multiplataformas, os resultados vão aparecer. Afinal, você estará, aos poucos, se tornando autoridade no assunto. E isto é excelente para conquistar novos clientes.

Bônus final: Errar não é o problema, mas tente errar o mais cedo possível. E todos aqueles erros que você puder evitar, evite. Você poupará tempo e recursos. Assim sendo, conte com a Ville Imob para ajudar sua imobiliária a crescer e boas vendas!