O processo de escolha da identidade para qualquer empresa é um dos passos mais importantes. Este processo pode ser extremamente complexo, durante a escolha de um nome para sua imobiliária, várias opções são consideradas até que um nome seja escolhido. Neste artigo veremos o que deve ser evitado no processo de escolha de nomes para imobiliárias.

1. Evite nomes repetidos

É essencial que o nome da sua imobiliária seja único, repetições de nomes, mesmo que de outras cidades ou estados não é interessante. Para garantir que o nome da sua imobiliária é único, faça uma boa pesquisa, ferramentas como o Google são extremamente úteis neste processo.

Uma dica sobre a pesquisa no Google é a busca entre aspas que retorna apenas resultados com os termos específicos na ordem específica. Por exemplo, uma pesquisa por “imobiliária João e Maria” somente retornará resultados em que estes três termos aparecem juntos e nesta ordem.

nomes para imobiliárias marca

Utilizar este recurso pode facilitar o processo de verificação do nome escolhido, isto porque à medida que um termo se torna raro ou difícil de sem encontrado o Google retorna resultados em que os termos são encontrados separadamente.

1.1 Registre a marca

A escolha de nomes repetidos pode também impedir que a marca seja registrada. No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual é responsável pelo registro de marcas e patentes. Eles possuem um sistema próprio de busca de marcas que pode ser bastante útil, caso o site esteja fora do ar, você também pode pesquisar através do TMview, um sistema internacional do qual o INPI é parceiro.

O registro da sua marca é essencial pois ele garante o direito de exploração da marca e impede que outras pessoas utilizem o mesmo nome em qualquer setor, não somente o imobiliário. Mesmo marcas não registradas gozam deste direito, a diferença é que com o registro você tem uma garantia maior e evita problemas futuros.

Por fim vale lembrar que o registro de marcas exige um investimento que é plausível. São cerca de R$ 450,00 para ter um registro que é válido por 10 anos. A utilização de uma empresa especializada no processo pode ser essencial, uma vez que todo o processo é burocrático.

2. Não pesquisar a concorrência

Este é um erro comum no processo de escolha de nomes para qualquer empresa. Aqui não estamos falando em pesquisar a concorrência para ver se o nome escolhido já foi ou já é utilizado. Estamos falando em pesquisar a concorrência para verificar se o nome utilizado, pode ser associado ou não à alguma imobiliária existente. Além disso, essa pesquisa pode ajudar a inspirar e facilitar o processo de criação.

Uma pesquisa bem feita evitará que você escolha nomes para imobiliárias que, embora diferentes, pode lembrar alguma outra imobiliária da região. Isso pode acontecer devido à utilização das letras, som das palavras, entre outros detalhes.

Quanto à inspiração, apenas lembre-se, seu objetivo é se inspirar e não copiar o nome de alguma imobiliária.

3. Escolha de nomes não relacionados ao mercado imobiliário

O nome da sua imobiliária deve mostrar ao consumidor qual setor você atua, mesmo que ele nunca tenha ouvido falar da sua empresa. A simples utilização do termo “imobiliária” ou “imóveis” já é uma ótima indicação.

nomes para imobiliárias busca

Mas algumas pessoas buscam inovar e acabam esquecendo deste detalhe básico. Logo, lembre-se, a inovação é extremamente importante, mas sempre pergunte a si mesmo e aos seus amigos, familiares e sócios se o nome é facilmente associado ao mercado imobiliário.

4. Nomes difíceis de serem escritos ou lembrados

Outra característica essencial de nomes é a facilidade de lembrar esses nomes. Recomendamos a escolha de nomes curtos e de grafia simples.

Este processo pode ser bem complexo e, portanto, recomendamos estratégias como brainstorm (tempestade de ideias) onde você e seus sócios irão pensar e escrever todos os nomes para imobiliárias (independentemente da “qualidade” do nome). Somente após algum tempo é que os nomes são filtrados.

nomes para imobiliárias cartão

5. Não pensar na identidade visual

Ao discutir os diversos nomes para imobiliárias, pense na maneira como o logo poderia ser construído. Ou seja, não pense em um nome apenas e ignore o logo, afinal de contas a identidade visual é uma das coisas mais importantes em uma empresa.

Para a criação do logo, você pode fazer o processo por conta própria, mas a contratação de um designer gráfico pode ser a melhor opção. O profissional não representa um investimento tão alto e o resultado pode surpreender positivamente. Algumas gráficas oferecem serviços de designer gráfico incluso em pacotes, verifique também essa opção no momento de fazer o pedido de cartões de vista, flyers e banners.

6. Falha na verificação da disponibilidade do domínio

Este é outro erro comum no momento de definição dos nomes para imobiliárias. É essencial que, uma vez que você defina o nome da sua imobiliária, você verifique se o domínio para a mesma está disponível. Isso permitirá a criação de um site imobiliário, algo essencial atualmente.

nomes para imobiliárias domínio

Por outro lado, se a disponibilidade do domínio não é verificada, pode ser necessário investir uma alta quantia no domínio, caso o dono esteja disposto à vendê-lo. Mas, caso o dono não queira vender o domínio, você terá que mudar o domínio do seu site imobiliário para um nome diferente do nome da sua imobiliária.

Suponha que sua imobiliária seja chamada “Imóveis FC”, no entanto você não consegue o domínio “imoveisfc.com.br” porque alguém já possui o mesmo e o utiliza. Caso algum de seus clientes decida procurar por sua imobiliária online, ele seria direcionado para este website, que não tem nada a ver com você e sua marca.

Com isso você pode perder tráfego e será associado à uma empresa que não compartilha, necessariamente, dos mesmos valores que você. Logo, o ideal é checar antes mesmo da escolha do nome a disponibilidade do domínio.

Uma vez que o nome da sua imobiliária foi escolhido e você está pronto para iniciar o processo de montagem do seu site, verifique nossa plataforma, o ville Imob. Você conseguirá montar seu site imobiliário facilmente podendo escolher entre diversas opções de layouts e esquemas de cores.

Além disso existem várias outras ferramentas inclusas na plataforma que visam permitir que sua imobiliária alcance os melhores resultados. Caso queira experimentar estas ferramentas, oferecemos um teste grátis de 15 dias. Por hoje é só, bons negócios!

Posts relacionados