corretor imobiliário home office precisa de muito planejamento e dedicação para manter o foco no trabalho. Afinal, só quem trabalha em casa sabe o quanto fatores diversos podem impactar no rendimento e na concentração.

De todo modo, existem medidas importantes que, quando levadas em conta, auxiliam e muito no mantimento do foco. Mas, para isso, é preciso entender a finalidade e importância de cada uma delas, além de pôr em prática o quanto antes.

Para te ajudar neste sentido, trouxemos um guia completo com diversas dicas importantes sobre como manter o foco trabalhando em casa. Especialmente agora, em tempos de pandemia, este fator se tornou ainda mais importante. Acompanhe a seguir e fique por dentro de todas as dicas.

corretor imobiliário home office

Como manter foco sendo um corretor imobiliário home office

O corretor imobiliário home office precisa, necessariamente, criar uma rotina que apesar de flexível, por ser trabalho em casa, deve ser regrada de certo modo. Afinal, somente dessa maneira será possível apontar o que deve ser entregue ao longo do dia, no quesito de objetivos. Pois se você não tiver um planejamento coerente, do que deve ser feito em determinado horário ou dia, como saber no que focar?

E este é um dos erros mais comuns das pessoas que trabalham em casa. Elas acreditam que apenas fazer um pouco a cada dia já basta, sem criar uma consistência que considere um “passo a passo” esquematizado e coerente. Porém, também sabemos que não é tão simples criar este tipo de rotina da noite para o dia… Por conta disso, abaixo você encontrará diversas dicas e medidas que você poderá pôr em prática hoje mesmo.

Comece a transformar a sua maneira de trabalhar em casa e depois mensure todos os resultados incríveis que você terá. Pois além de manter o foco, com todos estes passos você poderá, ainda, desfrutar de uma otimização dos seus resultados. Entenda a seguir:

1- Estipule os trabalhos semanais e divida-os

O primeiro passo sempre será compreender tudo que você precisa fazer em cada semana. Se possível, você poderá estipular todos os seus serviços de um mês, a fim de compreender o que há de ser feito a cada 7 dias. Ou seja, é preciso listar todas as suas atribuições, colocando-as no papel. Depois disso, desenhar um plano coerente para que tudo seja feito dentro dos 20 dias úteis do mês.

Dessa maneira você deverá dividir em 20 dias e semanalmente, depois, dentro de cada dia, dividir a quantidade de tempo que será utilizada para cada tarefa destacada. Isso é muito importante para que você tenha um “norte” do que deve ser feito a cada dia. Pois, por exemplo, se você precisa elaborar um contrato imobiliário em 7 dias, e deixa tudo para o final do prazo, será que o resultado será o mais efetivo?

corretor imobiliário home office

Ou se você criar uma rotina consistente, onde elabora pontos importantes do contrato a cada dia, até finalizar e revisar o mesmo, é mais interessante? Afinal, lembre-se que o nosso cérebro só foca em uma mesma coisa por, no máximo, 50 min. Passado este tempo, ele começará a se perder um pouco no que você está fazendo.

Por isso é importante entender tudo que tem que ser feito para alinhar dentro de perspectivas de horários que sejam saudáveis. Não adianta querer acabar tudo em um dia, e tampouco arrastar por muitas horas ao longo da semana. Mas sim, é preciso entender o que tem que ser feito, até quando tem que ser feito e de que maneira você pode fazê-lo sem lhe sobrecarregar de coisas ou de tempo de folga.

2- Planeje os seus horários

Depois de estipular tudo que deve ser feito em uma semana, quinzena e mês, você deverá dividir as tarefas que foram listadas para cada dia, em horários. Ou seja, como mencionamos anteriormente, você deve pensar no tempo que se dedicará para cada uma das atividades que você precisa cumprir. Assim você poderá dividir o seu dia para fazer determinado grupo de tarefas de manhã, e outra metade de tarde.

Lembre-se de sempre considerar o que mencionamos sobre o tempo de foco e não tente se sobrecarregar ultrapassando essa recomendação. Até porque, mesmo que você ultrapasse, o efeito será mais “arrastado”, ou seja, você não desfrutará da otimização e resultado que deseja. Como consequência poderá se sentir desmotivado, cansado e abrirá porta para a procrastinação aparecer.

3- Tenha um espaço reservado para trabalhar

Um grande erro que muito corretor imobiliário home office comete é o de não escolher e preparar um local para trabalhar em casa. Com isso, anda com o seu notebook na sala, na cozinha, no quarto, etc. E isso pode ser extremamente prejudicial para manter o foco. Primeiro porque os familiares estarão circulando no ambiente em questão, segundo porque o cérebro poderá ficar “confuso” com relação à necessidade de foco.

Por exemplo, se você começar a trabalhar sentado na cama, com o notebook, você estará ativando e trabalhando com o seu cérebro ali. Entretanto, quando chegar a hora de dormir, você se sentirá muito “energizado” ao deitar, tendo em vista que seu cérebro não associará a sua cama apenas ao descanso, mas sim, irá relacionar com o trabalho também.

Com isso, você passará a se sentir mais estressado, pois terá noites de sono mais conturbadas e um dia a dia de trabalho não tão motivador. Consequentemente cria-se uma “bola de neve” que impacta diversos âmbitos do seu trabalho e vida pessoal.

Portanto, é imprescindível que você escolha um ponto em sua casa para desempenhar o seu trabalho. É preciso que este espaço seja o mais reservado possível (no sentido de haver pouca circulação de pessoas). Além disso, se não haver a possibilidade de se “isolar” em casa, é adequado que você utilize fones de ouvido, por exemplo. Isso lhe auxiliará na concentração, e inibirá que as outras pessoas conversem com você o tempo todo.

4- Acostume-se a utilizar check-list

Seguindo ainda a ideia de dividir de uma maneira mais organizada e metódica o seu trabalho, é preciso que você tenha acesso a um check-list detalhado de tudo que precisa ser feito. É mais interessante, inclusive, que este tipo de check-list seja feito no papel. Isso porque se você tiver agenda organizada neste sentido, ficará muito mais fácil de visualizar o seu dia a dia.

Com isso, ao longo do dia você começará a se atentar para as atividades que já cumpriu, e isso servirá como um combustível a mais para você desenvolver o resto das tarefas. Afinal, o gatilho visual de satisfação de ter concluído atividades importantes é essencial para garantir que você mantenha-se empolgado em meio a um dia corrido.

Visto que se você apenas desenvolver o que precisa ser feito, sem compreender a importância de terminar cada coisa, como você se sentirá pronto para iniciar outra tarefa? Isso pode ser muito difícil para um corretor imobiliário home office. Portanto, check-list no papel, em uma agenda própria para trabalho é essencial.

5- Faça pausas regulares

Para que seja possível manter o gás e a empolgação no trabalho, é essencial que façamos pausas consistentes e regulares. Nelas podemos esticar o corpo, olhar o movimento da cidade pela janela, respirar fundo, tomar uma xícara de café e até conversar com alguém que gostamos. Todos estes fatores são de extrema importância para garantir a motivação e o bem estar físico e mental.

Tendo em vista que manter-se ocupado em uma mesma atividade, por horas a fio, sem folgar em nenhum momento, pode ser extremamente prejudicial para a saúde. Portanto, crie o hábito de fazer pausas ao longo do dia. Porém, cuidado para não transformar isso em procrastinação, ok? É preciso criar, para estas pausas, horários que também sejam relativamente regrados.

Além disso, não ultrapasse 30 minutos em cada “cafezinho”, e usufrua de no máximo 1h30min de almoço ou janta, dependendo do seu horário de trabalho. É claro que terão dias que você poderá apostar em exceções, caso você esteja, por exemplo, precisando resolver algum problema pessoal urgente. Mas não permita que essa seja a regra, ok?

É primordial que você mantenha um horário de trabalho relativamente regrado, com horário para começar e terminar. Caso contrário você poderá passar muito tempo trabalhando, e embora tenha as pausas regulares, sentirá que não para nunca, tendo em vista que estará desempenhando atividades desde de manhã até tarde da noite.

corretor imobiliário home office

Portanto, encare as pausas como um momento de relaxamento e restauração da energia, mas não como um momento para ficar MUITO tempo parado. Lembre-se sempre que todo excesso pode estar escondendo uma falta. Excesso de pausa pode ser falta de foco e excesso de trabalho pode ser falta de saúde na vida pessoal, mais tarde.

6- Converse com os familiares e explique a situação

O corretor imobiliário home office pode sofrer com uma interrupção muito desagradável, assim como muitos profissionais que trabalham em casa: familiares interrompendo o tempo todo. Isso pode ser muito desconfortável, tendo em vista que talvez você não se sinta a vontade para “cortar” este tipo de coisa. Porém, é preciso que você se posicione enquanto profissional, e não familiar.

Ou seja, para isso você deverá, de fato, fazer um tipo de “reunião” com a sua família. Neste momento você deverá apresentar a importância de cumprir o seu papel de corretor ao longo do dia. Além disso, deverá salientar quais serão os seus horários de pausa e como eles funcionarão. Tudo isso para deixar os seus familiares cientes da sua rotina.

Por fim, lembre-se de destacar a importância de se manter o foco, e o quanto isso só será possível com a colaboração de todos. Para tanto, aponte onde será o seu espaço de trabalho, todos os dias, para que todos saibam que em determinado momento, determinado cômodo deverá ficar reservado para você. E assim, eles apenas entrarão em contato com você em casos específicos e de extrema necessidade.

7- Mantenha-se motivado

Manter-se motivado está diretamente atrelado com o foco do corretor imobiliário home office. Mas, como impulsionar a motivação? Especialmente em dias mais corridos ou com trabalhos mais burocráticos e difíceis? Bem, para isso você deverá criar uma rotina saudável, de reforços positivos com relação ao seu trabalho. Desse modo você poderá:

  • Sempre no fim do dia verificar todas as atividades que você fez, observando sempre o seu check-list. Todas as vezes que você conseguir cumprir tudo dentro do horário, você notará que o dia seguinte poderá ser desenvolvido da mesma maneira. Por conta disso, sempre observe as atividades cumpridas e permita-se se “auto parabenizar” neste sentido. Vale assistir um filme que gosta, comer algo que tem vontade, etc.
  • Tenha momentos de lazer. Quem trabalha em casa pode, muitas vezes, sentir certa confusão entre o lazer e o trabalho feito dentro do lar. Portanto, crie sempre momentos de lazer, mesmo em casa, para que tudo se torne mais leve e fácil. Por exemplo, se você gosta de jogar algum jogo, no fim do expediente pode ser uma boa pedida.
  • Visualize as tarefas cumpridas no fim de semana. Toda sexta-feira faça um balanço de tudo que foi um sucesso para que isso sirva de combustível para a próxima semana. Além disso, veja o que pode ser melhorado para que isso impulsione novas medidas e atitudes no seu dia a dia.
  • Não se cobre demasiadamente. O fato de não ter um “chefe” propriamente dito não quer dizer que você deva se cobrar o tempo todo. Errar é natural e apenas dessa forma você pode aprender as maiores lições da sua vida. Portanto, permita-se errar e tente compreender o aprendizado que está por trás de cada “erro”.

Estas e outras medidas como prática de exercícios, sono de qualidade e alimentação equilibrada são importantes para garantir a motivação do corretor imobiliário home office.

Corretor imobiliário home office: organização é tudo

Por fim, fica claro que para manter o foco do corretor imobiliário home office a regra primordial é organização. Quando você prepara o seu mês, possui uma agenda de qualidade e ainda promove boas práticas de motivação, tudo flui de uma maneira mais interessante.

Além disso, você pode ainda investir em ferramentas que potencializem a sua organização. Por exemplo, no caso de plataforma para imobiliárias que organiza todo o seu trabalho em um só lugar, além de lhe auxiliar na divulgação dos seus imóveis e do seu nome.

Para conhecer mais sobre este tipo de ferramenta e tornar o seu trabalho ainda mais efetivo, clique aqui. Conte com a gente para desenvolver um dia a dia muito mais motivado e construtivo no seu serviço home office!