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Muitas pessoas acreditam que o melhor momento para um bom profissional mostrar seu potencial é durante uma adversidade. Sendo assim, diante da atual crise no mercado imobiliário, os corretores de imóveis têm uma ótima oportunidade para provar o seu talento.

O número de casas e apartamentos vendidos vem diminuindo. E, com eles, diminuem os ganhos dos corretores, diretamente ligado às suas vendas. Mas, quando o cenário econômico não é favorável, quem quiser continuar no mercado, precisará mudar seu foco de atuação.

Por isso, vamos trazer, a seguir, algumas dicas e estratégias para ajudar você a lidar com esse período de instabilidade nas vendas.

Mudança de prioridades

A moradia não deixará de ser uma opção de sonho desejado, pois todo mundo precisa de uma casa para morar. Se a venda está perdendo força, talvez o melhor seja investir na categoria de imóveis para aluguel e sair um pouco do foco de venda para investimento.

Além disso, com a diminuição de lançamentos e, consequentemente, queda da venda dos imóveis novos, os usados acabam virando uma opção natural.

Todos esses detalhes devem ser levados em consideração, inclusive no momento em que o profissional precisar captar novos imóveis para sua carteira. Investir em um padrão de imóveis pode garantir mais eficiência no direcionamento dos seus negócios no futuro. Estude a tendência em sua região de atuação e se for o caso mude seu foco ou adicione mais uma categoria de imóveis.

Reorganizando as contas

Quando a entrada de ganhos fica menor, não há motivos para que os gastos permaneçam os mesmo – é uma lógica comum. Assim, a reorganização das contas se torna inevitável. Despesas desnecessárias devem ser eliminadas e a atenção na economia das contas mensais precisará aumentar. A economia é inevitável em momentos como esse. Muitas pequenas economias podem gerar uma grande economia.

Dinamize a relação com o cliente

A contenção das despesas também exigirá criatividade do corretor para se relacionar com seus clientes. Nesses casos, a eficiência na comunicação e um marketing adequado e dinâmico serão diferenciais importantes.

As redes sociais são uma ótima opção para isso. Porém, o mercado também oferece às imobiliárias e corretores o Sistema CRM, uma alternativa para realizar marketing direto, visando manter clientes e até atrair clientes potenciais. Nesse caso, não deixe de conhecer o CRM imobiliário do ville Imob. Uma novidade muito útil para o período de enxugamento dos gastos e que pode ajudar você a virar primeira opção e ser rapidamente lembrado pelo seu potencial cliente.

Qualificação profissional

O corretor de imóveis também precisa estar preparado para uma mudança de postura dos clientes. Em tempos de instabilidade no mercado imobiliário, e na economia com um todo, eles ficam mais bem informados e atentos às condições, antes de fechar um negócio, em outras palavras, valorizam cada centavo de real.

Ou seja, a última dica, porém não menos importante, é investir em você mesmo para se sair bem diante dessa situação. Esteja sempre bem informado para ter uma visão ampla do mercado e saber o melhor momento de agir. Uma coisa que ocorre em momentos de instabilidade é o aumento no aprimoramento da capacitação profissional. Faça cursos, leia mais livros, estude, enfim, se qualifique.

As crises acontecem e, do mesmo jeito que vem, elas vão. Além disso, estar preparado para superá-las é muito importante. Isso exige a adoção de medidas amargas, mas que podem evitar resultados negativos, agregar valor a sua imagem e colocá-lo em lugar de destaque diante da concorrência. Então, organize-se e não deixe se abater por uma “fotografia” de nosso cenário econômico.

Então, o que acha sobre o mercado imobiliário e a economia do Brasil de uam forma geral ? Comente e participe.