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Você sabe o que é um lead imobiliário? Esta palavra, como você sabe, está em alta. Lead, na tradução “crua” do inglês, nada mais é do que uma “conduzir”.

Ou seja, você conduz uma pessoa para determinado lugar para que, desta forma, ela torne-se cliente com o passar do tempo. Ou seja, um lead nada mais é do que um prospecto!

Gerar leads qualificados no mercado imobiliário é tão importante quando anunciar em jornal, contratar pessoas ou pensar na expansão do seu negócio.

Afinal, gerar leads é plantar sementes. E você só pode colher alguma coisa no futuro, caso tenha plantado as sementes certas no passado, não é mesmo?

Pois bem, para entender melhor sobre o tema, separamos um guia prático para te ajudar. Vamos lá?

O que é um Lead imobiliário

O que é um Lead imobiliário?

Um lead imobiliário nada mais é do que um prospecto. Só que no ambiente digital. Como você sabe, o ambiente digital é recheado de palavrinhas em inglês.

Diversos termos surgiram em países mais desenvolvidos neste contexto e isto acabou ditando o desenvolvimento do mercado de forma geral. E o lead se encaixa neste aspecto.

Então, quando alguém lhe perguntar o que é um lead imobiliário, você responde: é um potencial cliente!

Então, aprender a prospectar clientes no mercado imobiliário vai muito além de enviar uma apresentação ou um cartão de visitas por e-mail. É preciso mais do que isso!

É preciso se dedicar a mostrar para o prospecto que você não quer apenas vender. Mas sim, quer ajudá-lo de alguma forma! E é justamente isso que falaremos a partir de agora: o poder que o marketing de conteúdo tem para construir relacionamentos com possíveis clientes.

Veja só.

Como conseguir mais leads para a sua imobiliária? 7 Dicas poderosas

Para conseguir leads para sua imobiliária, não basta somente fazer o simples. É preciso fazer o trabalhoso. Ou seja, é preciso construir ativos poderosos que, com o tempo, converterão em vendas para sua empresa.

Como você sabe, ter ativos é algo mais do que importante. Com bons ativos, você garante recursos e poder ofensivo para expandir sua marca e seus negócios.

E adivinhe: um lead é um ativo poderosíssimo! Mas, desde que você capture de forma correta, honesta, organizada e profissional. Por isso, separamos um guia de 7 passos para te ensinar como fazer isso ainda hoje. Veremos o seguinte:

  • Utilize o marketing de conteúdo como base para seus projetos;
  • Prepare as famosas iscas digitais para capturar contatos;
  • Use landing pages (páginas de captura) para trazer leads para seu banco de dados;
  • Faça bom uso das redes sociais para atrair mais prospectos;
  • Banners podem redirecionar o tráfego para se tornarem leads;
  • Pop-ups podem ser úteis – Mas use com moderação para não estragar a experiência do usuário;
  • Faça formulários de captura simples para que o lead não desista de preencher;

Vamos entender o passo a passo destes itens? Vamos! Acompanhe!

O que é um Lead imobiliário

Utilize o marketing de conteúdo como base para seus projetos

Basta você acompanhar o blog da Ville Imob para entender como o marketing de conteúdo é importante para as imobiliárias. Este é um tema que sempre está em pauta por aqui por um simples motivo: funciona!

Sim, o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosíssima que, se aplicado corretamente, pode ter resultados incríveis para sua imobiliária.

Pense o seguinte: quando uma pessoa está no Google, ela está buscando por alguma solução, ajuda, dica ou passo a passo. Logo, ela está gerando uma demanda de conteúdo que sua imobiliária pode (e deve) aproveitar.

Por exemplo, se ela buscar no Google por “melhores bairros de SP para famílias”, não seria ótimo ela encontrar sua imobiliária informando quais são estes bairros?

Pois bem, isto é possível com o marketing de conteúdo.

E, a partir do momento que você consegue ajudar esta pessoa com um artigo, vídeo, infográfico ou seja qual for o tipo de conteúdo, poderá colocá-la na sua base de leads.

Basta pedir que a pessoa deixe um contato. E, para isso, você pode seguir a dica do próximo passo: isca digital! Veja só.

Prepare as famosas iscas digitais para capturar contatos

Você já ouviu falar das iscas digitas? Pois bem, esta é uma estratégia fantástica dentro do marketing de conteúdo para sua captação de leads.

Tudo que você precisa fazer, é oferecer alguma coisa para quem estiver consumindo seu conteúdo. Por exemplo, se você produzir um artigo sobre “os melhores bairros de SP para famílias”, que tal disponibilizar este artigo por PDF para que a pessoa leia depois?

Bom, neste caso, além de você ajudar em dobro (oferecendo material), você poderá aproveitar este momento para pedir um contato da pessoa, em troca do PDF. Peça o e-mail, o WhatsApp ou o que for.

O importante é você conseguir enriquecer sua base de leads imobiliários. E aqui entra algo importante: sua lista de contato não é de pessoas aleatórias. É de pessoas com alto interesse no seu produto, serviço ou empresa. Pois quem procurou o conteúdo foi ela.

Consegue perceber o valor nisso tudo?

Recomendamos também a leitura de nosso artigo sobre como gerar leads no mercado imobiliário com um blog.

O que é um Lead imobiliário

Use landing pages (páginas de captura) para trazer leads para seu banco de dados

A criação de landing pages faz toda e absoluta diferença no seu projeto online. Mas, o que é isso? Pois é… mais uma palavrinha em inglês para deixar o marketing de conteúdo ainda mais difícil e complicado, quando na verdade ele não é.

Uma landing page, é uma página de pouso.

Ou seja, uma página pela qual um prospeto (lead imobiliário) vai chegar. É nesta página que você deverá oferecer sua isca digital ou pedir o contato em troca de algum benefício para o usuário.

Esta página precisa ser simples, prática e otimizada para conversão. Ou seja, não pode ter distrações.

Tudo que precisa ter, é um título sobre o material que você estará disponibilizando, uma imagem deste material e uma caixa para digitação de nome, e-mail ou os dados que você julgar importantes.

Outro ponto que precisa estar em evidência, é o CTA – Call to Action (chamada para ação). Ou seja, o botão! Ele precisa ser grande, bem visível e fácil de clicar. A estrutura de sua landing page, então, ficou assim:

  1. Título;
  2. Formulário de digitação;
  3. Imagem;
  4. Botão;

Só isso!

Faça bom uso das redes sociais para atrair mais prospectos

Como você está usando as redes sociais da sua imobiliária? Bem ou mal? Anda publicando muitas ofertas e promoções por lá? Pois bem, é a hora de rever seus conceitos, caso ainda esteja publicando somente este tipo de conteúdo.

Para isso, você precisa mudar sua percepção e entendimento do que é uma rede social.

Como o próprio nome já diz, uma rede social é um local para socializar. As pessoas estão lá para ver fotos, pessoas, histórias e se entreter. E não para ver promoções de algo que elas não querem comprar.

E, obviamente, não estão lá para comprar. Por isso, você precisa usar a rede social para socializar junto com as pessoas.

Nossa recomendação é: crie uma persona para interagir e ser um humano (não uma marca) nas redes. Veja nosso artigo sobre criação de personas imobiliárias e entenda um pouco mais sobre isso.

Publique conteúdos interativos, práticos, dicas, tutoriais, fotos bonitas (sem vender diretamente), etc. E, somente de vez em quando, faça algumas chamadas para ação, redirecionando o usuário para uma landing page ou seu site ou blog imobiliário.

O que é um Lead imobiliário

Banners podem redirecionar o tráfego para se tornarem leads

Você faz banners digitais para sua imobiliária? Utiliza-os para captação de prospectos (lead imobiliário) no seu blog? Se não faz, está na hora de começar a fazer.

Quanto mais você criar interação inteligente e prática para seu usuário, melhor. E um bom banner imobiliário pode ajudar neste aspecto, desde que o material seja simples e didático.

Por exemplo, evite de construir artes complexas, cheias de efeitos e difíceis de serem lidas. Utilize o mesmo contexto da landing page: simples, prático e clicável.

Sim, as pessoas precisam clicar sobre o banner. Caso contrário, ele será meramente ilustrativo. Então, destaque o título (que tenha algum impacto e tenha bons gatilhos mentais), utilize boas chamadas para ação e coloque-os no ar.

Veja nosso artigo sobre como fazer um bom banner imobiliário e também conheça algumas ferramentas para fazê-los.

Pop-ups podem ser úteis – Mas use com moderação para não estragar a experiência do usuário

Além dos banners, você ainda pode utilizar pop-ups no seu site imobiliário. Mas, atenção: use-os com moderação! O pop-up geralmente estraga a experiência do usuário. E quando isso acontece, a chance de você perder o lead imobiliário é realmente grande!

Neste pop-up, utilize formulários dinâmicos e rápidos para captar dados, mas sempre oferecendo um prêmio em troca: um livro digital, um passo a passo de alguma coisa, um tutorial para algo, enfim.

É preciso haver uma troca para que você capte o lead de forma inteligente, e não apenas aumente o volume de dados do seu banco.

Lembre-se que quantidade não necessariamente é qualidade, ok?

Faça formulários de captura simples para que o lead não desista de preencher

Outro ponto fundamental para que você considere na sua captação de leads imobiliários, são os formulários! Eles serão a base para a entrada dos dados no seu banco.

E, da mesma forma que você fará o banner, o pop-up e as landing pages, utilize este conceito: simplicidade! Quanto mais prático for o formulário para o usuário preencher, maiores serão as chances de ele de fato entrar para sua lista de leads.

Então, não complique: peça e-mail, nome, WhatsApp… O mínimo para iniciar um contato básico. Depois, com o próximo passo que iremos apresentar, você poderá extrair mais informações.

O conceito é: vá aos poucos, vá devagar, e vá conquistando-os. Veja a seguir!

O que é um Lead imobiliário

Captei muitos leads – E agora? 3 Simples passos

Agora que você já colocou todas as nossas dicas em prática, deve ter gerado muitos leads! E é preciso saber o que fazer com eles depois do processo, não é mesmo? Separamos 3 dicas práticas para você conseguir construir um relacionamento saudável, duradouro e que, de fato, converta ao fim do seu funil de vendas.

Detalhe: Entenda mais aqui sobre funil de vendas para imobiliárias.

  1. Trabalhe o relacionamento com seus leads – Foque em ajudá-los;
  2. Evite de mandar somente ofertas, produtos e promoções;
  3. Utilize um bom CRM para gerenciar sua base de leads;

Vamos entender sobre cada um destes pontos detalhadamente a partir de agora. Acompanhe.

Trabalhe o relacionamento com seus leads – Foque em ajudá-los

O primeiro passo depois de capturar muitos leads, é se relacionar com eles. Ou seja, construa relação e não apenas queira vender! O novo marketing é baseado em ajudar as pessoas e receber por isso.

Ou seja, reciprocidade. Por isso, envie por e-mail dicas, tutoriais, artigos, passo a passos e, no meio disso (e até embutido nos e-mails) faça chamadas para ação para vender alguma coisa.

Mas o mais importante, é: gere relacionamento e aproxime-se de seu lead de forma que ele não se assuste e ache que sua imobiliária faz spam. Spam é péssimo, ok?

Evite de mandar somente ofertas, produtos e promoções

Este é o principal erro de quem começa a gerar muitos leads: enviar ofertas e promoções sem parar! É fundamental que você modere estas ações para que seu prospecto não abandone a lista.

Para cada e-mail de ofertas que você enviar, mande outros 10 de conteúdo prático, de valor e rico de informações. Lembre-se: antes de pedir algo para alguém, ajude-os em algo que esteja a sua disposição.

Lembre-se de como o lead chegou até sua base: através de conteúdos que ajudaram ou foram ricos em alguma coisa. Durante seu contato e relacionamento com os leads, isto também precisa acontecer.

Mas, ao mesmo tempo, não deixe de pedir algo para os prospectos. Não tenha medo de colocar chamadas para ação e vender seu produto, ok? Mas, sempre de forma tranquila e soft!

Utilize um bom CRM para gerenciar sua base de leads

E como você pode construir este relacionamento todo? Bom, para isso, você precisará utilizar um bom CRM Imobiliário. Com ele, você poderá fazer a gestão de seus leads de forma que consiga entender o comportamento e necessidades. Além de poder segmentar listas, perfis e muito mais.

Conte com a Ville Imob para encontrar um ótimo software de CRM imobiliário e começar sua expansão imobiliária digital ainda hoje!