Espaçosa e aconchegante, a varanda gourmet se tornou um item praticamente indispensável nos novos empreendimentos residenciais das grandes cidades. Mais do que um espaço para avistar a paisagem, as varandas ganharam destaque e se tornaram as protagonistas na área social do apartamento.

Normalmente, elas já vêm com churrasqueiras e fornos de pizza, além de contar com uma bancada para cozinhar e reunir amigos e familiares para uma grande refeição aos finais de semana. Trata-se, na verdade, de uma tendência do mercado imobiliário que procura transformar os apartamentos em um espaço de lazer também, substituindo, assim, os clubes.

Mas vale destacar, aqui, que a proliferação de varandas gourmet não deixa de ser uma estratégia que as construtoras encontraram para economizar nos custos das construções. Além de sair mais barato diminuir o espaço interno para ampliar as sacadas, as varandas, assim como piscina e vagas na garagem, não são consideradas áreas úteis do apartamento, não pesando tanto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

imob-v30-728x90-post

Essa manobra das construtoras não diminui em nada o diferencial que a varanda gourmet proporciona ao imóvel. Muito pelo contrário. Inclusive, segundo Claudio Cunha, sócio-diretor da Brasil Brokers Brito & Amoedo, ela é capaz de valorizar o imóvel em até 70%.

Dentro desse contexto, compete a você, corretor de imóveis, destacar os diferenciais de uma varanda gourmet e ir além: dar dicas de como aproveitá-la ao máximo. Veja como abaixo:

Extensão da sala e da cozinha

Praticamente a varanda gourmet se mistura com o espaço da sala e da cozinha. Nesse sentido, é legal o corretor sugerir tipos de piso e móveis mais adequados para a sacada. Essa chuva de informações ajuda a fortalecer a relação com os seus clientes.

varanda-gourmet-pequena-2

Fonte: Blog Construdeia

 

Por exemplo, sabendo que a varanda será usada para realizar refeições, é inevitável que o cômodo não fique sujo. Nesse caso, um piso porcelanato ou cerâmico facilita na hora da limpeza. Lembre o seu cliente, também, de investir em um bom sistema de iluminação. Dessa forma, ele consegue receber visitas também à noite.

varanda-gourmet-pequena-5

Fonte: Blog Construdeia

Quanto aos móveis, a recomendação é investir em materiais de madeira, inox e alumínio. Isso porque eles são mais resistentes à iluminação natural, chuvas e ventos, tendo uma vida útil mais prolongada.

Reformas precisam de aprovação

A nova norma da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) prevê que qualquer reforma precisa passar por uma aprovação, além de contar com um laudo técnico feito por um profissional qualificado, seja um arquiteto ou um engenheiro.

Isso sem falar da fiscalização estatal. Geralmente, o projeto aprovado pela prefeitura não contempla o fechamento das sacadas. Isso significa, na prática, que você precisa alertar seus clientes quanto aos obstáculos burocráticos, caso eles queiram envidraçar a varanda gourmet.

E ai corretor, gostou das dicas? Agora é só captar esse imóveis e garantir sucesso exibindo esse imóveis em um site Imobiliário e gerenciados em uma plataforma imobiliária como o ville Imob.

Aproveite as oportunidades! Boas vendas.

Posts relacionados

Compartilhe: