O que é Whatsapp?

De acordo com Wikipédia, o WhatsApp Messenger, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.

O grande criador do App é o judeu Jan Koum, porém em fevereiro de 2014 o facebook comprou o aplicativo por US$ 19 bilhões, segundo o G1 (site de notícias da Globo) valor é o mais alto já pago por um aplicativo para smartphones desde que a própria rede social comprou o Instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg.

Por que o Whatsapp vale mais que a Petrobrás?

Quem está acompanhando essas movimentações que tomou conta do Brasil sabe que a Petrobras não para de perder valor de mercado. Perdeu tanto valor que segundo a Exame, as ações chegaram a valer apenas 4,45 reais. Isso significa que, se somar todas as ações da petrolífera nacional, vai dar, no máximo, 18 bilhões de dólares.

O cenário só fica pior quando lembramos que o aplicativo não desenvolveu sequer um modelo de negócio sustentável. Em outras palavras, o WhatsApp tem mais valor de mercado do que a Petrobrás, mesmo sem lucrar. Por sua vez, nossa petroleira possui várias fontes de receita, no entanto, elas são incapazes de cobrir os 128 bilhões de dólares de dívida. Sem falar dos juros dessa conta.

É claro que todas empresas grandes têm dívidas gordas. Só que, na maioria dos casos, elas geram uma receita superior ao que devem.

imob-v30-728x90-post

O que essa história tem a ver com a carreira de corretor de imóveis?

Imagine que um cliente seu fosse a Petrobrás. O salário dele só seria para pagar os juros do cartão de crédito, ao passo que ele precisaria tirar cartões novos para pagar as contas de casa, acumulando mais dívidas.

O que queremos dizer, aqui, é que, antes de o seu cliente recorrer a qualquer financiamento, peça para ele ficar atento aos juros. Faça uma avaliação criteriosa e pense em todas as possibilidades. É função, também, do corretor de imóveis ser um conselheiro de finanças. O seu cliente não pode gastar tudo que ele tem (e não tem) em um único imóvel. Na sequência, ele vai precisar acertar as dívidas e pagar o condomínio e os impostos. Não deixe ele se esquecer desses detalhes.

E tem mais. Pense nisso antes de aconselhar um cliente a comprar um imóvel cujo valor esteja abaixo da média. Se os imóveis daquela região estiverem em ritmo de desvalorização, o seu cliente vai estar fazendo um péssimo negócio na verdade.

Com as lições da Petrobras, você também pode aconselhar seu cliente que está tentando vender um imóvel há tempos. Nesse caso, ele não pode abandonar o imóvel. Deixá-lo às moscas vai desvalorizar cada vez mais o apartamento. Se for necessário, aconselhe uma reforma ou uma simples pintura nas paredes. Deixando o imóvel em ordem, ele pode manter um bom valor de mercado quando a crise diminuir.

E para fazer isso de forma organizada, com cada tipo de interesse dos seus clientes, adote um CRM imobiliário, como da plataforma ville Imob, que de forma inteligente cruza as informações e mostra o Imóvel ideal ao seu cliente.

Como dica, tome as lições da Petrobrás para sua própria carreira. Como trabalhador autônomo, você também deve evitar o acúmulo de dívidas, ainda mais quando não se sabe quanto será seu rendimento no próximo mês.

Por fim, outra questão é darmos o devido crédito e valorizarmos as questões tecnológicas como forma de inovação e ferramenta para ajudar nos negócios. A tecnologia está causando grande mudanças na economia, pense nisso.

Aproveite! Boas vendas.

A imagem ilustrativa desse post são logomarcas pertencentes as referidas empresas: Petrobras, Whatsapp.

Posts relacionados