O setor imobiliário, assim como qualquer outro setor da economia, está em constante inovação. Existe sempre alguém buscando maneiras de tornar seu negócio mais eficiente ou mais competitivo. No artigo de hoje iremos explorar as principais ideias de sucesso do setor que estão surgindo ao redor do mundo. Com isso nós conseguiremos fazer uma análise das principais tendências do mercado imobiliário.

Sobre a Inteligência Artificial

Quando pensamos em termos históricos, temos a linha de produção como o primeiro grande passo para aumento de produção e eficiência. Logo depois tivemos a automação, que não pensa por si só, mas executa com base na sua programação. Agora estamos avançando na direção de um sistema totalmente autônomo, que é a inteligência artificial.

Atualmente, todos os setores econômicos estão observando as melhores maneiras de utilização desta nova tecnologia. E existem milhares de maneiras de empregar a inteligência artificial nos processos. A verdade é que tanto o planejamento como execução podem ser facilmente aprimorados através da utilização da inteligência artificial.

tendências do mercado imobiliário AI

No setor imobiliário, por exemplo, a inteligência artificial permite que diversas ações sejam feitas através de um computador. E o interessante é que não estamos falando de uma “automação” e sim de análise de dados e conclusões. É o que permite que avaliações de imóveis, previsões de mercado, chat online inteligente e até mesmo anúncios inteligentes. Vamos entender mais sobre essas tendências do mercado imobiliário.

Avaliação de imóveis

Já falamos um pouco neste blog sobre a avaliação de imóveis, mas é sempre importante lembrar que o processo de precificação de um imóvel não é tão simples quanto parece. O corretor precisa avaliar um conjunto de fatores que incluem a condição atual do imóvel, o preço médio dos imóveis da região e até mesmo tendências de valorização do local. Tudo isso para que ele possa ter uma ideia do preço justo do imóvel.

A tendência do mercado imobiliário que está mudando este padrão de avaliação se baseia na inteligência artificial. Funciona assim, como a maioria dos sistemas deste tipo, o software recebe um conjunto de dados. O valor dos imóveis vendidos na região, as características dos imóveis (número de cômodos, área, padrão, etc).

Em seguida, o software recebe as informações do imóvel que se quer precificar. Com base no conjunto de informações recebidas, o software consegue então, determinar um preço para o imóvel. O ideal, ainda, é que um corretor verifique os valores e faça um ajuste se julgar necessário. Mas o software certamente auxilia a garantir que o valor não esteja muito longe da realidade do mercado.

tendências do mercado imobiliário circuito

É essencial reforçar, no entanto que esta tecnologia, assim como várias que serão vistas ao longo deste artigo não são perfeitas. São recursos extremamente novos e que estão gerando lucro, embora ainda estejam sendo testados e aprimorados.

Chat Online

Você já possui um site imobiliário? E quanto à um sistema de chat online? Hoje em dia este tipo de recurso é essencial para qualquer corretor de imóveis. E nossa plataforma, o ville Imob, oferece estes recursos para que você possa desfrutar das facilidades que a mesma oferece. Mas, o que está sendo desenvolvido, em fase de teste ao redor do mundo, que pode tornar a vida dos corretores ainda mais prática?

Trata-se do chatbot que é aprimorado por inteligência artificial. Já existem chatbots, mas a grande maioria não tem a capacidade de avaliar e entender comandos a menos que eles sejam escritos da maneira na qual o mesmo foi programado para receber determinada ordem.

tendências do mercado imobiliário chat

Um chat que é aprimorado por um sistema de inteligência artificial permitiria que um cliente converse normalmente enquanto o sistema reconhece o que ele procura e entrega respostas adequadas. É um sistema que é muito mais complexo do que parece.

Anúncios inteligentes

O mercado imobiliário depende dos anúncios. Na verdade, todo setor econômico depende de algum tipo de marketing. Afinal de contas, as pessoas precisam saber da sua empresa e dos seus produtos e serviços. Mas o que seria um sistema de anúncio inteligente para imobiliárias e corretores?

Anúncios inteligentes são um dos produtos mais interessantes deste artigo. Isto porque é fácil ver este tipo de tecnologia sendo aplicado nos diversos mercados em poucos anos. Funciona assim, o sistema recebe a informação de um imóvel que está à venda, esta informação é inserida pelo corretor de imóveis.

O sistema pode agir de maneira independente, a partir deste momento. Ele irá, primeiramente, enviar um anúncio desta oportunidade para um conjunto de pessoas que ele acredita que devem se identificar com imóvel. Esta análise é feita com base no perfil do cliente e dos imóveis, de maneira similar com o sistema proativo de sugestão do CRM do ville Imob.

Mas a mágica ocorre quando os primeiros clientes clicam no link enviado. O sistema utiliza inteligência artificial para melhor determinar qual perfil de comprador realmente está interessado no imóvel.

tendências do mercado imobiliário anúncio

Suponha então que ele envie o imóvel para clientes com filhos e outros sem dependentes. Ele percebe que os interessados são compostos, majoritariamente por clientes que possuem filhos. O sistema então entende que o imóvel é mais adequado para “famílias grandes” e pode enviar a oferta para um grupo maior de pessoas com base nesta nova informação. Isso tornará seu marketing muito mais eficiente.

Mas quais empresas fazem isto?

As empresas que trabalham com este tipo de recurso estão, em sua maioria, situadas fora do país. Mas elas existem e tem gerado lucros significativos. Um relatório publicado pela KPMG, uma das principais empresas do setor imobiliário da Holanda, mostrou dezenas de empresas que vem tentando apresentar inovações no setor imobiliário.

Além disso, um artigo recentemente publicado pela Inc. indica que a inteligência artificial pode ajudar significativamente no setor imobiliário. Os principais pontos seriam:

  • Um aumento da relevância nas recomendações e anúncios;
  • Maior facilidade na venda de imóveis para pessoas;
  • Melhor relacionamento de longo termo com os clientes.

E você, ficou inspirado com as tendências do mercado imobiliário e as tecnologias demonstradas neste artigo? Se você busca por algo inovador feito para corretor de imóveis não deixe de checar o ville Imob. Com ele você tem acesso à diversos recursos que certamente auxiliarão você a melhorar cada vez mais seus resultados. E nós temos um teste grátis que permite que você tenha plena consciência que está fazendo a escolha certa.

Boa sorte e bons negócios!!