Será que usar o Telegram para imobiliárias é uma boa ideia? Ou melhor, será que vale a pena investir tempo e dinheiro para produzir conteúdo nesta ferramenta que, agora, está em alta?

A gente sabe que você gostaria de ouvir que sim (ou que não), de uma maneira simples e direta. Por isso, a resposta destas perguntas pode ser frustrante em um primeiro momento. Afinal, depende!

Depende de uma série de situações para que possamos avaliar e entender se o Telegram é ou não uma boa estratégia para implementar no seu marketing digital imobiliário.

Mas, não se preocupe. Hoje vamos entender absolutamente tudo que você precisa considerar para que o Telegram dê certo para a sua imobiliária. Assim, você tem a chance de ter uma resposta mais personalizada para o seu negócio.

Então, pegue lápis e papel e vamos dar início ao nosso estudo. Acompanhe!

Telegram para Imobiliárias - Vale a pena usar? Benefícios e utilidades

Telegram para imobiliárias – Será que vale a pena investir nesta ferramenta de comunicação? Veja alguns benefícios

O Telegram para imobiliárias é uma das ferramentas mais incríveis de comunicação que o mercado digital já pôde experimentar. É claro que ela não é nenhuma novidade no sentido de comunicação fácil e direta.

Afinal, já conhecemos o WhatsApp ou mesmo o Messenger do Facebook. Ambas ferramentas são excelentes e possuem muito potencial em qualquer estratégia.

Porém, o Telegram é diferente. Ele é um pouco menos burocrático e um pouco mais direto em diversas questões. Para te ajudar entender melhor tudo isso, separamos alguns tópicos que são relevantes para o seu estudo. Veja abaixo:

  • O Telegram para imobiliárias é ótimo para manter um contato mais próximo e mais humanizado;
  • A taxa de entrega do Telegram é (ainda) maior do que a taxa de entrega das redes sociais convencionais (Facebook ou Instagram);
  • O Telegram é uma espécie de WhatsApp para empresas, só que com mais performance;
  • O lead imobiliário pode receber notificações do conteúdo que você publicar no Telegram – E isto gera mais engajamento;

É claro que os verdadeiros benefícios do Telegram estão também associados a uma necessidade de marketing. Ou seja, usar o Telegram de maneira aleatória pode não ser positivo por uma série de situações diferentes.

Porém, quando usado com propósito e direcionamento, então sim ele pode ser incrível. Abaixo vamos explicar de maneira mais detalhada cada um dos tópicos anteriores. Vamos lá?

O Telegram para imobiliárias é ótimo para manter um contato mais próximo e mais humanizado

Em primeiro lugar, precisamos entender que uma boa estratégia de marketing digital, é aquela que consegue humanizar e trazer o lead para mais perto da empresa do ponto de vista humano.

E para isso, ferramentas que permitam este tipo de contato são um diferencial enorme para que as coisas deem certo.

E o Telegram para imobiliárias, claro, entra nesta lista de ferramentas excelentes para explorar em suas estratégias. No Telegram, você pode enviar mensagens de uma forma muito direta e simples para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Ou seja, você poderá montar um grupo personalizado de leads, de forma que interaja com este grupo através de conteúdos relevantes e de valor.

O Telegram para imobiliárias é uma espécie de e-mail marketing, só que de consumo mais rápido e instantâneo. Você pode produzir conteúdos e enviar para um grupo de pessoas específico. E, assim, sua imobiliária ficará muito mais próxima destas pessoas.

Telegram para Imobiliárias - Vale a pena usar? Benefícios e utilidades

A taxa de entrega do Telegram é (ainda) maior do que a taxa de entrega das redes sociais convencionais (Facebook ou Instagram)

Do ponto de vista mais técnico de uma estratégia de marketing, precisamos falar sobre o alcance das campanhas. Ou seja, em quantas pessoas determinada mensagem pode, enfim, chegar.

No digital, existe uma série de ferramentas e possibilidades para conseguir atingir as pessoas certas, na hora certa. Como é o caso do Google Ads ou mesmo do Facebook Ads. E claro, não podemos esquecer do SEO imobiliário, estratégia crucial para o longo prazo e para a fixação de marca de uma maneira mais duradoura e eficiente.

E o Telegram para imobiliárias, então, não pode ficar de fora da nossa lista técnica de ferramentas que possuem uma entrega grande. Afinal, você poderá montar um grupo com dez, vinte, trinta ou cem mil pessoas, e o Telegram vai entregar a sua mensagem para todas elas.

Claro que isto pode mudar a qualquer momento. Afinal, temos a experiência de Facebook e Instagram que, antes, entregavam muito mais os conteúdos orgânicos para as pessoas. Hoje, entregam muito menos.

O Telegram é uma espécie de WhatsApp para empresas, só que com mais performance

Este é um benefício muito relacionado ao tópico anterior. Afinal, a performance de entrega das mensagens é realmente muito importante para medir e obter os resultados de uma campanha.

Quanto mais desempenho uma ferramenta tiver, mais rentável ela pode ser para encaixar no seu marketing.

Se comparado ao WhatsApp, o Telegram é muito mais abrangente e flexível. Afinal, você tem alguns recursos a mais, como a possibilidade de criação de grupos relativamente grandes.

Se você precisa de volume, o Telegram pode ser uma excelente alternativa para expandir a “voz” da sua imobiliária.

Telegram para Imobiliárias - Vale a pena usar? Benefícios e utilidades

O lead imobiliário pode receber notificações do conteúdo que você publicar no Telegram – E isto gera mais engajamento

Gerar engajamento com uma campanha online é o que pode fazer com que ela ganhe mais alcance e mais rentabilidade financeira ao fim do processo.

Correr atrás do engajamento é o desafio número um de quem busca se conectar de verdade com uma lista de leads. Seja nas redes sociais ou seja através de conteúdos em blogs ou canais do YouTube.

E por isso, um excelente benefício do Telegram para imobiliárias é o fator engajamento. Quanto você cria um grupo com centenas e até milhares de pessoas que tenham algum interesse no seu conteúdo ou no que você tem a dizer, o engajamento pode ser verdadeiramente grande por um simples motivo: as pessoas recebem notificações das mensagens!

Este, claro, é o mundo ideal de quem se preocupa em aparecer para as pessoas que têm interesse no conteúdo em si. E no Telegram, pelo menos por enquanto, você ainda tem estes excelentes recursos a disposição da sua campanha.

Qual é a principal diferença entre o Telegram e o WhatsApp para usar como ferramenta de marketing imobiliário?

Muitas pessoas se perguntam qual é a real diferença entre o Telegram e o WhatsApp. A verdade é que no fim das contas, as ferramentas cumprem praticamente o mesmo papel: entregar mensagens diretas no celular (ou computador, se for o caso).

Em um mundo que o marketing digital está cada vez mais penetrado na sociedade, disputar espaços e criar audiências relevantes é fundamental. Logo, quanto mais você conseguir falar “diretamente” com alguém, melhor.

O Telegram é muito mais versátil que o WhatsApp neste sentido, pois você pode criar um grupo muito grande e enviar mensagens de forma com que todos recebam. Enquanto no WhatsApp, você pode apenas enviar mensagens para um grupo limitado de pessoas – que são as listas de transmissão.

Usar o Telegram da maneira certa pode atrair muitos resultados positivos no médio e longo prazo da sua imobiliária, uma vez que você tem a chance de falar “de perto” com as pessoas.

Afinal, você estará praticamente enviando mensagens inbox. O que torna tudo mais confidencial e único, gerando muito engajamento.

Mas, o que é melhor, então: o WhatsApp ou o Telegram? A verdade é que ambas as ferramentas são excelentes, desde que você utilize elas da maneira correta.

O WhatsApp servirá muito mais para você atender e conversar com leads de maneira individual. É uma ferramenta mais de meio e fundo de funil. Enquanto o Telegram pode ser uma ótima ferramenta para o topo do funil, onde você quer conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo – e ter um grande engajamento com isso.

Telegram para Imobiliárias - Vale a pena usar? Benefícios e utilidades

Como usar o Telegram para imobiliárias de uma maneira sensata e estratégica

Até aqui, já entendemos o quanto o Telegram pode ser útil para imobiliárias e quais são os principais benefícios dele em uma campanha de marketing digital.

E agora, é hora de partir para a prática. Vamos entender como usar a ferramenta de uma maneira mais efetiva e que possa trazer mais resultados para suas campanhas e construção de autoridade.

É claro que “salta aos olhos” a possibilidade de falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Porém, é preciso tomar muito cuidado com isso.

Este excelente benefício pode rapidamente se converter em um malefício, caso você não saiba usar da forma certa. Pecar pelas faltas ou pelos excesso será o erro número que que devemos evitar.

Veja algumas dicas de como usar o Telegram da forma certa:

  • Em hipótese nenhuma, envie mensagens demais ou spams para a sua lista de leads;
  • Crie uma identidade na sua comunicação e faça com que as pessoas queiram ler as mensagens;
  • Não tenha medo de usar CTAs quando necessário – Mas faça isso de uma maneira pensada e não exagerada;
  • Entregue conteúdo de valor para que os leads tenham um motivo para ficar na sua lista de Telegram (e não na lista da concorrência);

Explicaremos mais detalhadamente cada uma das opções a seguir. Acompanhe.

Em hipótese nenhuma, envie mensagens demais ou spams para a sua lista de leads

Enviar spam é um dos principais (e mais mortais) erros que você pode aplicar em uma campanha de marketing. Portanto, jamais envie coisas que as pessoas não querem receber.

Basicamente, o lixo eletrônico (spam) é tudo aquilo que sua lista não quer ou não pediu para ver ou receber.

Por isso é fundamental ter uma lista segmentada de pessoas que tenham real interesse no seu conteúdo. Simplesmente focar na quantidade de pessoas (e não na qualidade) pode ser um erro muito grave no médio e longo prazo.

Afinal, suas mensagens estarão sendo enviadas, baterão na parede e voltarão. Isto significa dizer que você não estará falando com ninguém – muito embora sua lista seja grande.

Envie aquilo que as pessoas têm interesse e querem receber. Não tente reinventar a roda. Envie conteúdos produtivos e de qualidade, sempre.

Veja também: Conteúdo Evergreen para Imobiliárias – O que é? Como ter conteúdos sem prazo de validade?

Telegram para Imobiliárias - Vale a pena usar? Benefícios e utilidades

Crie uma identidade na sua comunicação e faça com que as pessoas queiram ler as mensagens

A identidade é o que tornará você diferente dos outros. Do ponto de vista empresarial, o mesmo conceito é válido. Sua identidade é o que fará as pessoas quererem ficar (ou não) no seu grupo de Telegram. Portanto, crie uma forma de se comunicar que seja simples, fácil, direta e que fale com a persona de maneira efetiva.

Este é um processo educacional, onde você fará com que as pessoas se acostumem com o jeito de se comunicar da sua imobiliária. E ficar mudando isto recorrentemente é um erro, pois gerará desconexão. O que é muito ruim para a qualidade de qualquer audiência, em qualquer ferramenta ou estratégia digital.

Veja aqui: Como melhorar a comunicação com o cliente no mercado imobiliário

Não tenha medo de usar CTAs quando necessário – Mas faça isso de uma maneira pensada e não exagerada

Usar CTAs – Call to Actions – as famosas chamadas para ação, não é um erro. Pelo contrário: é um grande acerto. Porém, estas chamadas para ação precisam acontecer no momento certo. Caso contrário, o seu grupo de Telegram ficará poluído com um monte de pedidos para uma audiência que não estará muito educada, pois está no topo do funil.

Então, use. Mas use com moderação. Antes de pedir algo para alguém, faça algo na frente. Este é um pilar do marketing digital. Ou seja, você sempre estará oferecendo um conteúdo de valor para alguém de maneira gratuita, para depois pedir algo em troca em forma de CTA.

Entregue conteúdo de valor para que os leads tenham um motivo para ficar na sua lista de Telegram (e não na lista da concorrência)

Por fim, não esqueça do principal: conteúdo de valor. Nenhum grupo de Telegram para imobiliárias vai sobreviver se não houver um motivo muito bom pelo qual o lead queira ficar no grupo.

Este motivo, claro, precisa ser conteúdo valoroso. Dê o seu melhor e coloque muita energia para produzir conteúdos humanizados e incríveis para usar no Telegram. Assim, você estará tratando sua audiência muito bem. Com isso, os as conversões certamente ocorrerão no médio e longo prazo.

Boas vendas!