Muitos negócios sofrem com a sazonalidade, ou seja, têm limitações de acordo com uma época ou estações do ano. Por exemplo, as sorveterias, nas quais a temporada de grande consumo se limita aos dias mais quentes. Agora, será que existe sazonalidade no mercado imobiliário?

A pergunta é boa. Que tal esclarecermos essa dúvida juntos? Leia o texto até o final e descubra com a gente!

A sobrevivência em tempos de crises econômicas

Vale mencionar: eventualmente, quando há alguma crise econômica, o mercado em geral é afetado de uma forma ou de outra. No entanto, com o mercado imobiliário esse cenário não chega ao ponto de afetar o seu movimento.

sazonalidade no mercado imobiliário sobrevivência

É verdade que os preços das propriedades variam e a demanda é afetada, mas ainda é possível vender imóveis para investidores nesse cenário. Isso se deve ao fato de o imóvel ser um bem durável, um negócio com baixos riscos e que traz segurança para o futuro.

Período do ano e a busca por moradia

É importante considerar, também, que morar bem é uma necessidade que não está diretamente relacionada com uma época do ano. Se o comprador tem o dinheiro no bolso e você consegue oferecer o imóvel certo, ele vai comprar seja inverno ou verão.

Existem fatores excepcionais que precisam ser levados em conta, como a venda em meses do verão e férias escolares. Nessas épocas, as pessoas gastam mais seu dinheiro com as festas de fim de ano ou com viagem. Mas essas épocas de tempo livre também são boas para começar uma pesquisa ou iniciar um contato com um corretor de imóveis.

Portanto, é importante aproveitar esse período para intensificar suas ações de marketing imobiliário. Em suma, são datas estratégicas que podem garantir as vendas do decorrer do ano.

Imóveis de temporada fazem a diferença

Talvez, podemos falar em existência de sazonalidade no mercado imobiliário em época de temporada. Mais precisamente, com as locações de casas de praia ou de campo.

sazonalidade no mercado imobiliário alta temporada

Quando amigos e famílias se juntam para descansar no litoral, eles vão em busca dos imóveis de temporada. O mesmo pode ser dito para chácaras, sítios e casas no campo que atraem desde interessados em alugar, até quem queria comprar o seu cantinho para descansar no inverno.

Conheça o comportamento do seu consumidor

Não há sazonalidade no mercado imobiliário que resista a um bom planejamento. Quando o corretor de imóveis entende como o seu público age, ele consegue se planejar para fornecer o melhor imóvel no momento certo.

Quer um exemplo? Faça uma consulta em seu CRM Imobiliário e verifique o histórico de todos os seus clientes. Sabe aqueles que sempre alugam uma casa na praia durante o verão? Então, ofereça-lhes boas oportunidades com certa antecedência, quando os valores estão mais convidativos. Isso conquista de vez seus clientes.

Conclusão sobre sazonalidade no mercado imobiliário

Em um primeiro momento, pode parecer que existe, sim, sazonalidade no mercado imobiliário. Na verdade, a venda e locação de imóveis estão sujeitas a algumas tendências que criam diferentes oportunidades durante o ano. O corretor que estiver devidamente atento a isso acaba percebendo que essas limitações de temporadas são apenas subjetivas.

sazonalidade no mercado imobiliário conclusão

A variedade de ofertas disponíveis nesse mercado, as possibilidades de promoções e o desejo de morar bem não permitem que fatores externos o afetem de forma definitiva. Mais: utilizando a tecnologia como aliada, mais precisamente uma plataforma imobiliária, as necessidades das imobiliárias e dos corretores autônomos podem ser gerenciadas com mais eficiência.

No fim, isso se reflete na otimização do atendimento prestado ao cliente, na medição dos resultados e na criação de estratégias. Aproveite e conheça todas as ferramentas disponíveis no ville Imob, uma ferramenta imobiliária “tudo em um”.

Posts relacionados