27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Hoje em dia, ter um bom site para corretor de imóveis é uma das necessidades mais básicas de qualquer profissional que busque, efetivamente, ser profissional. É claro que um site por si só não vai fazer o seu projeto decolar. É preciso ter uma estratégia bem definida para que as coisas deem certo.

Só que quando você consegue reunir todos os critérios elementares para o projeto funcionar, a tendência é que você consiga ter um desempenho muito melhor para qualquer decisão estratégica no futuro.

Além disso, um site para corretor de imóveis te ajuda a ter uma liberdade criativa muito grande para pensar em diversas estratégias. Ou seja, é um impulso a mais para que você consiga clientes e, assim, possa prosperar na profissão.

Só que, vamos combinar? Muitas vezes, encontrar uma boa estrutura para fazer um site nem sempre é tarefa fácil. Afinal, é um assunto técnico, cheio de “poréns” e que muitas vezes acaba sendo deixado de lado por estes motivos.

Por isso, a proposta da Ville Imob com este artigo é te levar para conhecer os principais critérios que um bom site precisa ter, sem que você precise entender de programação ou assuntos técnicos.

Vamos lá?

O que um bom site para corretor de imóveis precisa ter?

site para corretor de imóveis

Existem inúmeros critérios técnicos que um site para corretor de imóveis precisa ter. E a melhor forma de você conseguir ter um site que atenda a todos estes critérios, é buscando por parceiros que estejam 100% focados na área imobiliária, como a Ville Imob.

Esta é uma dica elementar, antes mesmo de entrarmos na parte mais prática do artigo. Afinal, quando você pode delegar uma tarefa que não tem muita experiência, a tendência é ter um projeto fluído, rápido e que ande pra frente, seguindo na direção correta.

Desta forma, é importante que você se atente, também, para alguns pontos-chave. Quando o você montar ou contratar o seu site imobiliário, ele precisa ter, no mínimo, tudo isso aqui:

  • A usabilidade do site para corretor de imóveis é fundamental;
  • Clareza, objetividade e layout apropriado ao prospecto;
  • O site precisa ser pensado para mobile;
  • Sistema de chat integrado ao próprio site (sem precisar instalar outros complementos);
  • Site pensado para o SEO (ranquear no Google);
  • Suporte para mídias de alta qualidade e detalhes;

Vamos explicar em mais detalhes o que cada uma dessas funções representa na prática e no dia-a-dia de suas funções de corretor de imóveis. Então, continue lendo para se aprofundar no tema.

Veja também nosso vídeo com algumas dicas para um site imobiliário excelente!

A usabilidade do site para corretor de imóveis é fundamental

O primeiro critério técnico que precisamos considerar para ter um bom site para corretor de imóveis, é a questão da usabilidade. Hoje em dia, ter um site não é mais um diferencial competitivo. É praticamente uma necessidade básica de quem sabe o que a profissão exige.

Por isso, simplesmente dizer que você tem um site não vai ser o suficiente. É preciso que este site seja verdadeiramente útil, prático, rápido e usável. O usuário que está navegando por ele, não pode perder tempo com erros, bugs ou falhas no carregamento das páginas.

Qualquer situação adversa na navegação, vai fazer o usuário não só fechar o site, mas também, entender que você não é um profissional qualificado. Afinal, o site traz, sim, muito crédito – mas também muito descrédito, quando feito da forma errada.

Mas, na prática, o que é uma boa usabilidade? O site precisa ter botões visíveis e grandes, bom contraste nas cores e textos, imagens leves e apropriadas para web, sistema de SSL para garantir a navegação no navegador, conteúdo estruturado em começo, meio e fim, etc.

Para aprender mais sobre isso, leia nosso artigo sobre como criar um site imobiliário.

Clareza, objetividade e layout apropriado ao prospecto

ville Imob

 

O segundo critério técnico que é indispensável para quem vai fazer ou contratar um site para corretor de imóveis, é o fato de fazer o prospecto se sentir bem dentro do site.

Mas, como assim “se sentir bem”?

Basicamente, um site é uma página com conteúdo que vai ou não ser relevante para quem entrou nele. Você até pode oferecer o melhor serviço imobiliário do Brasil ou até do mundo, só que se o prospecto não conseguir usar o site para entrar em contato, comprar ou efetivar reservas, de nada vai adiantar a sua expertise.

Então, o site tem que ter um layout que proporcione uma experiência simples e prática ao usuário. Os botões precisam ficar evidentes e grandes, as informações precisam ser claras e acessíveis. Além disso, tudo tem que ser muito objetivo.

Pra que estes critérios sejam atendidos, você precisa pensar com a cabeça do usuário. E assim, estruturar as páginas com uma hierarquia que faça sentido para o prospecto.

O site precisa ser pensado para mobile

Cada vez mais, as pessoas estão usando a internet através do celular. Isto quer dizer que o computador vai desaparecer? Definitivamente, não.

Só que a navegação em massa vai ser cada vez mais através de dispositivos mobile, pois o celular é quase uma extensão do corpo das pessoas hoje em dia.

Por isso, não há como fugir de um layout responsivo e que se adeque a celulares. Inclusive, fazer o site primeiramente pensado para celular e depois para computador, é uma boa estratégia.

Um site responsivo precisa ter um carregamento rápido, precisa evitar códigos pesados, deve evitar o carregamento de elementos desnecessários na página e, claro, precisa ter textos e botões grandes e com contraste.

Sistema de chat integrado ao próprio site (sem precisar instalar outros complementos)

site para corretor de imóveis

Quanto menos elementos e plugins você instalar no seu site, melhor será a navegação dele. E uma das necessidades mais básicas de um site imobiliário, é ter um chat embutido na plataforma. Sem um chat instalado, as chances de converter clientes reduzem drasticamente.

Um sistema de chat integrado vai conversar com o código do site de uma forma muito mais limpa e rápida, sem que haja necessidade de fazer “gambiarras”. E, assim, você conseguirá atrair prospectos muito mais qualificados e que depositem confiança no seu trabalho.

Um site completo, como os que a Ville Imob oferece, vai ter sistemas de chat já prontos para usar.

Além de poupar um trabalhão para implementação de um ferramenta básica, você une o útil ao agradável, pois o chat faz toda diferença para geração de credibilidade frente aos potenciais clientes. Isso deixa o site mais real e mais vivo.

Site pensado para o SEO (ranquear no Google)

De nada adianta ter um site se ele não vai ranquear no Google, não é mesmo? Hoje em dia, as pessoas buscam absolutamente tudo no buscador mais famoso do mundo. E por isso, definitivamente, você vai querer que o seu site apareça por lá!

Para que isto aconteça, é muito importante trabalhar a parte do SEO do site. Esta sigla é a representação da frase Search Engine Optimization. Ou seja, otimização para os motores de busca.

As páginas precisam ser leves, com imagens igualmente leves, conteúdo que seja relevante para que o Google ranqueie e, claro, uma estrutura interna que permita estas otimizações de forma automatizada.

Os sites da Ville Imob possuem facilidade de otimização de SEO para cada imóvel. Afinal, cada imóvel é uma página e, por isso, poderá ter a chance de ranquear todos seus imóveis no Google.

Suporte para mídias de alta qualidade e detalhes

Quem entra em um site imobiliário espera ver, por lá, uma série de imagens e vídeos de alta qualidade para que o imóvel se torne mais real e próximo.

Portanto, ter um site que comporte mídias de alta qualidade é um fator primordial para o sucesso da estratégia. Caso contrário, você somente terá páginas avulsas em que as pessoas entram e saem quase que instantaneamente.

Benefícios como ampliação de imagens, reprodutor de vídeo embutido ou até download de arquivos é um diferencial bem interessante e que você poderá considerar para o seu site imobiliário!

Benefícios de um bom site para corretor de imóveis

site para corretor de imóveis

Até aqui, entendemos todos os critérios que um bom site para corretor de imóveis precisa ter. Só que isso tudo pode parecer muito distante da realidade de alguns profissionais imobiliários. Afinal, o mais importante é ter uma plataforma completa e dinâmica.

Por isso, talvez seja mais fácil entender a importância de cada item mencionado anteriormente, enxergando tudo a partir de uma ótica de benefícios. Ou seja, vamos entender, também, porque um site bem feito é importante para o negócio como um todo.

Veja alguns critérios:

  • Mais liberdade criativa para campanhas de marketing;
  • Pouca dependência de redes sociais;
  • Construção de confiança e credibilidade para o projeto;

Vamos nos aprofundar um pouco mais nos itens acima a partir de agora. Veja exemplos e se inspire com boas práticas a partir do momento que o seu site imobiliário estiver no ar.

Acompanhe!

Mais liberdade criativa para campanhas de marketing

Para ser um corretor de imóveis autônomo ou não, é preciso trabalhar muito, principalmente, na parte do marketing. Vender imóveis, hoje em dia, é um desafio bastante grande, pois as pessoas buscam cada vez mais por um produto que realmente traga benefícios, e não mais apenas por um lar para morar – embora esta também seja uma necessidade!

Por isso, ter liberdade criativa para pensar estratégias de marketing faz toda a diferença para o plano de negócios. Caso contrário, você ficará engessado. E isto é bem ruim para o negócio como um todo.

Quando você tem um site imobiliário pensado exclusivamente para a área, você ganha espaço para pensar estratégias diferenciadas. Afinal, o site é uma estrutura sua, que não depende de outras pessoas e você tem total autonomia para tomar as decisões.

Você pode hospedar vídeos, imagens, textos, construir páginas de captura de contatos, hospedar materiais gratuitos, arquivos pesados, criar sistemas fechados com login e senha para determinados usuários, etc. Há muitas possibilidades a partir de um site!

Pouca dependência de redes sociais

site para corretor de imóveis

Este é um benefício que está totalmente correlacionado com o tópico anterior. Inclusive, nós já escrevemos um artigo aqui no site falando um pouco mais sobre este assunto, veja aqui: Por que ter um site imobiliário é melhor do que ter só redes sociais?

Quando você depende das redes sociais para montar seu público e suas audiências, você coloca tudo isso na mão das empresas que são proprietárias das mídias em si. Ou seja, toda foto que você sobe no Instagram, só vai ficar no ar, porque a empresa responsável (Instagram) mantém o servidor ligado.

Além disso, as redes sociais limitam o alcance de seu conteúdo e, por isso, você precisa pagar para alcançar mais pessoas. Não há nada de errado nisso.

Só que com um site, você pode construir conteúdos que vão ranquear no Google e, então, receber um tráfego qualificado por tempo indeterminado (desde que você siga boas práticas de SEO, claro).

Há uma comparação bem legal que podemos fazer com relação a ter um site ou trabalhar apenas nas redes sociais: um site, é de sua propriedade. Enquanto que as redes sociais, estão em um terreno alugado. Funcionam. Mas você não tem autonomia e nem liberdade criativa.

Construção de confiança e credibilidade para o projeto com site para corretor de imóveis

E por fim, um bom site para corretor de imóveis sempre vai atrair a confiança e a credibilidade das pessoas que são potenciais clientes do negócio.

Afinal, um site vai despertar a curiosidade e a intenção das pessoas. E isto é uma excelente fonte de informações para que você entenda melhor o comportamento do consumidor e, assim, construa estratégias focadas.

Além disso, quando você tem um site bem estruturado e cheio de dados, mídias e informações, as chances de alguém compartilhar o conteúdo nas mídias sociais aumentam muito.

Assim, você ganhará ainda mais respeito pelo Google (que vai entender seu conteúdo como relevante), poderá ranquear mais conteúdo e, ainda, terá a visibilidade das redes sociais, pois as pessoas estarão compartilhando.

Dá pra unir muitos fatores positivos ao ter um site feito da forma certa. Por isso, conte com a Ville Imob para contratar o seu agora mesmo. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui!