Você sabia que, desde 2014, a maioria dos brasileiros prefere acessar a internet pelo smartphone ao invés de um computador? Pois é, o dado é o resultado de uma pesquisa do IBGE. E é exatamente por causa deste tipo de informações que justificamos a necessidade de ter um site imobiliário com versão mobile ou responsivo.

No artigo de hoje vamos explicar melhor as principais vantagens de ter uma versão mobile. Além disso vamos dar uma dica especial caso você ainda não conte com um site imobiliário com versão mobile. Ficou curioso? Basta seguir lendo este artigo!

Porque meu site precisa ter uma versão mobile?

Ter uma versão voltada para os dispositivos móveis é essencial por diversos motivos. A primeira coisa que você precisa verificar é que nossos computadores tem uma tela na orientação conhecida como paisagem. O que significa que a largura é maior que a altura. Nos smartphones é o contrário, na maioria das vezes nós utilizamos os mesmos na forma “retrato”. Ou seja, a altura é maior que a largura.

Essa diferença na orientação significa que a maneira como os elementos são posicionados em um site para desktop precisa ser modificado. Mas isso não é tudo. Na verdade, o outro problema, em geral maior, é o tamanho dos elementos gráficos.

Site imobiliário com versão mobile múltiplos dispositivos

Isso inclui o tamanho da fonte, botões, imagens, entre outros. Fontes muito pequenas impedem a leitura. Imagens muito pequenas exigem uma lupa para ver detalhes. Botões muito pequenos são quase impossíveis de serem utilizados em uma tela de 5 ou 6 polegadas.

Agora, você precisa ter uma versão mobile porque como a maior parte das pessoas utilizam o smartphone para acessar a internet, então é óbvio que elas precisam de uma boa experiência ao acessarem seu site. Já pensou se um cliente não consegue clicar em uma caixa de busca e desiste justamente por causa disso? Seria uma pena né?

Conexões móveis: um detalhe adicional

Outro detalhe importante que exige que você tenha uma versão mobile são as conexões de internet móvel. É um fato que conexões 3G ou 4G são muito mais lentas que uma conexão residencial. Sim, você pode até conseguir um ou outro ponto de conexão rápida em cidades grandes. Mas se você estiver se movimentando, indo ou voltando do serviço, esquece! Sua conexão não vai ser tão estável quanto a de um desktop.

E, a verdade é que várias pessoas vão acessar informações sobre imóveis nestes momentos “livres”. Se coloque na situação do seu cliente, se você passa uma hora no ônibus diariamente, pode ser uma ótima ideia ver um ou outro imóvel que pode te agradar neste tempo. Ou seja, você não precisa criar uma versão mobile pensando apenas no tamanho e posicionamento dos elementos.

Site imobiliário com versão mobile responsivo

Sua versão mobile também precisa ser otimizada para conexões lentas e potencialmente instáveis. Isso é relativamente fácil de se obter. Basta reduzir o tamanho das imagens através da compressão das mesmas. Remover vídeos que tocam instantaneamente também é essencial.

Um fator importante que não podemos ignorar é que o próprio Google mantém informações de quanto seu site é otimizado para dispositivos móveis. Essa informação é então utilizada na hora de ranquear o seu site. Os sites mais otimizados têm então uma maior chance de serem mostrados nas páginas iniciais de resultados.

Ou seja, se você não tem um site imobiliário com versão mobile é possível que você tenha uma menor chance de aparecer em pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis.

Recursos computacionais: o inimigo oculto

Atualmente é possível que os smartphones mais potentes tenham uma capacidade quase similar a de um computador. Mas isso só é válido para os smartphones do topo de linha, a maioria dos smartphones vendidos atualmente são modelos de entrada e intermediários. Isso quer dizer, principalmente, que eles podem ter dificuldades de processar um grande número de informações.

Site imobiliário com versão mobile smartphone

Agora, pense bem, suponha que seu site imobiliário atual conte com painéis de slides na página principal. Além disso você tem uma grande landing page é exibida quando o usuário acessa o site. E tem mais, um vídeo começa a tocar automaticamente.

Esse grande número de elementos que chamam a atenção são os maiores vilões de computadores mais modestos e smartphones. A quantidade de recursos computacionais necessários para executar essas operações de renderização pode tornar o acesso ao site bem lento. Mesmo que a internet seja uma conexão de Wi-Fi sólida e estável.

Por isso é essencial que você mantenha a sua versão mobile o mais simples possível. Mas o interessante é que existem detalhes ocultos que podem ter um impacto ainda mais significativo no desempenho do seu site. Por exemplo, cookies mal otimizados podem tornar a navegação lenta.

Estes detalhes poderão ser consertados apenas por um programador. Portanto se seu site parece estar lento, mas não possui muitos elementos gráficos que possam ser a causa. Então pode ser este tipo de problema mais oculto está ocorrendo. Claro, isso pode ser também um servidor lento, ou algo do tipo. Por isso recomendamos que você procure um profissional especializado.

Não tem uma versão mobile? Considere o ville Imob.

O ville Imob é uma plataforma completa para corretores de imóveis. E quando o assunto é soluções digitais para imobiliárias podemos dizer que ele é completo. Além de ferramentas essenciais como um CRM imobiliário completo e ferramentas de integração indispensáveis atualmente, o ville Imob conta com templates de sites imobiliários prontas.

É simplesmente perfeito para você que ainda não possui um site imobiliário. Além de conseguir ter um site completo no ar em poucos dias, por já estar pronto. Você garante uma versão mobile que torna a navegação por dispositivos móveis extremamente confortável.

E, embora o site esteja pronto, você pode escolher entre diversas cores, o que facilita caso você já tenha uma identidade visual. Na verdade, considerando as templates e as cores você acaba tendo dezenas de opções diferentes para escolher. Com certeza vai ter um que te agrade!

Se quiser ver como é este site imobiliário você pode navegar por exemplos do mesmo aqui. Mas, se quiser ver na prática, não deixe de nos contatar e fazer um teste totalmente gratuito. É isso por hoje, boa sorte e bons negócios!

estrategias digitais para venda de imoveis

Posts relacionados