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Ter um funil imobiliário para direcionar as vendas do seu negócio é algo extremamente importante para a jornada de compra do consumidor. Além disso, esta ferramenta quando aplicada da forma correta, permite a você separar potenciais contatos que possam virar clientes, de contatos menos importantes. São os chamados leads. Para entender melhor, acompanhe o texto.

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas, ou funil imobiliário, nada mais é do que exatamente aquilo que o nome já diz. Ou seja, é um processo onde você tem a possibilidade de captar potenciais clientes no início da operação e, no final, saírem apenas os que de fato se tornaram clientes da imobiliária.

Desta forma, entenda este processo como uma forma de mensurar e direcionar campanhas e comunicações precisas e corretas. É a chance que você tem de segmentar seu público, atrair potenciais compradores e montar uma carteira extremamente qualificada para ações mais pontuais.

funil imobiliario

Um bom funil de vendas irá possibilitar a chance de você ter, de forma ilustrada e intuitiva, uma lista de pessoas que possuem interesse no seu negócio ou produto. Destas, você poderá separar entre aquelas que tem muito ou pouco potencial para tornarem-se clientes. Para isso, entender as etapas do funil de vendas é fundamental. Veja abaixo.

Etapas de um funil de vendas imobiliário

Como explicamos anteriormente, um funil imobiliário irá possibilitar a chance de você ter um público altamente segmentado e que fale a sua língua. Isto é extremamente vantajoso, se compararmos a um anúncio de televisão, por exemplo. Enquanto a montagem de um funil preciso leva em consideração somente a atração de leads para o seu negócio, ou seja, pessoas que já tenham interesse no assunto, a televisão fará um anúncio para atingir o máximo de pessoas possíveis, interessadas ou não.

Desta forma, é importante entender que para a montagem de um funil de vendas preciso, o marketing de conteúdo deverá caminhar sempre junto do projeto. Pois é através dele que você conseguirá a atração destes leads qualificados, pois a pessoa já estará procurando sobre o assunto que você domina. E isto é muito importante. Assim sendo, veja quais são as 3 principais etapas de um funil imobiliário.

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1- Início do funil

É aqui que tudo começa. O início do funil é a parte superior do processo, onde a captação de potenciais clientes (leads) acontece. Para facilitar o entendimento, imagine a figura de um funil e mentalize que a parte de cima esteja repleta de pessoas que estão interessadas em comprar ou alugar uma casa.

Estas pessoas chegaram até esta etapa inicial do processo de compra, pois vieram através de alguma ação ou campanha que você tenha feito. E aqui incluímos o marketing de conteúdo, responsável por entregar leads com pré-disposição a tornarem-se clientes. Esta pré-disposição acontece, pois o processo inicial do funil visa captar pessoas que já estejam procurando sobre imobiliárias ou compra de imóveis. E isto torna tudo mais fácil e ágil, onde podemos ir para o próximo passo.

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2- Meio do funil

Na etapa do meio do funil, você já terá os prospectos muito mais direcionados. Ou seja, uma vez que a etapa do topo do funil foi superada e você já tem alguns contatos, é hora de lapidá-los de forma estratégica, para que continuem caminhando na direção do fundo do funil.

Assim sendo, você poderá encaminhar para o meio do funil, todos aqueles contatos que de alguma forma demonstraram interesse em fechar negócio com você, seja agora ou no futuro. Você pode segmentar estas pessoas de diversas formas. Uma delas, é fazendo pesquisas e formulários, solicitando dados e informações estratégicas.

Tudo isso ajudará você a entender o perfil de pessoas que está na sua base, para que no futuro elas tornem-se clientes. E para isso, o meio do funil geralmente é o local onde ou a pessoa avança, ou a pessoa para e não se qualifica para o fundo.

3- Fundo do funil

Esta é a etapa final de um funil imobiliário. É aqui que o seu possível cliente, de fato, compra ou aluga uma casa com a sua imobiliária. Para chegar aqui, o prospecto precisou passar pelas etapas anteriores. E quando isso acontece, a chance do negócio ser fechado é grande, pois você veio trabalhando o contato desde o início.

No entanto, é importante deixar claro que nem todos contatos que estiverem no fundo do funil, de fato, passarão por ele. Ou seja, se tornarão clientes. Pode acontecer de alguém chegar ao fundo do funil e acabar não se tornando cliente. Por isso, um trabalho constante e regular é mais do que necessário.

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Como ter um funil imobiliário

Agora que você já entendeu as etapas principais do funil imobiliário, é hora de entender como você pode ter um funil. Para isso, tudo que você precisa fazer é traçar uma estratégia de marketing digital adequada e com este propósito. Assim sendo, a primeira coisa que você precisa fazer, é construir uma plataforma de conteúdo que possa atrair leads para o topo do funil. Um blog/ site imobiliário, por exemplo.

Após isso, todo conteúdo projetado neste blog deverá redirecionar a pessoa para o topo do funil. E você pode fazer isso oferecendo dicas extras ou gerando valor para o prospecto, em troca do contato dele. A partir do momento que você conseguir o contato, considere seu primeiro prospecto no topo do funil.

A partir deste momento, você precisará trabalhar e lapidar o contato de forma estratégia. Para isso, o uso de um bom CRM de marketing imobiliário é mais do que fundamental. Pois com esta ferramenta, você poderá elaborar a comunicação e estruturar as ações de maneira direcional e pontual para os possíveis clientes que estejam no topo ou meio do funil.

Ter uma ferramenta de CRM adequada é um dos pontos mais importantes na montagem de um funil imobiliário, pois é ela quem otimizará e organizará toda a sua base de contatos de forma prática e segura. Ou seja, de nada adianta ter um funil incrível projetado no papel, se não tiver o suporte tecnológico suficiente para que tudo aconteça da melhor forma possível, não é mesmo? Clique aqui para saber mais sobre o assunto e boa sorte no seu projeto!