Saber o que é uma incorporadora imobiliária é muito importante para compreender todo o universo de venda de imóveis. E, além disso, o consumidor final também precisa estar ciente de todas as características envolvidas com o imóvel que pretende comprar. Sendo assim, é papel do corretor esclarecer todas as dúvidas do seu cliente, a fim de promover um relacionamento mais próximo e saudável.

Dessa maneira, elaboramos este guia completo com todas as informações que você precisa acerca deste assunto. Para que assim possa sempre responder, de maneira concisa, a todos os questionamentos de seus prospectos. Além de poder utilizar todo este conhecimento para captar novos imóveis para o seu negócio.

O que é uma incorporadora imobiliária?

Em linhas gerais, a incorporadora imobiliária é uma empresa cuja possui responsabilidade de pesquisar e encontrar oportunidades, adquirindo o terreno e realizando estudos de viabilidade para a prática de qualquer tipo de projeto de empreendimentos imobiliários.

Isto é, esta empresa trabalhará a articulação do negócio imobiliário. É ela quem fará a incorporação, de fato, de formalizar o registro do condomínio imobiliário na chamada “matrícula mãe”, que nada mais é do que a matrícula do terreno. Este registro é feito no cartório Oficial de Registro de Imóveis.

o que é uma incorporadora imobiliária

Podemos dizer que a incorporadora promove a possibilidade de haver, ou não, a iniciação da construção de um novo empreendimento. A partir de uma avaliação minuciosa do terreno em questão, que fora prospectado pela própria empresa.

A responsabilidade da entrega dentro do prazo estipulado também é da incorporadora. Ou seja, ela trabalha a viabilidade da construção, faz o projeto arquitetônico e contrata a construtora que deseja para o desenvolvimento do seu empreendimento.

Por que ela é importante?

Simplesmente porque apenas a partir da incorporadora imobiliária é que se é possível estabelecer a articulação da possibilidade de se construir um novo empreendimento. Ou seja, ela é responsável por garantir a segurança de um novo projeto. E ela poderá, inclusive, gerar mais confiança para aqueles que desejam adquirir um imóvel ainda na planta.

Afinal, ela estará a par de todos os passos da construção, acompanhando tudo para que o desempenho seja o melhor possível. Uma vez que ela mesma será responsável pelas “consequências” do empreendimento, sejam elas satisfatórias ou insatisfatórias.

Dessa maneira, quando o cliente deseja adquirir um novo imóvel a partir da compra ainda na planta, é essencial que o mesmo conheça a incorporadora por trás do projeto. Assim ele poderá estar mais seguro de sua escolha, e saberá a quem procurar quando qualquer tipo de impasse ocorrer ao longo do caminho.

Quais as diferenças de incorporadora e construtora?

A incorporadora, como já mencionamos, é responsável pela viabilidade e pelo start de um projeto de construção. Enquanto que a construtora é responsável pelo desenvolvimento do projeto no sentido prático.

o que é uma incorporadora imobiliária

Isto é, a incorporadora irá entrar em contato com a construtora que for do seu interesse, a fim de fechar o contrato da construção. A partir disso, a mesma poderá sim acompanhar de perto todo o processo construtivo do empreendimento, mas quem de fato “colocará a mão na massa” é a empresa contratada para tal.

Porém, vale salientarmos que não há nenhum impeditivo para que a incorporadora seja a sua própria construtora. Desse modo, a empresa pode sim trabalhar com as duas soluções, sendo uma organização “dois em um”. Mas, é muito comum que a incorporadora trabalhe apenas com a parte teórica/ burocrática, enquanto encontra outra possibilidade de empresa para efetivar a construção física do projeto.

Onde entra o papel da imobiliária?

Até aqui você já pôde aprender o que é uma incorporadora imobiliária, bem como é a sua relação com a construtora. Mas, quando a sua imobiliária entrará em toda esta história? Bem, simplesmente quando os trâmites de compra, venda e locação de um imóvel forem requeridos pelo proprietário.

Ou seja, o contato com o cliente final poderá, a princípio, iniciar pela sua imobiliária, que vem a busca de uma opção interessante para investir. E assim, dá de cara com as possibilidades disponíveis no seu leque de imóveis para venda/ aluguel.

O que é uma incorporadora imobiliária na prática

Sabemos que o conceito de o que uma incorporadora imobiliária pode ser um pouco difícil de compreender. Para isso, elaboramos um guia prático e simples para exemplificar todas as funções envolvidas com a construção, a compra e a venda de um imóvel. Veja a seguir:

Vamos supor que a empresa 1 está pensando em incorporar um empreendimento no bairro B. A partir disso, a empresa 1 deverá contratar a empresa 2 para o projeto de arquitetura, a empresa 3 para a comercialização e a empresa 4 para a construção do empreendimento.

o que é uma incorporadora imobiliária

Ficaríamos assim:

  • Empresa 1: Incorporadora;
  • Empresa 2: Arquiteto;
  • Empresa 3: Imobiliária;
  • Empresa 4: Construtora.

Simples de compreender, não? A incorporadora trabalhará sempre com o intuito de dar o start a novos projetos imobiliários na cidade. Gerando novas possibilidades para a sua imobiliária.

Captando novos imóveis e gerenciando a sua imobiliária

Agora que você já sabe o que é uma incorporadora imobiliária, está na hora de ir atrás da captação de novos imóveis para o seu negócio. Para que assim ambos os lados se desenvolvam de uma maneira saudável e em constante crescimento.

Porém, sabemos que a captação de imóveis pode ser um pouco difícil, principalmente para quem está começando no mercado imobiliário. Nós preparamos um vídeo explicativo com todas as dicas que você precisa saber sobre este assunto. Veja a seguir as nossas dicas e aprenda a prospectar imóveis da maneira correta.

Enquanto isso, você também pode conhecer o nosso software de gestão imobiliária, a fim de organizar tudo que envolve o desempenho do seu negócio. Assim você poderá trabalhar com o fechamento de novas parcerias com incorporadoras, enquanto automatiza outras atividades que poderiam requerer muito do seu tempo.

Clique aqui e teste gratuitamente a nossa plataforma. E assim, desfrute de uma alavancagem ainda mais expressiva nos seus negócios. Boas vendas!