Parece bobagem, mas conhecer as mais importantes siglas e termos do mercado imobiliário ajuda o corretor a agilizar alguns processos. Mais do que isso, o profissional ganha pontos com os clientes quando explica o significado de certas palavras específicas deste setor.

Inevitavelmente, você vai se deparar com muitas siglas e termos do mercado imobiliário durante o processo de compra e venda. Especialmente nos momentos de preparar os contratos. Por isso, é fundamental você ter esse conhecimento. Lembre-se que qualquer errinho nos documentos de uma transação imobiliária pode torná-la inválida.

Para ajudá-lo, separamos algumas siglas e termos do mercado imobiliário que você deve saber o significado na ponta da língua. Confira:

Alienação fiduciária

Quando o comprador adquire um imóvel por meio de um financiamento, ele fica com a posse direta da propriedade. Por sua vez, a instituição financeira que liberou o crédito detém a posse indireta do bem. Dentro desse cenário, costumamos afirmar que o imóvel está alienado. Em outras palavras, o comprador está impedido de colocar a propriedade à venda até quitar a dívida com o banco.

Área comum

Trata-se do espaço de um condomínio que pode ser utilizado por todos os moradores. Isso inclui corredores, saguão, salão de festas e área de lazer, como academia, churrasqueira e piscina.

siglas e termos do mercado imobiliário área comum

Na era dos apartamentos compactos, as áreas comuns ganham bastante destaque. Como a unidade de moradia possui pouco espaço, cozinhas comunitárias, espaço de coworking e máquinas de lavar roupa são compartilhadas entre os moradores.

Declaração de visita ao imóvel

Trata-se de um documento com validade jurídica que serve para respaldar o corretor em receber as devidas comissões. Lá também diz que o cliente não pode fechar a compra com outros profissionais nem direto com o proprietário, uma vez que foi o corretor em questão que investiu tempo para realizar o atendimento.

siglas e termos do mercado imobiliário declaração de visita

Portanto, quando for realizar uma visita, nunca esqueça de levar a declaração para que o cliente assine. Na plataforma ville Imob, há um modelo desse documento para você imprimir quando quiser.

Escritura de imóvel

Trata-se do documento que torna a transação imobiliária oficial. De forma resumida, a escritura representa, juridicamente, a transmissão da posse e do domínio de um imóvel do vendedor para o comprador, por um preço determinado. Para tanto, ela precisa ser registrada no Cartório de Registros de Imóveis da circunscrição do imóvel.

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ITBI

Sigla para Imposto sobre Transações de Bens Imóveis, o ITBI um tributo municipal que deve ser pago na aquisição de um imóvel. Na verdade, o processo de compra e venda só será oficializado após o pagamento deste imposto.

Previsto no artigo 156, inciso II, da Constituição Federal de 1988, esse imposto é aplicado em todos os tipos de imóveis: casa, apartamentos e salas comerciais. Vale frisar, que trata-se de um tributo municipal e que, portanto, varia de cidade para cidade.

Plataforma ERP ville Imob

VGV

Mais uma das siglas e termos do mercado imobiliário, VGV significa Valor Geral de Venda. Trata-se de um indicador muito importante para mostrar se o mercado está crescendo ou perdendo fôlego. O VGV representa a soma de valor todas as unidades de um determinado empreendimento imobiliário.

Um exemplo prático: Imagine um lançamento de um edifício com 100 apartamentos. Cada unidade custa 500 mil reais. Caso todas as unidades sejam vendidas, o VGV é igual a 50 milhões de reais.

Zoneamento urbano

A Lei Federal nº 10257/2001, conhecida como “Estatuto da Cidade”, determina que todo município com mais de 20 mil habitantes deve ter um plano diretor.

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Nele, é preciso dividir a cidade em várias zonas e determinar como elas serão ocupadas: imóveis residenciais, industriais, comerciais ou de serviços. Esse planejamento recebe o nome de “zoneamento urbano”.

Além das siglas e termos do mercado imobiliário

Conhecer essas e outras siglas e termos do mercado imobiliário é um ótimo começo para se destacar no setor. No entanto, você precisa ir muito além e investir em marketing e tecnologia. Afinal de contas, o corretor de imóveis precisa estar onde seus clientes estão, não é verdade?

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Na prática, isso significa que você precisa criar um site imobiliário e divulgar seus anúncios nos mais variados canais de comunicação, como redes sociais e portais imobiliários. Então, se você quer impulsionar seus negócios, além de adquirir mais conhecimento, invista em uma plataforma imobiliária como o ville Imob.

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