Todo corretor de imóveis está sujeito a uma situação que pode colocar, inclusive, o ganho de sua comissão em risco. Já pensou você conversar com o cliente, mostrar o imóvel para ele, tirar todas as dúvidas e, depois de todo o esforço, ele fechar negócio direto com o proprietário? Chato, né?

Pois é, alguns clientes acabam fazendo isso por não entenderem a importância do trabalho de um corretor. Eles também podem achar que saem no lucro se fizerem um negócio, cujo valor não inclua a comissão que seria dada ao corretor.

No entanto, existem várias formas de demonstrar que há mais riscos do que vantagens em fechar negócios direto com o proprietário. Neste texto, vamos mostrar como isso é verdade, dando, ao mesmo tempo, algumas dicas para você ter a certeza de que uma negociação vai começar e terminar com você. Assim, como a sua merecida comissão.

Negociação direto com o proprietário pode ser insegura

O cliente que realiza a compra de um imóvel sem a intermediação de um corretor tem mais chances de fechar um negócio que não é seguro. Em outras palavras, ele acaba sendo passado para trás.

Os riscos vão desde a aquisição de uma casa ou apartamento acima do preço correto até a compra de um imóvel em péssimas condições. A situação piora quando há problemas na negociação, que invalidam a compra. Todas essas questões, certamente, seriam evitadas com a presença de um corretor.

Enfim, comprar um imóvel direto com o proprietário não é recomendável. Afinal, trata-se de um investimento de uma vida toda. Não deixe que seu cliente coloque tudo a perder. E só mesmo a negociação intermediada por um profissional com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) pode trazer a devida segurança.

Imóvel com dívidas

Comprar um imóvel direto com o proprietário também pode trazer outro tipo de risco. O cliente pode adquirir uma residência cheia de dívidas. Tem informações que só um corretor devidamente habilitado pode levantar para passar ao cliente. Por exemplo, o imóvel pode estar com o IPTU atrasado ou, se for um apartamento, o condomínio pode estar em débito.

comprar imóvel com dívidas direto com o proprietário

No fim das contas, a pessoa que comprar um imóvel nessas condições pode acabar adquirindo um grande prejuízo, só porque não quis pagar por uma assessoria qualificada. É o famoso barato que sai caro.

Entender de documentação

A presença de um corretor de imóveis durante um processo de compra também é importante porque ela traz comodidade. Afinal, dificilmente uma pessoa leiga teria condições de cuidar de toda documentação e entender do processo burocrático. Estamos falando de diversas certidões pedidas no cartório para certificar o nome do proprietário e que ele não possui dívidas.

 comprar imóvel direto com o proprietário documentação

Falamos, ainda, da Certidão de débito do IPTU ou do condomínio, além da certidão negativa de débitos previdenciários e trabalhistas, que diz respeito a construtora de um imóvel com menos de cinco anos. Dificilmente ,a pessoa conseguiria saber de tudo isso, negociando direto com o proprietário. São questões importantes que evitam dores de cabeça no futuro.

Aliás, de tão importantes, você deve evidenciar que possui esses conhecimentos em seu site imobiliário. Lembre-se de vender muito bem seu peixe em todos os canais de atendimento, hein!

Plataforma ERP ville Imob

O Ciclo de Relacionamento Social do Cliente

Enfim, um atendimento realizado com segurança e atenção pode evitar que o cliente acabe deixando o corretor de lado. Você pode estar fazendo tudo certo, mas tenha a certeza de que você está fazendo o melhor. Uma dica para isso é você estar no Ciclo de Relacionamento Social do Cliente. Assim, você consegue estabelecer uma afinidade com ele para manter as negócios sob laços mais fortes.

comprar imóvel direto com o proprietário relacionamento

Para tanto, atualize seu CRM imobiliário para saber em qual estágio do negócio cada cliente se encontra. E não deixe de entrar em contato pelos canais preferidos do cliente, como WhatsApp, redes sociais, email marketing, entre outros.

 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Assista ao vídeo abaixo e veja como a negociação com o proprietário pode ser insegura.

Declaração de visita

Mesmo que você esteja fazendo o melhor trabalho possível, recorra à declaração de visita ao imóvel. Trata-se de um documento com validade jurídica que serve para respaldar o corretor em receber as devidas comissões. Lá também diz que o cliente não pode fechar com outros profissionais nem direto com o proprietário, uma vez que você investiu tempo para realizar o atendimento.

comprar imóvel direto com o proprietário declaração de visita

Aliás, o ville Imob oferece um gerador de declaração de visita ao imóvel pronto para você usar. Basta atualizar nomes dos envolvidos e datas. Seja precavido, invista na qualidade de seu atendimento e faça todo possível para preservar sua merecida comissão e o respeito ao seu trabalho.

 

Posts relacionados