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Neste artigo, você vai aprender como fazer uma logo de imobiliária de maneira altamente profissional e que possa te atender bem na sua jornada. Seja como corretor de imóveis autônomo ou seja dono de imobiliária.

Afinal, como você sabe, a primeira impressão é a primeira que fica. Ou pelo menos, é uma das mais importantes no processo de atendimento e relacionamento com prospectos e clientes.

Por isso, ter uma logo de imobiliária profissional e adequada, é fundamental.

Então, continue lendo e acompanhe o guia prático e definitivo que a Ville Imob preparou para te ajudar.

Vamos lá!

Como fazer uma logo de imobiliária?

logo de imobiliária

Para fazer uma logo de imobiliária, você vai precisar, antes de mais nada, de algumas coisas relacionadas a criatividade: ideias, pesquisa e referências.

Mas, não é só isso.

Não basta que a sua marca seja apenas criativa e diferente. Ela precisa ser, também, uma logo completa em todos os sentidos técnicos: cores, tipografia, alinhamento, percepção e usabilidade.

Sim, isso parece complicado. Mas acredite: não é.

Para te ajudar nessa jornada, separamos uma lista com algumas dicas práticas que você pode e deve considerar na hora de montar a sua logo imobiliária.

Veja abaixo:

  • Tudo começa pelo nome do negócio – Nome pessoal ou nome fantasia?;
  • A tipografia é fundamental para a logo de imobiliária ser legível;
  • As cores devem ser ao gosto pessoal ou seguindo técnicas de psicologia das cores?;
  • Logo de imobiliária não pode ser uma arte – mas sim, uma marca;
  • Faça muitas opções até chegar na opção que você quer (a primeira opção nunca é a melhor);
  • Pesquise a concorrência e veja as cores e estilos que eles usam;
  • Totalmente diferente ou dentro do padrão – O que é melhor?;
  • A logo de imobiliária precisa ser adaptável para imprimir e para materiais digitais;

Bora aprofundar um pouco mais? Bora!

Abaixo, você vai entender, em detalhes, o que cada item desta lista representa no processo de criação de uma logo de imobiliária.

Portanto, continue lendo e, se quiser, pegue um lápis e um papel para anotar tudo.

Ainda hoje, você poderá começar a planejar a sua logo de imobiliária. Acompanhe.

banner ville Imob

Tudo começa pelo nome do negócio – Nome pessoal ou nome fantasia?

Uma das coisas que você precisa definir ao fazer uma logo de imobiliária, é o nome.

Isso geralmente estará definido no processo de abertura de CNPJ para imobiliária. E a partir disso, você já poderá começar a pensar na parte gráfica desse nome.

E aqui, é importante escolher muito bem entre um nome pessoal e um nome fantasia. Os dois formatos são bons e possuem vantagens e desvantagens.

Enquanto que um nome fantasia tem mais perspectivas comerciais, de testes e estratégias, um nome pessoal talvez não comporte tantas estratégias e testes mais ousados.

Afinal, o nome do corretor estará diretamente ligado as estratégias e, se elas saírem muito do padrão, pode gerar ruído de comunicação e “manchar” a imagem do profissional.

Porém, ao usar o seu nome pessoal, principalmente para quem trabalha de forma autônoma, a vantagem da pessoalidade e humanização da marca é muito grande.

Pessoas se conectam com pessoas.

E para quem usa o próprio nome para trabalhar no mercado imobiliário, as chances de criar mais conexões são maiores, visto que as pessoas sempre vão preferir se relacionar com pessoas.

Enquanto que as marcas, precisam fazer um esforcinho a mais pra “conquistar o coração” de seus prospectos.

Faça a sua escolha e siga em frente!

A tipografia é fundamental para a logo de imobiliária ser legível

criação de logo para imobiliária

Agora, já podemos começar a entrar um pouco mais na parte técnica de como fazer uma logo de imobiliária.

E neste caso, a tipografia entra como um fator fundamental – visto que é a tipografia que fará com que a marca possa ser lida.

Não adianta colocar letras muito cursivas, chiques, elegantes e sem um bom padrão de leitura.

Isso até pode deixar a marca mais “bonita”, mas ela ficará uma marca ineficiente (falaremos disto durante o texto).

A tipografia precisa ser legível de longe e de perto. Além disso, ela precisa passar a condição de branding que você quer criar.

Por exemplo, uma tipografia serifa, remete a algo clássico e elegante. Enquanto que uma tipografia mais “gordinha”, remete a algo mais moderno e atual.

Encontre um padrão que faça sentido para o seu plano de marketing.

Se você não sabe como fazer um plano de marketing, leia este artigo: Como fazer o melhor plano de marketing imobiliário.

logo de imobiliária

As cores devem ser ao gosto pessoal ou seguindo técnicas de psicologia das cores?

Principalmente para quem não entende muito de marcas e questões gráficas, a escolha das cores sempre vai partir para uma decisão pessoal. Ou seja, de gosto pessoal.

A escolha das cores partindo somente de um critério estético, nem sempre é a melhor decisão.

Afinal, a logo de imobiliária precisa ficar boa para agradar seus prospectos – e não para agradar somente a você.

A logo pode, sim, ter elementos que envolvam gostos pessoais do próprio corretor ou imobiliária.

Porém, as cores precisam seguir um padrão rígido que respeite a psicologia das cores.

Escolher cores que façam sentido com o estilo do negócio, é fundamental. Veja exemplos abaixo:

  • Vermelho: cor quente, que está relacionada com lançamentos, promoções, varejo e ofertas;
  • Azul: cor fria, que remete a coisas calmas, elegantes e sem muita emoção;

A partir desta constatação, você poderá criar sua própria paleta de cores, entendendo o que as cores primárias podem significar para quem as vê.

Logo de imobiliária não pode ser uma arte – mas sim, uma marca

A gente sabe que a parte estética é muito importante para que as marcas se desenvolvam no mercado.

Porém, quando o assunto é logo de imobiliária, não podemos confundir isso, com uma arte gráfica.

Afinal, marcas não são artes gráficas.

Marcas (ou logos) são elementos gráficos que precisam ser construídos de maneira técnica e sempre buscando a representação do que significa a empresa, de forma a se diferenciar dos concorrentes.

Quanto mais sombra, luz, brilho, curvas, contornos e cores você usar na sua marca, mais ela vai ser uma arte gráfica, do que necessariamente uma marca.

Uma marca precisa ser sóbria, simples (não simplória), fácil de usar, de ler e de enxergar, tanto em impressões, quanto em telas ou redes sociais.

Para postar nas redes sociais de maneira automática usando fotos com sua nova marca imobiliária, use o recurso de integração social da Ville Imob.

O sistema “tudo em um” da Ville Imob, permite que corretores e imobiliárias exportem os imóveis cadastrados no sistema, direto para as redes sociais – com poucos cliques.

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logo de imobiliária

Faça muitas opções até chegar na opção que você quer (a primeira opção nunca é a melhor)

Ao começar a desenvolver a logo de imobiliária, as primeiras opções nunca vão ser boas.

Ou pelo menos, não serão as melhores.

Afinal, este é também um processo criativo e que precisa de maturação para ser desenvolvido.

Caso contrário, a pressão ou o excesso de simploriedade, podem deixar a marca sensível a refações no futuro.

Por isso, é importante fazer muitos testes, até que você encontre a opção que mais for agradável aos olhos, ao conceito do negócio/empresa e para o público-alvo imobiliário.

Pesquise a concorrência e veja as cores e estilos que eles usam

A marca é também um objeto de diferenciação no mercado. Quanto mais diferente e própria for a marca, melhor ela será para o corretor imobiliário ou para a imobiliária.

Ou seja, não tem outro jeito: você precisa pesquisar a concorrência.

Saber como é a “cara” das empresas ou profissionais concorrentes, vai fazer com que você entenda o que fazer e o que não fazer. Use o caminho da pesquisa muito mais como um “lugar para não ir”, do que um “lugar para ir”.

Fazer uma logo muito igual, tem suas vantagens.

Porém, a quebra de padrão que uma logo de imobiliária nova e diferente causa, é muito grande. E isto é muito benéfico para o seu negócio.

Totalmente diferente ou dentro do padrão – O que é melhor?

Uma das dúvidas mais comuns dos corretores ou imobiliárias, é a consideração do que é diferente e igual na hora de fazer uma logo.

Fazer uma logo muito parecida com a da concorrência, pode fazer você ter uma aceitação visual mais rápida no mercado.

Afinal, a percepção sobre o seu negócio será mais rápida.

Porém, quando você faz uma logo totalmente nova e diferente, há um gatilho mental de diferenciação que é muito poderoso.

Afinal, quando a pessoa enxerga um elemento diferente, com formas diferentes e um estilo diferente, há uma nova “experiência” criada na mente desta pessoa.

Para criação de marca e branding, no longo prazo, isso ajuda demais, pois em meio a concorrência, você será a única marca “diferentona”.

Desta forma, quando você publicar seus imóveis nas redes sociais usando a ferramenta de integração social da Ville Imob, seus prospectos notarão algo “diferente” e vão lembrar daquilo.

Este “diferente”, será sua marca e identidade visual.

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criação de logo para imobiliária

A logo de imobiliária precisa ser adaptável para imprimir e para materiais digitais

Uma questão técnica importantíssima para que a sua logo imobiliária seja feita da forma certa, é a adaptabilidade da marca.

Ou seja, sua marca precisa ser adaptável a várias superfícies diferentes, sem precisar necessariamente mexer nela.

Crie uma marca que possa ser facilmente usada em impressões gráficas, telas de celular, computador, letreiros digitais, televisão, etc.

Quanto mais adaptável for a marca, melhor será a percepção do público e mais você poderá usá-la em várias mídias de marketing.

O que é flat design e por que usar isso na sua logo de imobiliária

O flat design é um tipo de técnica muito usada para criar marcas lisas e adaptáveis (conforme mencionamos no tópico anterior).

As marcas que seguem o flat design, são marcas que não tem muita luz, sombra, curvas, volumes e movimentos.

Isso faz com que a marca possa ser muito mais facilmente usada em outras superfícies, sem precisar mexer na estrutura da marca, mudar a cor, o estilo ou fazer adaptações de tipografia.

O flat design ajuda a marca a se encaixar perfeitamente nos mais diferentes contextos, sem perder a elegância e a beleza.

Portanto, use flat design para criar sua logo de imobiliária!

Você pode experimentar, inclusive, o Canva para encontrar padrões de flat design e outras alternativas de criação de marca.

Abra a sua conta hoje mesmo e comece a testar possibilidades por lá!

canva

Onde fazer uma logo de imobiliária profissional – Designer ou ferramenta online de criação?

Existem várias formas, hoje, de fazer uma logo de imobiliária profissional.

Seja através de um designer profissional ou por plataformas online, você poderá ter uma marca seguindo todas as dicas deste artigo.

O mais indicado, é que você contrate um designer.

Assim, vocês poderão conversar e o profissional poderá fazer uma marca totalmente original, nova e dentro do que você espera.

Veja a diferença de ambos:

Designer

O designer é um profissional que fará um trabalho quase que artesanal para criar a sua marca.

Ou seja, terá um esmero e um profissionalismo incrível no desenvolvimento.

Assim, uma marca inovadora e diferente poderá ser criada.

Ferramenta online de criação

Já com uma ferramenta online de criação de logos, você poderá criar uma logo em questão de minutos.

Inclusive, será mais barato do que um designer experiente.

Porém, ao usar uma ferramenta de criação online, você não conseguirá ter o esmero e a qualidade que um profissional exclusivo pode entregar.

Por isso, é um investimento que, talvez, você tenha que refazer lá na frente.

Agora que você já tem algumas boas dicas de como fazer uma boa logo de imobiliária, está na hora de colocar a mão na massa. Seja para fazer ou seja para encontrar um profissional que faça o trabalho pra você.

Conte com a Ville Imob para te ajudar a vender mais imóveis e prosperar no mercado imobiliário.

Experimente o nosso sistema imobiliário “tudo em um” e veja como é fácil gerir situações na sua imobiliária.

Você terá acesso a vários recursos, como:

  • CRM imobiliário;
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