A sazonalidade no mercado imobiliário é um assunto que geralmente vem a tona em momentos de maior dificuldade. Questões a respeito deste movimento começam a surgir e levantar muitas dúvidas.

Mas, será mesmo que a sazonalidade é assim tão ruim para os negócios imobiliários? Será que uma crise tem a ver com este fator? Respondemos estas e outras perguntas no texto abaixo. Leia e tire todas as suas dúvidas.

Sazonalidade no mercado imobiliário

Se você está dando os primeiros passos na área imobiliária ou mesmo se você já trabalha há anos no setor, provavelmente já ouviu falar da sazonalidade do mercado imobiliário.

Este é um fator que pode ajudar ou atrapalhar muito o planejamento de médio e longo prazo, caso não seja feito da forma adequada. Há quem não goste. Há que adore.

Aquele ditado que diz que em toda crise há sempre uma série de oportunidades, cabe neste conceito também.

Por outro lado, há quem sequer trabalha com a hipótese da sazonalidade, o que também pode ser muito válido. Afinal, há indícios e motivações para isso.

No entanto, será que vale a pena elaborar uma estratégia que ajude a ter melhores resultados neste sentido? Ou será que a sazonalidade é realmente um período em que poucos negócios são concretizados? Vamos entender um pouco mais a seguir. Mas antes, precisamos entender o que de fato é este fenômeno. Acompanhe.

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O que é sazonalidade?

Em qualquer mercado de atuação, há sempre situações que podem se equivaler ou mesmo se comparar. É claro que cada ramo é diferente e possui características próprias. Tanto negativas quanto positivas.

E a sazonalidade muitas vezes faz parte do dia a dia de muitos empreendedores e corretores de imóveis. Mas, o que de fato é a sazonalidade?

Basicamente, a sazonalidade é um período em que alguma coisa é mais ou menos eminente. Por exemplo, as lojas de varejo começam a colocar produtos de natal nas prateleiras a partir de outubro. Pois o natal é uma data sazonal.

Ou seja, acontece apenas em um determinado período do ano. Se uma loja se propusesse a vender apenas artigos natalinos, certamente a procura iria aumentar muito nas épocas próximas ao natal. E em contrapartida, a procura cairia muito ao longo do ano.

Este é um fenômeno completamente comum, normal e de nível elementar em qualquer mercado, conforme já mencionamos. Há mercados que possuem mais sazonalidades, há mercados que possuem menos.

E nosso desafio é tentar entender um pouco mais sobre a sazonalidade no mercado imobiliário. Será que existem períodos em que há mais procura? Ou são questões somente mercadológicas, relacionadas a economia micro e macro? Acompanhe para entender.

As pessoas buscam por moradia regularmente

Antes de mais nada, uma coisa precisa ficar clara: as pessoas precisam morar em algum lugar. Isto é um fato e isto não vai mudar. Ou seja, qualquer tipo de sazonalidade já é cortada pela raiz apenas com esta afirmação.

Afinal, sempre haverá mercado pois sempre haverá uma demanda carente. No entanto, o que pode acontecer, é o mercado sofrer algumas ondulações. As vezes a maré estará boa para vender. As vezes não estará. Isto é normal e não podemos confundir com sazonalidade.

Conforme mencionamos anteriormente, a sazonalidade é considerado um período em que algo é mais iminente com base em uma data. E a economia não necessariamente é o melhor termômetro para medirmos qualquer tipo de sazonalidade.

Afinal, quando há uma crise e as pessoas estão sem dinheiro, ninguém comprará um imóvel. Agora, quando há prosperidade e a economia global e nacional vai bem, certamente a demanda pela compra de imóveis aumentará.

Ou seja, se há algum tipo de sazonalidade que devemos levar em consideração neste caso, são as questões de mercado. Aproveitar boas marés e planejar e tentar prever marés ruins. Mas, isto nem sempre é fácil de fazer.

Na maioria das vezes é mais difícil do que parece e por isso podemos tratar um período sazonal no ramo imobiliário quando as há prosperidade econômica. Trabalhando com esta hipótese, vamos seguir o texto.

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Quais imóveis mais sentem com a sazonalidade?

Conforme entendemos anteriormente, a sazonalidade no mercado imobiliário nem sempre é uma realidade plena. Podem haver distorções com relação ao que está acontecendo e sim, podemos tratar um país próspero como um momento sazonal (pois crises acontecem). Desta forma, há ainda uma outra forma de enxergar a sazonalidade: períodos de temporada.

Os períodos de temporada muitas vezes são sazonais, uma vez que os imóveis começam a ser mais habitados por um motivo: verão ou inverno. Por exemplo, uma praia que fica vazia o ano inteiro começa a receber visitantes no período de verão.

E isto automaticamente faz com que a busca por imóveis aumente. E você poderá trabalhar com este nicho de mercado. Ou com o aluguel por temporada ou com a venda de imóveis para investimento.

Por isso, esta é uma ótima forma de você considerar um período sazonal no mercado imobiliário.

Como evitar problemas com sazonalidade?

Conforme mencionamos, a sazonalidade no mercado imobiliário está muito mais ligada a crises e desequilíbrios econômicos do que propriamente a um período com mais ou menos vendas.

É claro que dentro de um determinado ano corrido, podem sim haver momentos em que a procura foi mais alta ou mais baixa. E isto deve ser computado de forma estatística para que atitudes possam ser tomadas no decorrer dos anos e, desta forma, aproveitar estes movimentos.

Entretanto, se os momentos de sazonalidade são equivalentes a períodos de crise (visto que as pessoas procuram por moradia o ano inteiro), é importante ter em mente que evitar estes problemas é fundamental.

Pois desta forma, você poderá garantir a sequência de um planejamento de médio e longo prazo e atingir seus objetivos.

O primeiro passo, então, é considerar períodos de altas e de baixas com base no que foi o ano anterior. Programe suas estratégias em cima destes dados e assim você irá construir muito valor agregado, pois terá informações privilegiadas.

O segundo passo é aceitar o mercado e não brigar com ele. Se não há procura por imóveis, a culpa não é puramente do mercado. Ou seja, você precisará tomar atitudes para tentar melhorar a situação.

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Partindo do princípio de que as pessoas apenas buscam aquilo que elas precisam, elas crie produtos que as pessoas queiram comprar. Inovar nestes momentos é uma das melhores saídas, pois é preciso, com criatividade, buscar condições de fazer negócio.

E com o passar do tempo, você notará que a resolução destes problemas será natural, pois você já terá coletado informações suficientes do mercado e assim saberá o que fazer.

É possível prever uma crise?

Uma crise ou outra eventualmente vai acontecer. Não há como fugir. Mas, será que há como prever? Bom, ninguém tem bola de cristal para saber o que vai acontecer com a economia no dia de amanhã.

Entretanto, há maneiras de contornar uma crise e se preparar para o momento que ela chegar. E o primeiro passo para fazer isso, é aceitar que a crise existe e que em algum momento ela virá.

No entanto, nem sempre é fácil de lidar com esta afirmação. Pois é da natureza humana não saber lidar com algo que ainda não aconteceu.

Por isso, a melhor forma de se preparar para esta sazonalidade mercadológica, é elaborar um plano de negócios que indique os caminhos do que fazer. Buscar por novos negócios, novos parceiros e usar a criatividade, conforme já mencionamos, é importante.

Se você tiver tudo organizado na sua imobiliária e todos os setores trabalhando na mesma direção, dificilmente uma crise afetará, pois ela já estará precificada e embutida no seu modus operandi.

Ou seja, você precisará estabelecer uma maneira de sobreviver durante alguns meses sem realizar vendas. Isto é crucial e é isto que determinará sua continuidade no mercado ou não.

Mas, como fazer isso? Parece assustador “sobreviver sem vendas”? E acredite, é muito. Não há empresa que sobreviva sem vendas! Há quem acredite que a propaganda é a alma do negócio. Mas não.

Vender é a alma do negócio e esta profissão é extremamente desvalorizada e pejorativa. O vendedor nunca é bem recebido, as pessoas não gostam de alguém vendendo, etc. Mas isso só acontece pois o processo não é feito de uma forma profissional.

Se há algo que podemos recomendar, é: busque jeitos inovadores e diferentes de vender em diversos ecossistemas.

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O comportamento do consumidor é muito importante

Você já ouviu falar do comportamento do consumidor? Pois bem, a sazonalidade no mercado imobiliário, conforme você já sabe, é fruto de uma série de questões mercadológicas. E o mercado acontece diariamente por conta de quem?

Nós, seres humanos e consumidores. É o nosso comportamento que ajuda a determinar para onde vai o preço de uma ação ou a demanda por algum produto de varejo.

Por exemplo, há anos atrás quando o CD era lançado, muitas pessoas acreditavam que aquilo era a salvação para muitos problemas de gravação de dados. E até era, pois resolveu por algum tempo.

Depois, o pendrive foi lançado e tudo ficou ainda mais prático. O que isto reflete? Um comportamento do consumidor voltado para novas tecnologias, praticidades e, acima de tudo, um melhor produto. Afinal, um pendrive armazenaria muito mais arquivos que um CD.

este é um movimento completamente natural adotado por quem faz o mundo acontecer. Uma tendência comportamental é construída no decorrer dos anos. E o que você pode tirar de conhecimento a respeito disso? Estudo e pesquisa.

O primeiro passo para driblar uma crise (ou sazonalidade mercadológica), é entender o que o consumidor está fazendo, onde ele está deixando o dinheiro e entender o que de fato ele precisa. No caso do CD e do pendrive, as pessoas não compravam o CD ou pendrive. Compravam o armazenamento de arquivos! E conforme a tecnologia foi andando, elas foram aderindo.

Da mesma forma, quando um cliente compra um imóvel, ele não está comprando o imóvel. Ele está comprando alguma outra coisa, que pode ser o conforto para família, a saída do aluguel, o sonho da casa própria, um investimento de longo prazo, etc.

Tendo este pensamento como prisma e pivô de suas estratégias, ficará muito mais fácil de criar produtos imobiliários voltados ao comportamento do consumidor. Faça-se esta pergunta: o que o alguém busca no meio de uma sazonalidade mercadológica (crise)?

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Conte com uma gestão imobiliária eficiente e de qualidade

É claro que o sucesso da sua imobiliária dependerá (e muito) da maneira como você lida com o mercado. Se você brigar com o mercado o tempo inteiro e não aceitar o que ele está dizendo, dificilmente conseguirá sobreviver.

Por isso, é importante escutar o seu potencial cliente e entender o que ele quer comprar e não o que você quer vender. Mas isto nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, é uma tarefa extremamente difícil e que leva tempo.

Um dos fatores que você deverá lidar é com relação ao tempo. Plante estratégias para colher no futuro e deixe o tempo trabalhar a seu favor.

Mas para isso, é preciso ter uma equipe de qualidade, produtos bem desenhados e pensados para o comportamento do consumidor e necessidades, visão estratégica, um bom plano de negócios que deixe claro suas forças e fraquezas e, claro, uma gestão de qualidade para fazer tudo isso dar certo.

Para que sua imobiliária prospere, tudo precisará andar de uma forma linear e seguir para a mesma direção. Por isso, treinamentos de equipe e reuniões objetivas e constantes precisam acontecer para discutir para onde a empresa está caminhando, quais metas foram batidas, etc.

E isso tudo somente será possível se a sua gestão for profissional e competente. E para que possamos lhe ajudar, a Ville Imob oferece uma série de softwares imobiliários que deixarão esta busca pela excelência ainda mais profissional.

Isto não é garantia de que uma crise não afetará, tampouco a sazonalidade. Entretanto, há coisas que podemos fazer para diminuir danos e aumentar possibilidades de acertos.

E uma destas coisas é justamente profissionalizar toda a empresa de uma forma inteligente. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?!