Você já ouviu falar do sistema ERP para imobiliária? Pois bem, este é um software imobiliário conhecido por facilitar e deixar a vida de corretores muito mais ágil e simples. Mas, claro, não só de corretores, mas como da imobiliária em si.

Afinal, sua equipe também precisa de agilidade nos processos para transformar as horas de trabalho em resultados efetivos, não é mesmo?

E justamente por isso, no texto de hoje, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o ERP para imobiliária. Não apenas o que de fato ele faz ou deixa de fazer.

Mas, de fato, como ele pode impactar diretamente nos resultados financeiros e administrativos da sua empresa.

Um bom ERP para imobiliária é, sem dúvida, uma ferramenta indispensável para todos aqueles que buscam otimizar e deixar a imobiliária devidamente alinhada e inclinada ao sucesso. Se este é o seu caso ou o seu desejo, acompanhe nosso artigo a partir de agora.

Vamos lá?

ERP para imobiliária

ERP para Imobiliária – O que é e como funciona?

O ERP para imobiliária é um software de otimização, concentração e organização de informações da sua empresa. É como se fosse um enorme banco de dados que, na prática, é a espinha dorsal de todo o fluxo de trabalho da sua equipe.

Ou seja, o software é usado para transformar processos burocráticos, em algo simples, prático e extremamente útil.

Sem o uso de um ERP imobiliário, a sua empresa pode facilmente se perder em meio a tantas informações e processos. Não é simples manter os contratos organizados, bem como a carteira de clientes ou a rede de imóveis disponíveis.

E, quanto menos organizado tudo isto estiver, menos rentável será a sua imobiliária no médio e longo prazo.

Não há como manter um fluxo profissional de trabalho, sem haver um tipo de organização administrativa que possa nortear todo o trabalho.

Sem um ERP ou software de gestão imobiliária, certamente você estará trabalhando de forma aleatória. O que pode ser muito ruim para tomadas de decisões, análises e elaboração de novas estratégias.

Existem algumas vertentes relacionadas ao ERP para imobiliária que iremos entender a partir de agora. Continue lendo.

Vale a pena usar um ERP para imobiliária?

Não só vale a pena, como você deveria implementar um sistema de ERP na sua imobiliária. E vamos te explicar os motivos disso.

Afinal, conforme mencionamos anteriormente, qualquer tipo de gestão feita de forma aleatória é, na verdade, uma gestão sem fundamentos. As tomadas de decisões são mais difíceis e muitas vezes elas serão equivocadas.

Um bom sistema para administrar sua imobiliária é um investimento tão importante, que você poderá simplesmente deixar ele fazer o trabalho braçal, enquanto você pode focar no que é mais importante: buscar novas oportunidades, fazer novos negócios, encontrar parceiros, etc.

Para ficar mais claro, separamos uma lista de itens que poderão mostrar na prática como um sistema de ERP para imobiliárias vai funcionar dentro da sua empresa. Veja abaixo:

Agora, vamos entender cada um destes itens de forma mais detalhada e individual. Assim, você poderá comparar cada uma das ações com a sua realidade. Vamos lá?

ERP para imobiliária

Concentração de informações para acesso fácil e rápido

O primeiro aspecto que faz do ERP imobiliário um sistema excelente para a sua empresa, é o fator concentração de informações.

Ou seja, tudo estará disponível para você e sua equipe em um único lugar. Com campos de pesquisa, filtros, organizações, separações, listas e gráficos, você poderá acessar o que quiser.

Isto parece óbvio e muito simples. Mas, faz uma diferença enorme no dia a dia.

Afinal, pense no trabalho que poderia dar fazer a separação de clientes por planilhas ou a concentração de contratos em pastinhas no computador de forma desorganizada.

Isto não só é prejudicial ao negócio, como pode fazê-lo ruir aos poucos, sem ao mesmo você saber o motivo.

Com as informações alocadas em um espaço organizado, prático e feito sob-medida, tudo ficará mais fácil e você poderá ter uma preocupação a menos no dia a dia. Pois o sistema fará todo o trabalho braçal de organização e armazenamento.

Não é incrível?

Melhor organização de dados para sua equipe imobiliária

Organização é um aspecto fundamental para qualquer empresa. E para imobiliárias, claro, não é diferente.

Afinal, organizar uma imobiliária de forma eficaz nem sempre é trabalho fácil. Pois não necessariamente a organização X ou Y será a mais indicada para o momento, para a equipe, para o nicho ou para o fluxo de trabalho.

E por isso, concentrar esta organização em um sistema pensado exclusivamente para sua imobiliária não é apenas sensato, como recomendado.

Assim, a cultura da organização acaba sendo executada de forma quase automática, pois todos trabalharão em prol da alimentação de um sistema comum. E assim, uma linha é seguida. O que é importantíssimo para o médio e longo prazo.

Guardar arquivos aqui e outros ali não é saudável. E deixar esse trabalho de forma “solta” para os funcionários, menos ainda.

Afinal, imagine que um profissional se desligue da imobiliária. Agora, imagine que ele tinha uma organização particular de trabalho. Seria uma dor de cabeça decifrar esta organização para outro profissional continuar as atividades, não seria?

Por isso, é importante ter um sistema que faça tudo. Sem tirar a liberdade e sem engessar processos, logicamente.

ERP para imobiliária

Controle e segurança das informações

Controlar e manter as informações seguras não é apenas uma necessidade. Muitas vezes é, inclusive, um desafio. Afinal, todos sabemos que isto precisa ser colocado em prática. Mas nem sempre sabemos como fazer, não é mesmo?

E justamente por isso, um bom sistema de ERP para imobiliária poderá agregar muito valor neste aspecto.

Ele é capaz de manter as informações sigilosas (através do controle de acesso) e, claro, guardar tudo de uma maneira robótica. Algo que ser humano nenhum é capaz de fazer sem comprometer um pouco da saúde mental.

Por isso, por que não deixar um robô fazer aquilo que é tão importante e que humanos podem falhar?

Já falamos aqui da importância de ter uma nuvem para imobiliária, de forma que você guarde os arquivos sempre em um backup seguro e acessível de forma prática.

E um bom sistema de ERP para imobiliárias segue este mesmo conceito. Afinal, mais do que ter o capricho de um sistema particular, você estará garantindo a saúde administrativa do futuro.

O controle das informações facilita processos como: análises, tomadas de decisão, elaboração de estratégias, geração de receita e novos negócios, descobrimento de oportunidades, etc.

Acesso prático para um trabalho mais ágil e profissional

Um sistema de ERP para imobiliária é também responsável por facilitar o trabalho. Ou seja, ele poderá facilmente ser usado como fonte de agilidade. Mas, como assim “fonte de agilidade”? Vamos explicar.

Imagine que um corretor esteja apresentando um imóvel ou mesmo atendendo um cliente na imobiliária.

Agora, imagine que este corretor tenha dúvidas sobre o imóvel ou sobre as condições do negócio. Seria muito inconveniente este corretor ter que fazer ligações, chamar outros profissionais ou demorar para ter uma resposta para o potencial cliente, não é mesmo?

A impressão do prospecto será, infelizmente, de falta de profissionalismo (mesmo não sendo) e pouco domínio do assunto. O que deixa uma possível venda mais distante.

Mas, com um sistema ERP, isto dificilmente acontecerá.

Afinal, o corretor terá tudo que ele precisa ali, na palma da mão ou na tela do computador. E o atendimento poderá fluir de maneira muito mais profissional e promissora.

E do ponto de vista interno, a agilidade de trabalho também ganha muito. Afinal, haverá um sistema único de trabalho e administração, o que faz o foco estar somente na produtividade. E vamos falar sobre isso no próximo tópico. Continue lendo!

ERP para imobiliária

Aumento de produtividade – Foco nas ações certas

Aumentar a produtividade na imobiliária, para muitos gestores ou corretores é um verdadeiro desafio.

Afinal, não há muitas “receitas mágicas” que podemos seguir, pois cada realidade é única e requer uma análise profunda do que está acontecendo para poder tomar atitudes melhores.

Porém, uma coisa é fato: a organização é um fator primordial para aumentar a produtividade.

Não há como ser produtivo em um ambiente desorganizado. Ou, pelo menos, não há como saber se está sendo produtivo ou não em um ambiente que não proporciona as condições para tal.

Com um sistema de ERP para imobiliária, isto tudo fica muito mais simples.

Afinal, todas as informações que a equipe precisa muitas vezes estará no sistema. Logo, o foco pode ser unicamente em ações para aumentar as vendas, melhorar o marketing da imobiliária, captar mais imóveis e, claro, faturar mais.

Melhor controle financeiro da imobiliária

E por fim, não podemos deixar de mencionar aquilo que dará fôlego para uma imobiliária: o fator financeiro!

Sem ter as finanças em dia e organizadas de forma saudável, dificilmente você conseguirá extrair bons resultados da empresa. Ou, no mínimo, terá que trabalhar duas, três, quatro vezes mais, para bater metas ou atingir objetivos.

E isto, claro, é desgastante e nada bom para o futuro da imobiliária.

Mas, com um sistema de ERP para imobiliária, tudo isso pode ser absorvido de maneira muito mais simples. Afinal, tudo estará ali computado, de maneira visível e muito prática.

Você poderá analisar faturamento líquido, bruto, impostos, contratos vencidos, contas a pagar, contas a receber, boletos em aberto, vendas realizadas, estornos, notas fiscais e muito mais.

ERP para imobiliária

Como usar o ERP imobiliário da forma certa?

Até aqui, já entendemos todos os benefícios de utilizar um sistema profissional na sua imobiliária. Mas, e como você poderá, de fato, colocar tudo isso em prática dentro do software?

É tudo muito simples, como todo sistema deve ser para o usuário. Afinal, é muito desvantajoso perder mais tempo entendendo um sistema do que propriamente o alimentando, não é mesmo?

Vejamos alguns passos simples para usar um bom ERP imobiliário:

  1. Cadastro financeiro e dados bancários;
  2. Cadastro de clientes e contratos;
  3. Funções administrativas da equipe;

Falaremos sobre cada um dos passos logo abaixo. Acompanhe.

Cadastro financeiro e dados bancários

O primeiro passo, vai ser alimentar o sistema com dados bancários e financeiros da sua imobiliária. Quanto mais precisos e claros forem os dados, melhores serão os resultados de análises e tomadas de decisão no futuro. Pense sempre nisso, ok?

Cadastro de clientes e contratos

O segundo passo, vai ser o cadastro de clientes, prospectos e documentos. Aqui, você deverá fazer um levantamento de tudo que já existe organizado na sua imobiliária e levar isso para o sistema.

Assim, automaticamente você saberá quais os melhores contratos, poderá consultar prazos e entenderá melhor sua carteira de clientes. E, claro, a gestão ficará muito mais simples e prática.

Funções administrativas da equipe

E por fim, você deverá definir as funções administrativas da sua equipe.

Cada funcionário poderá ter um tipo de acesso e um tipo de liberdade dentro do software. Ou seja, é uma maneira de manter tudo organizado e alinhado, de acordo com cada profissional.

Como escolher um bom sistema de ERP para imobiliárias?

Para escolher um bom sistema de ERP para imobiliária você deve, antes de mais nada, entender a sua realidade. Ou seja, entender o que você precisa para saber como mensurar as melhores oportunidades.

O sistema de ERP da Ville Imob, por exemplo, é feito pensado em todos aqueles que buscam uma organização completa e profissional e não querem ter que gastar ainda mais tempo para entender como organizar os processos.

Você poderá integrar absolutamente tudo que precisa para manter a sua empresa ativa e rentável. Desde a implementação de um site imobiliário, até a integração de redes sociais.

Um software de gestão imobiliária completo para que você consiga levar a sua imobiliária a um excelente nível de profissionalismo e, claro, aumentar o seu faturamento no médio e longo prazo.

Conte sempre com a Ville Imob para acelerar a gestão da sua imobiliária e boas vendas!