Diferente do que acontecia há algumas décadas, atualmente as mulheres ocupam boa parte do mercado de trabalho, em pé de igualdade com os homens, e já conquistaram papel de destaque no ramo imobiliário. De acordo com pesquisas exploratórias realizadas no setor, as mulheres já representam 48% do número de corretores que estão atuando no Brasil e, portanto, já são quase metade desses profissionais.

A forte presença das mulheres no mercado imobiliário se deve a diversos fatores, tais como o fato de se tratar de uma atividade profissional que dispõe de horários mais flexíveis, o que permite conciliar horários com outras atividades como levar o filho à escola ou algo assim. Outra característica é que as mulheres são mais efetivas no trabalho e isso tem agradado as empresas.

Empatia, efetividade e versatilidade

É possível observar em diversas imobiliárias que a equipe é composta majoritariamente por mulheres. Com sensibilidade aguçada, maior empatia, especialistas em detalhes e versáteis, elas chegaram para ficar, mostram trabalho e é devido a isso que podem acabar se tornando uma preferência nesse tipo de atividade profissional.

O corretor imobiliário é um tipo de profissional que necessita de características específicas para se dar bem na profissão, seja atuando de forma autônoma ou tendo que apresentar resultados que justifiquem a sua contratação em uma empresa de imóveis. Entre essas características estão a versatilidade, o bom humor, a inteligência, a sagacidade e a capacidade de lidar bem com os clientes no dia a dia.

Dedicação e conquista

O que esse profissional precisa, basicamente, hoje em dia é “conquistar o cliente”. E quem melhor do que elas para conquistar quem quer que seja? O poder da mulher está no tipo de atendimento que faz, já que costumam ser mais pacientes e sentimentalistas ao mostrar a nova casa de uma família. Além disso, são detalhistas e mostram, com calma, todas as soluções para os clientes.

O número de mulheres atuando como corretoras de imóveis só deve aumentar no próximo anos. Ao menos, é o que demonstram as expectativas de acordo com os números dos últimos anos. A presença delas nesse setor tem sido cada vez maior e é crescente, algo que não deve mudar e, pelo contrário, deve aumentar.

Capacitação profissional e estudos

A capacitação profissional é outro item ao qual elas prestam muita atenção, buscando a atualização constante e diferenciais na profissão, e também é um dos motivos pelos quais a presença feminina aumenta no setor imobiliário. Com nível de escolaridade cada vez mais alto e investindo nos estudos, o perfil de corretora imobiliária se encaixa às mulheres modernas e que pretendem lucrar muito na atividade.

Por fim, a forte presença feminina no setor imobiliário se deve, sobretudo, a grande conquista das mulheres, de maneira geral. Hoje, felizmente, já foi superado boa parte dos preconceitos dos colegas de trabalho, dos clientes e da sociedade como um todo. A atuação profissional das mulheres no mercado imobiliário tem agradado e é valorizada, por isso se dão bem em atividades que exigem mais sensibilidade e atenção como a de uma corretora de imóveis.

Posts relacionados