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O e-mail marketing para venda de imóveis pode ser uma das ferramentas mais poderosas quando o assunto é conversão. No entanto, será que você sabe usá-lo da forma certa?

Hoje vamos abordar este assunto de uma forma objetiva e prática para que possamos, juntos, descobrir o poder de uma estratégia bem construída. Além do mais, você vai entender alguns benefícios plausíveis para usar a ferramenta. Acompanhe.

E-mail marketing para venda de imóveis – Como utilizá-lo corretamente?

Quando falamos de estratégias no marketing digital para imobiliárias, geralmente estamos falando de uma construção. Esta construção requer alguns passos e medidas.

Ou seja, utilizar as ferramentas certas, no momento certo, do jeito certo, é mais do que fundamental. Desta forma, vamos entender como o e-mail marketing para venda de imóveis poderá te ajudar neste processo.

Antes mesmo de dizer o que fazer e o que não fazer, é importante que você entenda a real função do e-mail marketing dentro de uma estratégia já definida previamente.

Basicamente, sabemos que este meio de comunicação é um dos mais utilizados pelas pessoas. Por outro lado, diferente do WhatsApp por exemplo, ainda há uma certa confidencialidade maior através do e-mail.

As pessoas utilizam o e-mail muitas vezes para trabalho e para assuntos considerados “sérios”. Logo, este pode ser um bom caminho e um ótimo gatilho para você conseguir posicionar a sua estratégia digital.

Mas, ao mesmo tempo que há esta confidencialidade, também há uma certa “invasão” quando a mensagem não é bem recebida. E isto é o que consideramos como SPAM. Ou lixo eletrônico. Assim sendo, o primeiro passo é não cometer este erro. Acompanhe para entender melhor.

e-mail marketing para venda de imóveis

O primeiro passo é evitar o SPAM na caixa de entrada de seus potenciais clientes

Agora que você já entende a função do e-mail e como as pessoas enxergam ele, é hora de partir para algo muito importante quando trabalharmos esta ferramenta: evitar o SPAM.

Esta é a sigla utilizada para descrever Sending and Posting Advertisement in Mass. Basicamente, o envio ou postagem de publicidade ou propaganda em massa sem que as pessoas queiram ver aquilo.

Em temos de comunicação de massa, recepção e bombardeamento de informações a todo momento e por todos os lados, fica até complicado entender o que é ou não esse disparo massivo de mensagens. No entanto, se nos concentrarmos no que isto tem de reflexo para o e-mail marketing, conseguiremos ter uma base mais prática.

O e-mail marketing para venda de imóveis pode sim ser uma ótima via auxiliadora. E é importante que isto fique claro. Afinal, ele irá auxiliar no processo. Não será o “salvador da pátria”. Afinal, uma campanha de marketing digital imobiliário, como você sabe, envolve muitos aspectos, ferramentas e características.

Para que você não faça SPAM, então, através desta ferramenta, o mais importante é ter autorização de seus contatos para enviar mensagens para eles. Caso contrário, eles poderão denunciar sua conta de disparo e os provedores de e-mail entenderem que tudo que vier desta conta, será SPAM.

Para ter “liberação” para enviar mensagens via e-mai, você deverá gerar leads através de seu site, blog ou rede social. A partir desta ação, automaticamente a pessoa aceitará receber seus e-mails e você poderá conversar com ela. Mas, como essa conversa pode ser construída de uma forma fluída e sem forçar uma venda? É o que vamos ver logo abaixo, com os benefícios do e-mail marketing. Continue lendo.

Benefícios de utilizar o e-mail marketing corretamente

O e-mail marketing para venda de imóveis é uma ótima ferramenta, como você já conseguiu compreender. Além disso, ele pode ser utilizado também de uma forma que não gere vendas no futuro. Mas também, gere relacionamentos e você consiga ter clientes e prospectos mais engajados com a sua imobiliária.

Assim sendo, separamos uma lista de benefícios que a ferramenta poderá fornecer. Para que tenha-se um êxito maior, siga cada etapa para construir uma boa estratégia de marketing. Acompanhe.

e-mail marketing para venda de imóveis

1- A segmentação pode ser um ponto alto

Você já ouviu falar da segmentação dentro de uma campanha ou estratégia de marketing digital? Este é um ótimo recurso para que você tenha ainda mais assertividade no diálogo. Consequentemente, é um dos benefícios mais perceptíveis do e-mail marketing para venda de imóveis.

A segmentação nada mais é do que uma forma de concentrar esforços diferentes para diferentes grupos ou perfis de pessoas. Basicamente, o comportamento do consumidor ou mesmo o perfil demográfico poderão ser elementos para direcionar a sua segmentação. Além do mais, a faixa de idade e faixa salarial também são elementos que podem ser usados para “dividir” um público-alvo.

Desta forma, você terá um público-alvo muito mais direcionado e com mais informações, o que é ótimo para conversar. Pois quando há este tipo de prática, torna-se muito mais aceita a comunicação, pois haverá empatia e vocês (potencial cliente e imobiliária) falarão a mesma língua.

E o e-mail marketing é uma ótima fonte de segmentação, uma vez que você poderá criar filtros a partir da sua lista de contatos captada em seu site, blog ou rede social.

Por exemplo, você poderá ter uma lista somente com pessoas de 25 a 35 anos que estão cursando a faculdade e possivelmente não possuem uma renda alta.

Ou então, poderá ter outra segmentação somente com pessoas acima dos 50 anos que buscam imóveis para investimentos ou mesmo para realizar sonhos, visto que estas pessoas já podem estar aposentadas e com uma condição financeira melhorada.

E este é só o primeiro benefício do uso da ferramenta de e-mail. Continue acompanhando.

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2- Gere relacionamentos através da regularidade

O e-mail marketing para venda de imóveis não é somente uma forma de conseguir vender. É também uma forma de plantar relacionamentos.

Mas, como assim plantar relacionamentos? Simples: pense que esta ferramenta serve para trocar mensagens. Logo, uma troca de mensagens feira da forma correta, poderá tranquilamente gerar um relacionamento muito mais próximo entre sua imobiliária e o cliente prospectado.

Quando há laços estreitos, as chances de concretizar algumas ações pontuais são muito maiores. Por exemplo, a chance de fechar um negócio com uma pessoa que já considera você “íntimo” de alguma forma, é muito maior do que fechar negócio com alguém que nem te conhece (ou a sua imobiliária). Concorda?

O processo de vendas é muito mais complexo do que imaginamos. Vender não é simplesmente fazer o melhor preço ou ter o melhor imóvel. Vender é também relacionar.

É claro que uma venda acontecerá de uma forma muito mais natural se houver oferta e demanda. Esta é uma regra do mercado. Entretanto, não é uma regra do ser humano.

E como você sabe, o ser humano possui vertentes e variantes muito mais abrangentes do que uma simples equação.

Por isso, sempre considere gerar relacionamentos para que, no futuro, as vendas ocorram de forma natural, sem precisar negociar centavo por centavo e, acima de tudo, deixando o prospecto feliz.

O e-mail marketing pode te ajudar (e muito) a construir esta relação. Aproveite!

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3- Tenha uma comunicação menos dispersa e mais concentrada

Conforme mencionamos anteriormente, o e-mail é um local de concentração. Muitas pessoas utilizam a ferramenta estritamente para o trabalho. Afinal, para trocar mensagens de forma mais descontraída ou mesmo menos “responsável”, já existe o WhatsApp, Messenger, Telegram, etc.

Utilizar o WhatsApp na venda de imóveis, por exemplo, pode sim ser considerado uma estratégia. No entanto, o perfil de consumo de mensagens no WhatsApp e no e-mail são completamente diferentes. No e-mail, as pessoas esperam receber assuntos “sérios”. No Whats, esperam receber um recado, um vídeo, uma mensagem simples.

E você pode tirar proveito desta sensação. Como? Utilizando o e-mail marketing para venda de imóveis de uma forma que as pessoas considerem que suas mensagens tenham relevância.

É claro que enviar e-mail para as pessoas não é a receita mágica e milagrosa que ninguém pensou. Afinal, o envio de mala direta e ofertas de varejo acontecem desde sempre. Entretanto, nem sempre isto é aceito pelas pessoas. Pouquíssimas delas querem ver preços no e-mail.

Agora, quando a sua comunicação for menos dispersa, com mais gatilhos mentais, mais texto e, acima de tudo, mais humanidade, as chances de transformar isso em negócio são muito maiores. Acompanhe o próximo tópico.

4- Utilize-o como canal de conversa e seja humano

Conforme mencionamos anteriormente, a humanidade está em falta em diversos quesitos do mundo. Sentir-se humano ou sentir o “calor” humano de alguma forma, é o que nos conecta. E isto precisa acontecer, inclusive, no e-mail que você envia para seus potenciais clientes.

O exemplo anterior foi com relação a ofertas de varejo que recebemos todo dia ou toda semana. Agora, você já se perguntou o que há de humano nisso? Absolutamente nada. Não há qualquer tipo de conexão ou empatia em mensagens deste tipo no e-mail. Ou vão parar no SPAM, ou vão parar na lixeira das pessoas.

Por isso, utilize o e-mail marketing para venda de imóveis de uma forma que não seja simplesmente querer vender. Interaja de uma forma humanizada, converse, utilize expressões populares, gere empatia. É isto que fará tudo ter mais sentido para quem recebe e dedica tempo para dar atenção a sua imobiliária!

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5- Retenção de público e geração de expectativa

Quando há expectativa, há vontade. Quando há vontade, há atitude. O que isto significa? Significa que o e-mail marketing para venda de imóveis pode ser uma ótima ferramenta para que você crie expectativa nas pessoas com relação ao seu produto e conteúdo.

Criar expectativa é uma das formas mais práticas de mexer com a pessoa. Afinal, quando ela está esperando por algo, ela pensa nisso o dia todo até que aconteça.

E você poderá criar e gerar expectativa em seu público-alvo com e-mails sequenciais e conteúdos que as pessoas querem receber. Por exemplo, você poderá disparar um e-mail que busque chamar atenção das pessoas para um lançamento.

Mas antes de simplesmente lançar, você pode fazer com que elas esperem por isso. Veja:

Para gerar este desejo, você pode (e deve) criar uma campanha de engajamento sequencial. Envie um e-mail falando algo interessante hoje, outro e-mail falando algo interessante amanhã, até que a pessoa comece a dar credibilidade ao assunto. Mas tudo isso, sem citar o lançamento.

Neste momento, você faz a sua promessa e capta a expectativa dela. Por exemplo, pode dizer que dentro de alguns dias, a pessoa receberá um e-mail que pode mudar a vida dela e a da família dela. O que esta mensagem gera? Expectativa.

E se a “promessa” realmente for boa e bem construída, a expectativa fará com que o público acate e, de alguma forma, queira aquilo. E então, você lança seu produto que poderá, teoricamente, “mudar a vida da pessoa”, conforme o exemplo que demos.

Esta é a força do e-mail marketing para construir relacionamentos e gerar vendas.

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6- Ajude o seu público-alvo de alguma forma

Antes de pedir alguma coisa em troca, precisamos ajudar a pessoa. Este é o principal lema de qualquer campanha ou ação de marketing digital. Afinal, como alguém pode dar atenção para um produto, empresa ou serviço, em meio a tanta concorrência e bombardeamento de informações?

Pois bem, oferecer ajuda é uma das melhores formas de fazer isso. Quando você ajuda, a pessoa sente-se em dívida. E quando ela sente-se em dívida, os gatilhos mentais para que ela feche algum negócio são mais latentes.

Desta forma, utilize também o e-mail marketing para construir estes oferecimentos de ajuda. Faça isso com conteúdos que gerem valor, vídeos tutoriais sobre alguma dificuldade do seu público e demais itens que possam gerar empatia para, no futuro, gerar vendas.

Tenha um sistema de CRM inteligente para sua imobiliária

O e-mail marketing para venda de imóveis é uma ótima alternativa. Conforme vimos, é possível desenvolver estratégias de comunicação extremamente eficazes.

No entanto, tudo isso só é possível se você tiver as ferramentas certas no momento certo. Por exemplo, ter um CRM imobiliário é de suma importância.

Pois ele dará suporte para que o seu relacionamento com os potenciais clientes seja concretizado. E a Ville Imob pode te ajudar neste aspecto. Conheça a ferramenta de CRM imobiliário que poderá levar sua empresa para outro patamar!

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