Embora o senso comum diga o contrário, fazer um contrato de exclusividade com uma imobiliária pode significar uma venda mais rápida. Na teoria, o consumidor pensa que vai vender seu imóvel mais rápido se entregá-lo nas mãos de muitos empresas.

O cliente que afirma não dar exclusividade imobiliária para ninguém é aquele que está cansado de corretores que não fazem o prometido, não se comprometem e desdenham do imóvel, tratando o empreendimento como mais um entre sua já enorme lista de anúncios.

É aí que entra o profissional imobiliário responsável. Você precisa tratar a sua profissão com seriedade e apresentar ao cliente o que faz de você um corretor mais dedicado, criativo e honesto dentre outros no mercado.

A seguir, criamos alguns tópicos que informam as vantagens e cuidados do contrato de exclusividade imobiliária:

Garantia de atenção ao imóvel

Quando tem a exclusividade imobiliária, o corretor vai trabalhar com mais confiança, tratar o imóvel como único e dedicar muito mais tempo e dinheiro na transação. A exclusividade permite que o corretor concentre suas energias nesse negócio, uma vez que ele será cobrado diretamente pelo proprietário.

Com a venda pipocando entre imobiliárias, os corretores nunca estarão seguros de que aquela venda é dele e a dedicação vai para o espaço, por medo que a concorrência ganhe e ele fique a ver navios.

Divulgação direcionada

Com a exclusividade imobiliária, o profissional tem certeza de que realizará a venda da propriedade e, portanto, investirá mais em divulgação no imóvel. Aqui, por exemplo, ele pode contar com a ajuda de ferramentas de integração social e de integração de portais para anunciar no máximo de lugares possível.

Outra vantagem da exclusividade imobiliária está na padronização dos anúncios. Quando existem várias imobiliárias anunciando o mesmo imóveis, corre-se o risco de haver divergências de informações, principalmente em relação ao preço. Com a padronização nos anúncios, não há desvalorização do empreendimento.

Privacidade e segurança

Ao disponibilizar o imóvel para uma única imobiliária, o proprietário tem maior privacidade e evita que visitas sejam agendadas no mesmo horário, por corretores diferentes.

Somado a isso, entregar as chaves para visitantes pode ser perigoso, pois, sem o cadastro de quem visita o imóvel e um controle rigoroso de quem entra e sai, fica difícil responsabilizar alguém por algum dano. Pior ainda se o proprietário ainda mora no local.

Aliás, vale lembrar que, com o CRM imobiliário do ville imob, é possível gerar uma Declaração de Visita ao Imóvel para que seja coletada a assinatura de quem está visitando o imóvel.

Plataforma ERP ville Imob

Tranquilidade na negociação

As vantagens da exclusividade imobiliária se estendem também para o futuro comprador. Caso haja vários corretores trabalhando naquele imóvel, o interessado na compra pode ser surpreendido no meio da negociação e saber que outra pessoa já efetuou a compra por outra imobiliária.

Portanto, ter a exclusividade imobiliária dá aos possíveis compradores a certeza que o corretor tem contato direto com o proprietário e saberá que sua oferta será recebida mais rapidamente, pois entende que apenas uma empresa estará em contato com o proprietário, facilitando a comunicação e evitando o desgaste das duas partes.

Exclusivo enquanto durar

É importante deixar claro que contrato precisa ter um prazo de vigência. Ninguém quer ficar preso indefinidamente, ainda mais se a negociação não trazer benefícios para nenhuma das partes. Caso o proprietário goste do trabalho do corretor e a venda não foi feita ainda, pode renovar.

Se acontecer o contrário e, ao final do período acordado nada for resolvido, ele pode procurar outra imobiliária que satisfaça as necessidades dele. Mas isso dificilmente ocorre, já que haverá empenho do corretor em finalizar o negócio e garantir a venda dentro do prazo.

 

Posts relacionados