Você já ouviu falar de brand sense imobiliário? Esta é uma “categoria” dentro de um conglomerado de ações de marketing imobiliário. Porém, ele possui uma série de diferenças positivas quando comparamos com outras ações pontuais.

Este é o chamado marketing sensorial, onde, além de utilizarmos ferramentas que já conhecemos no marketing, utilizamos os sentidos das pessoas.

Quando falamos de comportamento do consumidor, geralmente estamos falando também de psicologia. Ou seja, uma coisa está completamente ligada na outra.

Pois um comportamento muitas vezes é estimulado por uma série de situações ligadas ao marketing em si ou a própria vida e necessidade das pessoas.

E já que conseguimos atrair consumidores somente com uma força de vendas bem estruturada e planejada, por que não utilizar também o poder da própria mente para fixar nossa marca, produto ou serviço?

Isto é possível e é sobre isto que vamos falar no texto de hoje: como você pode aproveitar sensações e sentimentos das pessoas, a favor de sua imobiliária. Acompanhe!

brand sense imobiliário

Brand Sense Imobiliário – O que é isso?

O que é brand sense imobiliário? Você tem ideia do que se trata esta expressão da língua inglesa? Por mais que pareça difícil, é extremamente simples: o brand sense nada mais é do que a estimulação dos sentidos das pessoas, em prol da sua marca, produto ou serviço.

Ou seja, você conseguirá oferecer experiências sensitivas para seus potenciais clientes para que eles, desta forma, entrem em outro nível de “atenção” maior.

Por mais que uma boa campanha de marketing imobiliário tenha alto poder de persuasão ou de atenção do consumidor, saiba que você precisa um pouco mais do que isso.

Além de simplesmente chamar a atenção de alguém, seu produto precisa despertar emoções e atingir níveis de imersão que nenhuma campanha de marketing consegue: as sensibilidades!

Dentro deste espectro, o ser humano possui os cinco sentidos básicos conhecidos como:

  • Audição;
  • Visão;
  • Olfato;
  • Tato;
  • Paladar;

Certamente você já ouviu falar deles e sabe o que cada um representa. Porém, dentro do ponto de vista de negócios, isto pode ser utilizado de uma forma que não interfira na vida da pessoa, mas sim, desperte nostalgias, sensações, crie inspirações e desperte desejos.

Vamos entender sobre cada um destes aspectos a partir de agora e como eles podem se encaixar para sua imobiliária vender mais. Acompanhe!

Audição

A audição é o primeiro aspecto que vamos entender. Ela trata-se daquilo que ouvimos. Ou seja, você pode utilizá-la para fazer com que seus prospectos gravem alguma mensagem, música, efeito sonoro, ruído, etc.

Por exemplo, você pode criar algum tipo de jingle ou música para a sua imobiliária. Assim, todas as vezes que as pessoas ouvirem, já sabem do que se trata. É uma forma de estar na mente das pessoas, mesmo que elas não estejam vendo!

Este é um dos recursos mais utilizados pelas empresas que buscam de todas as maneiras estarem no dia a dia das pessoas. Principalmente quando há ações contínuas em programas de rádio, por exemplo.

Se esta música, ruído ou áudio for criado de forma exclusiva, dentro de um timbre exclusivo, os resultados são ainda melhores, pois há exclusividade!

Visão

A visão, obviamente, é o que nós enxergamos. E isto está relacionado não só com aspectos visuais, mas também, com emoções e diversas outras sensações. A partir da visão, o ser humano consegue comprimir milhares de informações ao mesmo tempo.

É por isso que a grande parte das campanhas de marketing imobiliário são feitas através de anúncios, peças gráficas e fotos bonitas. Afinal, isto nos leva a imaginar situações e criar muitas emoções internas.

Mas, mais do que isso, você pode utilizar a visão como uma dos elementos do brand sense imobiliário para atrair mais clientes. Utilize situações que estejam de acordo com o que seu público-alvo gosta de ver e presenciar.

Por exemplo, se a sua persona ama futebol, por que não utilizar uma tela com um jogo acontecendo durante a demonstração da casa? A pessoa criará a sensação de imersão e estará muito mais próxima da venda, pois ela se sentirá, de fato, em casa.

Interessante, não é mesmo?

Olfato

Outro elemento incrível do brand sense imobiliário, é o olfato. Os cheiros nos fazem viajar e entrar em ambientes que nunca antes sonharíamos em estar.

Por isso, utilizá-lo em exposições ou demonstrações de imóveis pode ser um acerto gigantesco. Neste caso, pode fazer toda a diferença você conhecer o seu público-alvo também.

Desta forma, você poderá criar cheiros que ele já adora! Estas informações você pode obter através de um processo de amadurecimento do seu lead, fazendo perguntas, entrevistas e conhecimento melhor o prospecto.

Já na exposição do imóvel ou stand, você poderá proporcionar os melhores cheiros para que a pessoa marque aquele momento ou viaje por uma nostalgia positiva do passado.

E este cheiro pode ser potencializado por diversas coisas. Desde uma comida (neste caso, já envolve também o paladar), até um simples aromatizador.

Além de colocar os cheiros que seu prospecto gosta, você pode também utilizar um cheiro que o faça lembrar daquele momento. Assim, você criará na mente da pessoa um novo espaço de nostalgia.

Sempre que ela sentir o cheiro da sua imobiliária, produto ou serviço, lembrará de você. Não é incrível o poder do olfato e do brand sense imobiliário?

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Tato

O tato é uma das sensações mais incríveis do corpo. Sentir texturas, paredes, móveis ou qualquer outro tipo de superfície, faz com que a mente associe com milhares de situações (positivas e negativas).

Por isso, vale um estudo aprofundado sobre quais as melhores texturas para expor na sua imobiliária para que seus prospectos associem com situações positivas. Por exemplo, uma parede com textura áspera pode criar sensações de atenção e incômodo.

Ou ainda, um tecido de veludo ou de algodão, pode proporcionar sensações de conforto e aconchego. Que tal criar algum brinde ou objeto que seu prospecto possa tocar enquanto conversa com você sobre determinado imóvel?

Isto ajudará a fazer com que ele mentalize de uma forma muito mais aberta tudo que você falar. E, com o passar do tempo, lembrará daquilo como algo positivo.

As chances de fechar negócios com pessoas que sentem-se bem e felizes é muito maior. Pense nisso.

Paladar

Há quem acredite que o paladar é o principal “setor” sensorial do corpo humano. Pois o poder de um bom tempero pode fazer com que haja uma lembrança eterna de um momento.

Por isso, não hesite: ofereça comida para seus convidados, clientes e potenciais clientes. Quanto mais você os fizer felizes e confortáveis, mais eles estarão abertos a ouvir suas propostas.

Uma mesa farta une as pessoas. Quem nunca foi visitar um amigo com a “desculpa” de ir jantar? Ou ainda, que reunião entre amigos que não há nada para comer? Difícil, não é mesmo? E por que não levar isso para dentro da sua imobiliária? O brand sense imobiliário poderá ganhar níveis de muito sucesso com seus potenciais clientes.

Além de sentirem-se confortáveis, irão lembrar deste momento para sempre.

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Como estes aspectos podem fazer você vender mais?

Agora que já entendemos o que é brand sense imobiliário e quais são os principais sensores do corpo humano, vamos entender como de fato estes aspectos podem fazer sua imobiliária vender mais!

Afinal de contas, é para isso que serve uma boa campanha de marketing imobiliário: vender. Para que você possa ter boas ideias para seu negócio, teremos alguns bons insights a partir de agora, que são os seguintes:

  • Criação de sensações únicas;
  • Lembrança da marca ou do momento;
  • Sentimento de exclusividade e cuidado;
  • Fixação de mensagens de forma mais clara – Combinação de situações;
  • Materialização da marca, produto ou serviço;

Como cada um destes pontos pode fazer você, de fato, vender mais imóveis? Vamos te explicar o passo a passo detalhado de cada situação a partir de agora. Por isso, acompanhe o texto e saiba mais.

Criação de sensações únicas

O primeiro critério que o brand sense imobiliário poderá oferecer para seu negócio, é a criação de sensações únicas. Ou seja, mais do que nunca o seu prospecto poderá guardar, para sempre em sua mente, determinado acontecimento.

Mesmo que seja uma simples reunião na sua empresa ou uma visitação guiada em uma casa que está a venda, o brand sense poderá fazer com que o potencial cliente crie na mente dele muitos dispositivos para a compra.

Um cheiro bom, um áudio que marque, um brinde com textura ou qualquer outra situação exemplificada acima, poderá fazer com que o prospecto pense com muito mais carinho em uma proposta.

Afinal, o cérebro dele teve uma transmissão e geração muito grande de energia com as sensações. E isto é ótimo!

brand sense imobiliário

Lembrança da marca ou do momento

Se você sabe o que é branding imobiliário, sabe da importância da criação de lembranças de uma marca ou momento. Pois bem, trata-se de eternizar alguma situação na mente do prospecto.

E isto pode ser feito com muitas ferramentas de marketing, como um simples vídeo ou comercial na TV. Porém, uma das melhores formas de fazer isso, é utilizando o brand sense imobiliário!

Afinal, como você já sabe, as sensações de cada situação ficarão gravadas para sempre na mente do potencial cliente. Seja um cheiro ou uma música, tudo isso fará ele recordar todos os dias daquele momento.

Ou, a todo momento, fazendo com que ele pense a respeito de uma proposta e sinta-se ainda mais motivado e encorajado a fechar negócio.

Sentimento de exclusividade e cuidado

Uma pessoa ama sentir-se única e exclusiva. E por que não utilizar o brand sense para criar isso? Você pode! Para isso, basta criar situações e ambientes que façam determinado prospecto se sentir à vontade para negociar.

Por exemplo, você poderá ativar não só o paladar de alguém ao oferecer comida. Mas também, ativará uma série de circunstâncias relacionadas ao bem-estar e conforto para aquele momento de negociações ou apresentação.

Uma pessoa tende a ser muito mais aberta para ouvir propostas e fechar negócios, a partir do momento que ela está em sua zona de conforto. Ou seja, você precisa trabalhar para deixar seu potencial cliente na zona de conforto dele.

E, mais uma vez, quanto mais você souber informações do seu público-alvo, mais você poderá construir situações positivas neste sentido. Incrível como uma coisa está ligada na outra, não é mesmo?

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comida

Fixação de mensagens de forma mais clara – Combinação de situações

Quando você combina situações, cria um dispositivo no cérebro das pessoas que faz com que a mensagem seja muito mais claramente ouvida/interpretada.

Ou seja, muitas vezes você terá de trabalhar o brand sense imobiliário em mais de uma frente, para garantir que a pessoa esteja sendo impactada de alguma forma.

Porém, neste caso, é importante tomar um sério cuidado: poluir o ambiente não só fará com que todos os resultados desapareçam, mas deixará seu prospecto tão desconfortável que ele sequer aceite conversar.

Por isso, ter equilíbrio é mais do que fundamental. Imagine um local em que há música alta, cheiro de comida, texturas para todos os lados e poluição visual. Não é legal! Pense nisso para montar sua estratégia de brand sense imobiliário de acordo com o perfil de sua persona imobiliária.

Materialização da marca, produto ou serviço

E, por último, o resultado de suas ações com o trabalho das sensibilidades humanas, é a materialização da sua marca. Muitas vezes, uma apresentação fica apenas no campo da imaginação.

Tornando uma negociação, muitas vezes, intangível. Ou seja, sem sensações físicas de fato. E isto pode ser ruim, pois uma palavra pode soar errada ou ser interpretada de forma equivocada.

Por isso, trabalhar com sensações dentro do que sua imobiliária pretende criar como imagem ou mesmo dentro do que seu público-alvo gosta e espera, é fundamental.

E pode trazer resultados incríveis! E uma das formas de entender os seus prospectos, é ter um bom sistema de CRM imobiliário. Ele ajudará e muito na captação, gestão e entendimento de seus potenciais clientes para que, em algum momento, você possa utilizar o brand sense imobiliário a seu favor.

Conte com a Ville Imob para implementação de um bom CRM imobiliário e boas vendas!

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