Basicamente, quem determina o valor dos imóveis é a famosa Lei da Oferta e Procura. Quanto mais interessados em morar em determinada região, maior será o valor dos imóveis por lá. No entanto, existe uma série de fatores internos e externos que influenciam na depreciação do imóvel.

Como corretor de imóveis, você precisa ficar atento a esses detalhes para avisar seus clientes proprietários. Em alguns casos, eles não entendem porque os imóveis deles têm um preço avaliado abaixo do praticado no mercado. Faz parte do seu trabalho explicar os fatores que impactam no valor da propriedade e, quem sabe, sugerir melhorias para valorizá-la.

Saber dos fatores que contribuem para a depreciação do imóvel também é fundamental para orientar o cliente comprador a fazer um bom investimento. Por exemplo, há uma obra de metrô próximo do imóvel em negociação, é bem provável que ele se valorize no futuro.

1. Barulho

De um lado, estar próximo de avenidas pode ser um fator positivo. Contudo, por outro lado, o barulho de vias de grande fluxo chega a ser um fator que ajuda na depreciação do imóvel. Vizinhos festeiros e ruas utilizadas para bailes funk, por exemplo, também são um grande problema. Por fim, feiras também tiram o sono de moradores, uma vez que elas são montadas no fim da madrugada.

depreciação do imóvel

2. Longe do comércio, da escola, do trabalho…

Por conta do trânsito caótico das grandes metrópoles, morar distante da escola dos filhos e do trabalho é um grande pesadelo. A situação piora ainda mais quando se demora mais de meia hora para ir até a padaria ou ao supermercado. Em razão do tempo e dinheiro gastos, é inegável que isso impacta diretamente no valor do imóvel.

Plataforma ERP ville Imob

3. Garagem descoberta

Pode parecer bobagem, mas a garagem também é um detalhe que influencia no valor do imóvel. Se ela for descoberta, a tendência é o imóvel depreciar. Isso porque todo mundo quer manter seus veículos protegidos contra sol e chuva, não é verdade?

4. Infraestrutura urbana

Ausência de serviços públicos, como hospitais, delegacias e coleta de lixo, impacta negativamente no valor da propriedade. Ruas sem calçamento e iluminação precária prejudicam a vida de qualquer um. Negociar imóveis nesses locais é um desafio e tanto.

depreciação do imóvel

5. Decoração e conservação

Apresentar um péssimo estado de conservação e móveis caindo aos pedaços contribuem bastante na depreciação do imóvel. Mas, aqui, há uma solução. Em primeiro lugar, você pode dar umas dicas de reformas rápidas e baratas para consertar rachaduras e tirar as manchas das paredes.

depreciação do imóvel

Por fim, você pode oferecer algumas dicas de decoração para deixar o imóvel ainda mais atrativo aos interessados.

6. Vista

Apartamentos de um mesmo prédio podem ter preços bem diferentes por conta da vista. Para se ter ideia, imóveis dos últimos andares chegam a custar, na planta, 10% a mais do que os de andares mais baixos. Uma vista mais limpa, além de distante do barulho do comércio e da avenida, é muito mais valorizada. Caso esteja negociando um imóvel com uma vista privilegiada, aproveite para destacar isso com fotos nos anúncios, hein!

depreciação do imóvel

7. Índice de criminalidade

Chegar em casa deve ser sinônimo de segurança. Portanto, não ignore os índices de criminalidade do bairro em que você está negociando. Quem mora em regiões violentas quer se mudar, o que acaba depreciando os imóveis locais.

depreciação do imóvel

Entendendo a depreciação do imóvel para negociar melhor

Sabendo quais são os fatores que impactam negativamente no valor do imóvel, você fica mais preparado para precificar o imóvel dentro da realidade e negociar com os compradores. Aqui, é muito importante manter a transparência. Se há um problema no quadro elétrica do imóvel, por exemplo, informe isso aos interessados. Acredite, isso é muito melhor do que omitir uma informação.

Quando cadastrar um imóvel captado na sua plataforma imobiliária, não se esqueça de colocar todos os pontos positivos e negativos do imóvel. Assim, você não deixa escapar nada durante o atendimento. Se utilizar o ville Imob, você pode até consultar essas informações diretamente de seu tablet ou smartphone.

 

Posts relacionados