Cedo ou tarde, um imóvel acaba se desvalorizando. No entanto, essa situação pode ser contornada ou retardada. Não importa o tipo de empreendimento, é preciso cuidado para que ele continue atrativo ao longo dos anos. Faz parte do trabalho do corretor de imóveis fazer com que o proprietário realize a melhor venda possível. Isso inclui alertá-lo sobre os fatores que desvalorizam um imóvel.

Mais importante que isso, o profissional deve orientar o dono para evitar a depreciação da propriedade. Aliás, isso facilita o trabalho do próprio corretor. Afinal de contas, é muito mais fácil vender um imóvel em ótimas condições, né? Isso sem mencionar que ele garante uma melhor comissão dos corretores de imóveis.

Portanto, chega de perder dinheiro por conta de apartamento mal cuidado. Confira, abaixo, cinco fatores que desvalorizam um imóvel e não marque bobeira:

1) Conservação ruim

Um dos principais fatores que desvalorizam um imóvel é a falta de manutenção. É perceptível quando um imóvel precisa de reforma. Assim, fica difícil vendê-lo quando qualquer pessoa pode ver que ele precisa de cuidados. Dessa maneira, você precisa alertar seus clientes a conservarem sua propriedade para não comprometer a venda.

fatores que desvalorizam um imóvel conservação ruim

E não precisa fazer um investimento grande, não! Uma pintura nas paredes e a troca de piso já são suficiente para dar uma cara nova ao imóvel.

2) Decoração ultrapassada

Quando falamos que um corretor de imóveis diferenciado precisa entender de decoração, não é bobagem. Ter uma decoração ultrapassada demonstra desleixo e falta de cuidado. Quando um potencial cliente visita um imóvel e não gosta do que vê, corre o risco de não aceitar a oferta.

Por isso, o ideal é deixar o imóvel com um estilo “limpo”, com móveis discretos, ambiente acolhedor e cores neutras.

3) Documentação irregular ou incompleta

Isso é o básico. Ninguém quer levar uma negociação à frente quando os documentos necessários para a compra de imóveis estão irregulares ou incompletos. Se o interessado pelo imóvel não desistir da compra, é claro que o preço vai despencar. Isso porque regularizar toda a papelada é um processo que custa tempo e dinheiro.

fatores que desvalorizam um imóvel documentação irregular

4) Falta de segurança

Qualquer lugar em que as pessoas procuram para morar passa pelo crivo da segurança. Morar em um lugar com alto índice de criminalidade está completamente fora de cogitação. Assim, é preciso que o proprietário invista em soluções para proteger o imóvel. Instalações de alarmes, cercas elétricas ou até a contratação de segurança pode facilitar a negociação.

5) Ausência de garagem

Segundo números do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o Brasil possui mais de 51,2 milhões de carros no ano passado. Dentro desse contexto, a ausência de garagem se torna mais um dos fatores que desvalorizam um imóvel. Mesmo se a pessoa não tem um veículo, isso pode mudar com o tempo e ele vai precisar de um lugar para guardar o carro.

fatores que desvalorizam um imóvel ausência de garagem

Outro problema seria uma garagem descoberta que deprecia o veículo por conta do sol e chuva. Casas sem vagas ou com garagem descoberta pode desvalorizar um imóvel.

Além dos fatores que desvalorizam um imóvel

Para que você possa alertar os proprietários sobre esses fatores, é importante reunir todas as informações de imóveis e clientes em um CRM Imobiliário. Essa ferramenta ainda faz um cruzamento de dados inteligente que faz com que você consiga oferecer o imóvel certo para cada cliente.

além dos fatores que desvalorizam um imóvel

 Boas vendas!

Posts relacionados