Para ter sucesso, o dono de imobiliária ou o corretor que tem grandes ambições e pensa em abrir seu próprio negócio deve se comportar como um verdadeiro líder no mercado imobiliário. Além das responsabilidades clássicas de quem trabalha no setor, você também precisa saber comandar uma equipe de corretores.

E engana-se quem pensa que liderar um time de profissionais se resume a dar ordens. Longe disso. Aliás, ser um líder no mercado imobiliário não é coisa simples.

Você pode até ter aptidão para isso, mas precisa demonstrar da melhor forma possível. E uma dessas formas é mostrar que sabe qual a diferença entre ser líder e ser chefe.

Diferença entre ser líder e chefe

A figura do chefe está muito ligada ao sentido figurativo. Ele é aquele que está à frente de qualquer pessoa e tem, por consequência, uma autoridade superior, devido ao seu posto. Ao passo que o líder vai além dessa representação simples.

líder no mercado imobiliário ou chefe

O líder tem o potencial que lhe permite ser seguido, respeitado e obedecido. Também consegue unir os demais em torno de um propósito comum ou lutar por seus interesses. Para alcançar esse prestígio, é preciso, no entanto, ter algumas características.

Transmitir segurança e estimular os comandados

No mercado imobiliário, assim como em qualquer área,  bons líderes encorajam seu time a se manifestar, expressar opinião e, assim, contribuir para os bons resultados com segurança. Manifestar-se de forma intimidadora e impositiva, por exemplo, definitivamente não é a forma de alcançar esses objetivos.

Ao transmitir a segurança que os corretores de sua equipe precisam, você também pode estimulá-los no trabalho. E quando há estímulo, cada indivíduo desenvolve a capacidade de resolver, a seu modo, os problemas que venham a surgir.

Capacidade de reconhecer

E quando um corretor da sua imobiliária obtém êxitos individuais no trabalho ou fazem uma boa conquista, é preciso saber reconhecer isso. Um líder é capaz de reconhecer o papel de cada pessoa que trabalha com ele e para ele.

líder no mercado imobiliário reconhecer

Em determinadas situações, os pontos positivos de cada um da equipe podem ser utilizados de forma estratégica para que todos atinjam uma meta, compartilhem experiências e até identifiquem uma novidade ou problema do mercado.

Dar feedbacks da maneira correta

Da mesma forma, o líder no mercado imobiliário precisa estar atento às deficiências de um corretor de imóveis com quem trabalha. Nesses momentos, dar um feedback é a melhor maneira de contornar a situação.

No entanto, o feedback precisa ser construtivo, não pode ser aplicado apenas com o objetivo de apontar contras, mas também ressaltar os prós e orientá-lo a utilizar nos momentos corretos. Você precisa deixar claro, de forma profissional, que o feedback é feito para ajudar seu corretor a melhorar sempre. Você está lá para ajudá-lo, não humilhá-lo.

Liderar e ensinar

Em certos momentos, o líder deve atuar como um professor, sobretudo para quem ainda está dando os primeiros passos no mercado imobiliário. Bons líderes têm prazer em ensinar e, inclusive, humildade para aprender.

líder no mercado imobiliário ensinar

Um líder que ensina deixa a boa sensação de que todos têm sua função garantida, e que suas atuações serão respeitadas e valorizada em nome do benefício de todos que fazem parte da imobiliária.

Comunicação é a chave do sucesso para um líder

Há uma outra característica que também pode fazer a diferença na liderança: a boa comunicação, a mesma que você utiliza com os clientes na hora de vender um imóvel. Ela facilita muito na aplicação de todas as especificações anteriores.

Mais do que procurar os corretores para passar uma mensagem, é fundamental deixar as portas da sua sala sempre abertas. Em algumas ocasiões, você não consegue identificar um problema de um profissional. Então, deixe que ele tome a iniciativa para uma conversa franca.

Líder no mercado imobiliário usa a tecnologia a seu favor

Como falamos no início deste texto, estar à frente de muitos profissionais não é nada fácil. Ainda mais quando cada um se comporta de uma maneira e tem objetivos diferentes na carreira. E você precisa estar por dentro de tudo para realizar uma gestão justa.

líder no mercado imobiliário tecnologia

Nesse sentido, um líder no mercado imobiliário não abre mão de contar com uma plataforma imobiliária para facilitar sua administração.

Além de reunir informações de clientes e da carteira de imóveis, Software Imobiliário de Gestão permite que você avalie o desempenho de toda a sua equipe, como status de atendimento e número de vendas e captação de imóveis. Isso sem mencionar que a ferramenta ajuda no gerenciamento financeiro da empresa.

Em suma, não poupe esforços para ser um líder de sucesso. Afinal, para ser chefe, estar em um cargo de destaque pode bastar, mas ser líder exige bem mais.

Posts relacionados