Relacionamento. Talvez, essa seja a palavra-chave do sucesso de um corretor de imóveis. Afinal de contas, ninguém negocia um bem tão valioso com desconhecidos. Um caminho interessante para conquistar a confiança da persona da sua imobiliária está em recorrer à técnica rapport para vender imóveis.

Se você nunca ouviu falar nesse termo, não se preocupe. Vamos explicar, neste texto, seu conceito e como adotá-lo no seu dia a dia. Acompanhe.

Explicando o termo

De origem francesa, rapport significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. Traduzindo em miúdos, podemos relacionar o termo como ter empatia, harmonia e confiança dentro de um processo de comunicação. Quando há rapport entre você e o seu cliente, por exemplo, significa que vocês sentem uma conexão e, por consequência, a conversa flui melhor.

Aplicando esse método com sucesso, os clientes passam a enxergar em você o corretor ideal para conduzir a negociação.

Técnicas de comunicação

Para que a comunicação tenha fluidez, é preciso estar atento a uma série de detalhes. Aqui, a linguagem corporal é decisiva. Em outras palavras, procure olhar nos olhos do cliente, equilibrar o tom de voz e manter uma expressão positiva e de entusiasmo, sem dar sinais de cansaço.

rapport para vender imóveis comunicação

Nem pense em ficar de braços cruzados ou ter qualquer reação brusca. Isso pode demonstrar desinteresse de sua parte e, por consequência, afastar o cliente.

Caso o primeiro contato seja feito na internet por meio de um chat online, por exemplo, ainda vale ficar atento aos detalhes. Procure escolher bem as palavras para não parecer agressivo e responda a todas as perguntas. É possível ser educado pela internet.

Andamento da venda

Timing é importante em qualquer negócio, principalmente quando falamos em vendas. Fazer uma oferta no momento errado, quando o cliente ainda não está preparado para dar um passo adiante, é um tiro no pé.

Enfim, o corretor precisa saber o momento exato de tomar atitudes. Como você se relaciona com dezenas de pessoas por dia, é importante manter um controle do status de cada negociação. A solução está em contar com um CRM Imobiliário.

Além de reunir todas as informações trocadas nas primeiras conversas com o cliente, essa ferramenta faz um cruzamento de dados inteligentes. Assim, mais do que fazer a proposta na hora exata, você consegue oferecer o imóvel certo, ou seja, o mais compatível com o perfil de cada cliente.

Técnica do espelhamento

Ao utilizar o rapport para vender imóveis, você cria uma conexão forte com o seu cliente. Esse relacionamento precisa ser tão forte que você deve adotar a técnica espelhamento. Isso nada mais é do que copiar os principais elementos de sua linguagem corporal.

rapport para vender imóveis espelhamento

Portanto, analise a postura, expressões faciais e gestos do cliente. Depois, faça o que ele fizer, de forma sutil. Se ele é mais calmo, fale mais baixo como ele e não seja muito agitado. O inverso funciona para clientes mais agitados. O cliente não pode perceber que você está copiando o que ele faz. Faça com cuidado e sutileza

Considerações finais da técnica rapport para vender imóveis

Aplicar esses métodos ajudam o corretor a compreender melhor como o cliente pensa. Dessa forma, é mais fácil colocar uma ideia em prática, opinar e utilizar a persuasão no mercado imobiliário.

Mas um detalhe importante: as técnicas de rapport para vender imóveis devem ser aplicadas de forma natural. Exige-se, portanto, muito treinamento. Antes de colocá-las em prática, procure treinar com amigos. Esse preparo faz com que você não pareça um corretor amador e exibicionista.

E, claro, pode trazer muito sucesso na sua carreira. Boas vendas!

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