Você, corretor, ainda não sabe exatamente o que é Open House no mercado imobiliário? Ainda nem se quer cogitou utilizar esta técnica para impulsionar a divulgação de um imóvel em específico? Então você não pode deixar de ler o nosso guia de hoje!

Pois nele vamos lhe explicar o que é e como fazer um ótimo Open House. Assim você terá esta estratégia a mais para atingir os clientes certos e, dessa forma, intensificar as suas vendas. Acompanhe para saber mais.

O que é Open House no mercado imobiliário?

Na tradução literal, Open House significa “Casa Aberta”, ou seja, estamos falando da abertura de um imóvel para que as pessoas o conheçam, certo?

Bem, mas você pode estar pensando: “Eu, corretor, já faço isso sempre! Apresento o imóvel para o prospecto interessado e ele conhece todos os detalhes do empreendimento”. Sim, a gente sabe que você já trabalha com visitação. Mas, neste caso, a visitação é diferente.

o que é open house

Você não apresentará a casa apenas para uma pessoa ou uma família. Mas sim, você criará um evento em cima do imóvel, com o intuito de apresentá-lo para um número maior de pessoas. Assim ele poderá ser observado por mais de um interessado, ao mesmo tempo!

E, desse modo, as chances de você fechar uma venda aumentam de um modo bem expressivo.

Porém, embora esta estratégia seja bastante utilizada e gera muito resultado para os corretores, é preciso que ela seja executada corretamente. Caso contrário, você pode acabar atraindo prospectos que não são tão, digamos, “quente”. Ou seja, eles não apresentam tantas características de quem irá fechar com você.

Continue lendo para saber mais sobre, e inclua a estratégia de Open House da melhor forma possível.

Como fazer um Open House?

Agora que você já sabe o que é Open House, é hora de aprender a como implantá-lo corretamente. Confira:

1- Escolha o imóvel

Antes de qualquer coisa, você precisa fazer uma pesquisa e uma analise aprofundada de todos os imóveis disponíveis em sua imobiliária. Afinal de contas, nem todos os empreendimentos são bons para este tipo de evento.

Os condomínios, por exemplo, podem não gostar de um Open House em um apartamento, não é mesmo?

Pois bem, procure sempre por um imóvel que tenha uma localização interessante, e que se enquadre no público alvo que você pretende atingir. Por exemplo, se você quer atingir clientes de alto padrão, precisa, obviamente, apostar em um imóvel de luxo, certo?

Além disso, precisa escolher aqueles que são mais acessíveis, e próximos a bairros e ruas movimentadas. Assim o seu evento chamará muito mais a atenção das pessoas, e, desse modo, poderá aproximar ainda mais prospectos.

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2- Divulgue o evento de maneira estratégica

Não adianta programar um evento épico se você não divulgá-lo de modo estratégico.

É por isso que você precisa investir em flyer, placas e sinalizações próximos ao imóvel, com o intuito de chamar a atenção de todas as pessoas que passam por ali todos os dias.

Do mesmo modo você precisa criar campanhas virtuais segmentadas, que atinjam o seu público e desperte o interesse naqueles que podem vir a fechar um contrato com você. O Google Ads e o Facebook Ads são ótimas opções neste caso, já que você pode segmentar por localização, por exemplo.

Lembre-se de também divulgar em suas mídias sociais no modo gratuito. Desde que, obviamente, você não tenha convidados muito específicos e o evento seja um pouco mais, digamos, “aberto” de fato. Neste caso, você pode usar os grupos de Facebook como estratégia.

3- O que é Open House sem uma carta de apresentação?

É muito importante que além de cuidar da limpeza e da imagem da casa para o dia do evento, você também prepare uma breve carta de apresentação do imóvel.

Mas o que seria essa carta? Basicamente você escreverá uma descrição do imóvel, mas não de um modo super formal. Ou seja, você pode escrever uma descrição que fique mais descontraída, de acordo com o seu público alvo, e que seja feita em texto corrido.

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Lembre-se também de incluir uma foto de qualidade e colorida na carta. Além disso, finalize com todas as suas informações de contato, incluindo horário de atendimento. Assim, caso alguém se sinta muito interessado no imóvel, poderá entrar em contato diretamente com você.

4- Capriche na decoração

A decoração precisa ser preparada com muito capricho e, ao mesmo tempo, muito cuidado. Mas o que estamos querendo dizer com isso? Estamos querendo dizer que você pode sim criar uma decoração bastante elaborada e bonita, mas tem que levar em consideração o que o seu público pode esperar do local.

Por exemplo, se o seu público for compradores de casas de alto padrão, a sua decoração pode seguir uma pegada mais de luxo, sofisticação e elegância. Assim você agradará os seus prospectos em todos os aspectos envolvidos com o evento.

O segredo é você conhecer bem o público que quer atingir, e ter isso assinalado desde o começo do projeto de Open House. A partir disso, é só elaborar uma decoração bonita e simples que possa combinar com o tipo de pessoa que você deseja ter no seu evento. O resto será lucro!

5- Providencie o coquetel e os canapés

Você já sabe o que é Open House, não é? Mas você sabe o que é indispensável neste tipo de evento? Bem, deixa a gente te contar: o coquetel e os canapés são a famosa “cereja do bolo” para os visitantes.

Embora as pessoas estejam mais interessadas em conhecer o imóvel de fato, ao você oferecer estas comidinhas e bebidas saborosas, durante o evento, elas se sentirão ainda mais acolhidas e confortáveis. Além disso, a interação entre os visitantes será mais natural e leve, tornando o momento perfeito para você persuadir os seus prospectos.

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Afinal de contas, quando estamos confortáveis, bem, acolhidos e “mimados”, automaticamente ficamos mais aberto a negociações. Simplesmente porque não temos nenhuma preocupação como impeditivo!

Logo, oferecer um coffee break é uma ótima maneira de formar um vínculo ainda mais próximo com todos os prospectos ali presentes.

6- Convide os prospectos (ou deixe a casa realmente aberta)

Você se lembra que anteriormente nós mencionamos que os prospectos poderiam ser convidados de um modo mais segmentado, do mesmo modo que o Open House poderia ser aberto? Pois é.

Você precisará estudar qual a melhor estratégia para o tipo de imóvel que você deseja divulgar no momento. Assim será possível estipular se serão convidados apenas clientes estratégicos, que fazem parte dos seus leads e do seu funil de vendas, ou se você abrirá o evento para a comunidade.

É importante salientarmos que as duas formas estão corretas, e as duas geram resultados positivos. Não obstante, nem sempre as duas serão boas para todos os imóveis. É preciso estudar os objetivos, o tipo de imóvel e a “pressa” em vendê-lo.

7- Contrate uma empresa para cuidar da segurança

Contratar uma empresa para cuidar da segurança durante o evento é fundamental! Afinal de contas, você estará abrindo a propriedade de outra pessoa para divulgar a “estranhos”. E, desse modo, todo cuidado é essencial para garantir que tudo ocorra da melhor forma do início ao fim.

E esta regra é ainda mais importante se você optar pelo Open House que ocorre de maneira “aberta” para todos que queiram conhecer o lugar, sem o critério de ter sido convidado ou não.

Lembre-se: a segurança e a prevenção sempre serão investimentos, e nunca gastos. Inclusive esta é uma forma de demonstrar a sua preocupação para com os seus clientes, o que gera ainda mais empatia e afeto por parte deles. Consequentemente, isso também criará chances maiores de você efetivar a sua venda.

8- Cuide da iluminação e da música

O ambiente precisa estar super confortável e convidativo no dia do evento. Afinal, não adianta saber o que é Open House e simplesmente ignorar estes detalhes que fazem toda a diferença na composição do imóvel como um todo.

Logo, o ideal é que você contrate uma equipe especializada, que possa cuidar da iluminação na área de festas, por exemplo. É claro que você não precisa criar uma super festa, como se fosse uma “balada”, mas ter uma música que torne o clima mais descontraído e leve é fundamental.

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Assim os seus potenciais clientes já poderá se sentir inclusive mais inseridos no imóvel. E, desta forma, poderão imaginar os possíveis eventos que eles mesmos poderão fazer ao longo dos anos em que viverem na nova casa.

Além de que uma música ambiente e alegre é sempre uma ótima pedida para elevar o clima em qualquer tipo de festa, evento ou ocasião, não é mesmo?

9- Apresente a casa para os convidados

Agora que você já sabe o que é Open House e já aprendeu tudo que precisa ser feito para criar um evento incrível, é chegado o momento mais importante da ocasião: a apresentação propriamente dita.

É claro que você não precisa se transformar em um “guia turístico” que apresenta os monumentos para uma excursão. Mas é importante que você apresente o imóvel, mesmo que apenas falando sobre as características dele.

Demonstre disponibilidade para responder possíveis questionamentos que podem surgir durante a visitação, e fale sempre sobre todos os pontos positivos do imóvel. Lembre-se que isso tudo pode acontecer de uma maneira mais natural, e não há necessidade de criar um longo discurso para tentar persuadir o cliente. Ali não é o momento de dar sermão, ok?

Mas sim, permita que tudo ocorra de um modo leve. Fale sobre as características, fale sobre a luz natural… Converse em pequenos grupos e destaque pontos que possam encantar as pessoas. Não precisa nem falar com todo mundo ao mesmo tempo!

Na verdade, o ideal é que você crie um evento bastante agradável, e que permita que todos se sintam super confortáveis e acolhidos no ambiente. Quanto mais “em casa” eles se sentirem, melhor será para as suas chances de fechar um negócio.

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Agora você já sabe o que é Open House!

Viu só como é muito mais simples do que você imaginava? Agora que você já sabe o que é Open House já poderá investir nesta estratégia para elevar ainda mais as vendas da sua imobiliária.

Para isso, a dica extra que lhe damos é: foque na comunicação que você tem com cada cliente e prospecto seu. Assim você poderá sempre criar mega eventos de sucesso e que impulsionem ainda mais as suas vendas.

Sabe por que isso acontece? Simplesmente porque você sempre saberá quais são os prospectos que precisam de convite especial para um Open House específico. E, desse modo, impacta a sua persona de uma maneira certeira e muito interessante.

Mas como você pode pôr isso em prática da melhor forma? É simples: basta você apostar em uma ótima ferramenta de CRM imobiliário, por exemplo. A partir dela você conseguirá categorizar os seus prospectos e saberá qual é o melhor momento de convidar cada um deles para um Open House.

Além disso, manterá uma proximidade muito interessante que, quando você o convidar para o evento, será quase impossível ele lhe dizer não!

Portanto, invista sempre na comunicação que você tem com cada um dos seus leads e prospecto. E, para isso, conte com a ajuda da Ville Imob!

Nós temos uma plataforma especializada em imobiliárias, que tem um único objetivo: gerar resultados positivos para o seu negócio. Nesta plataforma você encontra a ferramenta de CRM como sua aliada no desenvolvimento da sua empresa.

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Conte com a gente e boas vendas!