A participação da mulher no mercado imobiliário é algo que vem crescendo de maneira constante. Por exemplo, em 1995 estima-se que as mulheres eram apenas 8,3% do total de corretores no país. Em 2013 este número cresceu para 32%, segundo pesquisa do Cofeci. O número era animador pois mostrava um crescimento significativo. Mas, ainda assim, claramente havia espaço para melhora e aumento na participação feminina no setor.

E, de acordo com uma pesquisa divulgada no Estado de Minas em 2016, as mulheres já representam 48% do número de corretores em atividade no país. Este crescimento poderia ser justificado pelas constantes lutas e exigências das mulheres. E é claro, os direitos conquistados pelas mulheres ao longo das últimas décadas é algo inerente às mesmas. E estas conquistas tiveram influência significativa na maior participação das mulheres no mercado de trabalho, em vários cargos e nos mais diversos níveis.

Mas não é só a luta por direitos que justifica a participação crescente das mulheres no setor imobiliário. Uma série de características femininas pode ajudar a explicar o motivo delas estarem dominando cada vez mais esta área.

Condução de negócios distinta

As mulheres apresentam uma maneira diferente de conduzir negócios. Alguns afirmam que mulheres têm paciência, cautela e empatia, o que ajuda as mesmas a entender determinadas situações críticas em negociações.

mulher no mercado imobiliário reunião

Mas estas características podem até ser mais presentes nas mulheres que nos homens. Mas sozinhas elas não justificariam a maior participação das mulheres. Solange Rettore é uma psicóloga que atua como corretora de imóveis. Em entrevista à Exame.com ela afirmou que “nos dias atuais o poder de compra e de decisão é muito mais feminino, principalmente no mercado residencial”.

Ela justifica este ponto de vista levando em conta que a decisão da compra do imóvel interfere diretamente nas questões relacionadas à família. Por exemplo, mulheres estão mais preocupadas com a proximidade de escolas, supermercados, farmácias, hospitais e serviços em geral. Isso sem contar na questão decorativa e de disposição do mobiliário, que também costuma ficar a cargo das mulheres.

Logo, a mulher tem uma visão mais detalhista que o homem na hora de decidir pela compra de um novo imóvel. Ou seja, a mulher acaba sendo mais influente na decisão final de compra.  Neste contexto, uma corretora acaba saindo na frente. Isso porque a mesma terá mais facilidade ao entender os desejos da mulher que irá comprar o imóvel em questão. Assim fica mais fácil de justificar, por exemplo, a empatia maior das mulheres no mercado imobiliário.

E isso não quer dizer que não existam homens com características bem similares. No entanto, em termos estatísticos, um número maior de mulheres apresenta este tipo de perfil com maior sensibilidade, delicadeza e empatia.

Participação maior nas universidades

Um dos pré-requisitos para conseguir realizar o seu registro no CRECI é a comprovação de conclusão de um curso técnico ou superior na área. É natural que o curso só corresponda à alguns aspectos da vida de um corretor de imóveis. Em outras palavras, é essencial que o corretor busque por maneiras de aperfeiçoar e complementar a sua formação durante a sua carreira.

mulher no mercado imobiliário analise

E, quando o assunto é a busca por maneiras de aumentar a produtividade por meio da qualificação, as mulheres certamente se destacam. Um dado interessante, por exemplo, foi divulgado pelo Inep. No ano de 2016, as mulheres foram responsáveis por cerca de 56% das inscrições em instituições de ensino superior no Brasil.

Novamente, isso não quer dizer que homens não se dedicam ao estudo e ao aprimoramento de suas habilidades como corretores. Aliás, estes dados são todos levando em consideração fatores estatísticos. Logo, sempre existirão casos isolados, mas, quando vemos tudo de uma maneira mais abrangente é este padrão que percebemos.

Dicas para vender imóveis para mulheres

As mulheres são, como já dissemos, uma das maiores vozes quando o assunto é a decisão na compra de um imóvel. Logo, é importante que o corretor ou a corretora de imóveis saiba o que ela valoriza e quais são as melhores estratégias de venda. Portanto, separamos algumas dicas em geral para que você tenha sucesso nas negociações.

Mostre várias opções

Uma das características das mulheres é que elas não veem o processo de compra de imóveis como um grande incômodo. Enquanto homens são mais práticos e escolhem a opção que parece mais lógica, muitas vezes de maneira até apressada. Mulheres são mais detalhistas e até gostam de todo o processo de pesquisa e avaliação dos imóveis.

Ou seja, você tenta filtrar ao máximo os imóveis da sua carteira antes de apresentar as opções ao cliente? Então, pense duas vezes ao apresentar imóveis para as mulheres. Deixe que elas escolham mais livremente os imóveis. Aliás, informe para elas o seu site imobiliário, onde elas poderão pesquisar e ver os imóveis com mais calma.

Apresente diferenciais

Mulheres estão interessadas no valor do imóvel e nos aspectos principais. Podemos citar, por exemplo, a área construída, número de cômodos e os diversos outros detalhes. No entanto, isso não é tudo: por serem detalhistas, as mulheres estão em constante buscas de pequenos diferenciais que podem ajudar na decisão final de compra.

mulher no mercado imobiliário encontro

Um imóvel pode apresentar dezenas, de pequenos detalhes cruciais. Você pode citar os materiais utilizados na construção por exemplo. Um material mais resistente e que irá garantir maior durabilidade ao imóvel pode ser o diferencial. Em outras situações o a posição do sol e a maneira que o mesmo entra no imóvel e o detalhe que faltava.

Enfim, existem vários pequenos fatores que podem tornar o imóvel a melhor opção. Uma dica é conversar com o antigo proprietário e perguntar o que ele mais apreciava do imóvel. Anote estas informações e fale para o seu cliente no momento da visita ao imóvel.

E não se esqueça, existem ferramentas que podem ajudar no processo de venda do imóvel. É o caso do ville Imob que possui um site imobiliário próprio incluso na plataforma. Assim, o corretor tem um site para expor seus imóveis e, assim, fica fácil informar aos seus clientes onde eles (ou elas) podem encontrar os imóveis que você tem disponível. Você pode fazer um teste grátis de quinze dias para experimentar a ferramenta.

Por hoje é só! Nós, da equipe do ville Imob desejamos um feliz dia das mulheres a todas as corretoras de imóvel do Brasil. Esperamos que vocês tenham boa sorte e bons negócios!