O marketing para LinkedIn é muito relevante para qualquer negócio. Afinal, há um público muito qualificado por lá. Porém, é preciso entender algumas coisas da plataforma para que, principalmente imobiliárias, consigam ter sucesso utilizando a rede. Como você sabe, o LinkedIn é um local em que as pessoas estão para buscar empregos. E talvez, você possa se perguntar como isto tem ligação com uma imobiliária.

Pois bem, há diferentes formas de interpretar. A mais simplória é pensar que não há oportunidades neste local. E a mais interessante, é pensar que por lá há um público muito qualificado e segmentado. Ou seja, você poderá elaborar uma proposta de marketing para imobiliárias que compreenda diversos tipos de público. E quanto mais específicos eles forem, melhor.

E neste caso, o LinkedIn é campeão. Afinal, nas redes mais comuns dificilmente você encontrará pessoas de nichos específicos de forma tão rápida. É claro que é possível. Mas é preciso um trabalho muito grande de conteúdo e anúncios. Desta forma, elaboramos um guia com tudo que você precisa saber para experimentar uma alternativa para seu projeto. Acompanhe.

marketing para LinkedIn

Marketing para LinkedIn: Como posicionar sua imobiliária?

O primeiro passo para criar um bom marketing para LinkedIn é, acima de tudo, entender como posicionar a sua imobiliária. Veja que as pessoas que estão lá, estão em busca de algo em comum; empregos, promoções, conhecimento e oportunidades. E isto nos dá uma margem muito boa para desenvolver um trabalho voltado em alguns pontos específicos.

Da mesma forma que o corretor ou imobiliária precisa se posicionar no mercado imobiliário, é preciso também fazer isso de maneira inteligente nas redes sociais. Há quem acredite que somente criar as redes principais (Facebook, Instagram, LinkedIn) pelo simples fato de tê-las, fará o negócio crescer.

Mas isto não é verdade. É preciso realizar um trabalho por trás para que, acima de tudo, haja coerência no que você está fazendo. E já podemos adiantar: isto não é tão simples e muito menos pode ser feito da noite para o dia. Criar engajamento e relevância leva tempo. Pois você precisa construir laços e as pessoas precisam gostar de você.

E talvez esta seja uma das dicas mais importantes: faça com que as pessoas gostem de você. É isto que, com o passar do tempo, fará você se tornar autoridade no assunto. E quando você se torna autoridade no assunto, dificilmente alguém abre mão de “confiar” em você. Afinal, você a conquistou, gerou confiança e credibilidade.

E redes sociais para imobiliárias ou para empresas no geral, é sobre isso: gerar empatia, confiança e credibilidade. E não apenas postar ofertas, promoções, lançamentos, etc. As pessoas não estão lá para ver isto. Estão para consumir conteúdo. E quanto melhor for este conteúdo, maior será a relevância dele.

O primeiro passo é entender a rede

Então vamos lá. Agora que você já entendeu um pouco mais da importância de respeitar a rede social e entender a real motivação de estar nela, vamos dar um passo adiante. Como funciona o LinkedIn? É isto que você precisa levar em consideração na hora de implementar estratégias de marketing para sua imobiliária.

Além disso, você precisa entender qual o motivo de você estar lá. O que você busca na rede? Quem você busca? Como você busca? Todas estas perguntas são ótimas provocadoras de pensamento. Pois precisam estar devidamente respondidas para que um bom planejamento digital possa ser feito.

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E isto quer dizer que você não pode adaptar a rede a suas necessidades. Você precisa fazer justamente o contrário: adaptar as suas necessidades a rede. O LinkedIn no mercado imobiliário pode ser uma ferramenta excelente.

Mas, você precisa entendê-la. Por exemplo, no Instagram você postará fotos bonitas. Pois é isto que as pessoas querem ver. No Facebook, poderá compartilhar vídeos ou links e isto será bem aceito.

Já no LinkedIn, o que você poderia publicar? Textos, dicas, resolução de problemas, materiais educativos, etc. Consegue perceber a diferença? Aproveitar as características de cada rede é o que fará você ser bem recebido. Aproveite isso.

Público-alvo

Depois de se adaptar a rede, você precisa entender quem está nela. No caso, o público-alvo. De nada adianta você publicar conteúdos para pessoas que não querem ver aquele conteúdo. E de nada adianta você estar em uma rede que não compreende o seu público-alvo. Este é o ponto de equilíbrio que você precisa encontrar para ter sucesso no médio e longo prazo.

Por isso, é preciso dar um passo atrás antes mesmo de sair criando contas e anúncios no LinkedIn. O marketing para LinkedIn precisa começar ainda dentro do seu planejamento, levando em consideração as suas metas, objetivos e necessidades. Tudo isso para ter a maior coerência possível entre o que você quer e o que você precisa.

Entenda o seu público-alvo. Faça uma avaliação dos seus imóveis e identifique as principais características das pessoas que poderiam comprá-lo. E neste caso, é importante entender que quantidade não é qualidade. Ou seja, você não precisa atingir milhões de pessoas. Você precisa atingir as pessoas certas!

Por exemplo, se você tiver um imóvel que seja destinado para um público de meia idade, em cargos de direção de empresa, esta é sem dúvidas uma ótima maneira de oportunizar um anúncio direcionado. Pois você encontrará este tipo de perfil no LinkedIn. Viu só como uma rede social de empregos pode gerar muitas oportunidades?

Comportamento do usuário

O comportamento do usuário é um importante passo para ser levado em consideração na hora de criar conteúdo para o LinkedIn. Afinal, as pessoas que estão lá irão agir de formas diferentes uma das outras. E isto significa dizer que você também pode fazer um estudo com base nos seus imóveis. E, assim, encontrar um comportamento que faça sentido para suas ações.

Por exemplo, se você tiver um imóvel próximo a determinada empresa, poderá anunciá-lo para pessoas que recentemente começaram a trabalhar naquela empresa. Assim você falará especificamente com um tipo de pessoa que possui muita relevância para os negócios. E este é apenas um exemplo das muitas possibilidades que você pode encontrar.

O mais importante é estudar o comportamento das pessoas e tentar imaginar uma persona imobiliária específica. Com isso, seus anúncios ficam muito mais direcionais, geram muito mais empatia e engajamento. E, obviamente, isto faz toda diferença no futuro.

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O que as pessoas buscam lá?

Esta é uma pergunta muito importante a se fazer antes mesmo de mergulhar de cabeça no marketing para LinkedIn. O que as pessoas buscam na rede social? Este será um ótimo direcionamento que você pode e deve ter em todas as suas campanhas e ações. Afinal, é muito importante entender o que de fato as pessoas precisam.

Um produto é muito baseado em uma solução de problemas. O produto ideal não é o mais barato ou aquele cheio de benefícios e atributos. O produto ideal é aquele que resolve um problema específico e pontual de alguém. No caso de imobiliárias, os problemas que um imóvel resolve podem ser muitos.

Uma família grande, pode precisar de muito espaço. Logo, um imóvel grande é a resolução de um problema. Um casal jovem recém casado, talvez queira um quarto extra para um futuro bebê. Logo, um imóvel neste sentido pode ser a resolução de um problema. E o mesmo você precisa levar em consideração dentro do LinkedIn.

Como esta é uma rede profissional, o que as pessoas de fato buscam por lá e como você pode ajudá-las? Conforme já mencionamos, você pode oferecer conteúdos educativos, ajudar de alguma forma prática, fornecer dicas sobre assuntos relacionados a profissões específicas, etc.

Adapte-se a linguagem da rede

Use a empatia para vender mais. Ela é uma ótima arma de geração de clientes qualificados. E como você pode aproveitá-la ao máximo? Adaptando-se a linguagem da rede social em questão. O marketing para LinkedIn é também muito baseado naquilo que as pessoas estão comentando e, claro, como estão comentando.

De nada adianta você utilizar uma linguagem que não seja adequada para a rede. Por isso, e fundamental pesquisar e sentir a maneira que as pessoas falam e conversam naquele ambiente. Lembre-se: você não espera que as pessoas se adaptem a sua empresa. Você é quem precisa se adaptar ao ambiente, caso o seu público-alvo esteja presente.

Quando há este tipo de conexão empática, tudo se torna mais fácil. Pois mais uma vez, você começa a se tornar referência no assunto. E, se conseguir se comunicar da mesma maneira que o público se comunica, melhor ainda! Use gírias, jargões, expressões e dialetos específicos que você conseguir identificar dentro do público-alvo que você quer atingir. Isto será ótimo.

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Crie conteúdo de qualidade para o público do LinkedIn

Marketing para LinkedIn é também entender que você precisa criar conteúdo de extrema qualidade para o seu público. Não adianta você chegar de uma hora para outra na rede, fazer campanhas de anúncios para impactar as pessoas se elas sequer conhecem a sua empresa, a sua proposta e seu trabalho.

Produza conteúdo antes mesmo de pedir algo para os clientes prospectos. Esta é uma excelente forma de prospectar potenciais clientes, pois quando você oferece conteúdo, estará criando uma sensação de “dívida” no inconsciente das pessoas. E esta sensação de dívida, muitas vezes pode ser paga com a aquisição ou aluguel de um imóvel. Ou seja, conversão.

Faça anúncios relevantes

Depois que você já criou conteúdo por algum tempo no LinkedIn, seja em texto, vídeo ou infográficos, está na hora de dar um passo adiante: fazer anúncios. Conforme vimos até aqui, esta rede está repleta de oportunidades extremamente nichadas. E isto é ótimo para a segmentação da sua empresa.

A plataforma disponibiliza diversos formatos para que você potencialize ainda mais as visualizações do seu conteúdo. Você poderá fazer anúncios em formato de texto, imagens, vídeos e até mesmo mensagens!

Ou seja, desde que você elabore uma estratégia eficiente e com objetivos claros, sempre haverão oportunidades excelentes para você testar um público-alvo ou mesmo uma segmentação específica.

Além disso, você poderá usufruir do painel de métricas que a plataforma oferece. Depois que seus anúncios estiverem rodando, você poderá acompanhar tudo que está acontecendo e como eles estão indo. E, como você sabe, informação é a base de passos mais longos e inteligentes. Por isso, utilize as informações que você obter com os seus anúncios e melhore ainda mais.

Utilize técnicas de SEO para ranquear no Google

O marketing para LinkedIn é ótimo para posicionar conteúdos no Google. Afinal, a plataforma oferece a possibilidade de você escrever artigos. Da mesma forma que você cria conteúdo para o seu blog imobiliário, poderá criar no LinkedIn. E isto é ótimo, pois o Google começará a entender cada vez mais que a sua imobiliária é relevante. Consequência disso: mais acessos, mais visitas, mais visualizações, mais prospectos!

O SEO para imobiliárias é fundamental para que projetos de médio e de longo prazo se realizem e atinjam os objetivos propostos. No caso do LinkedIn, também é válido considerar algumas técnicas específicas para ter um conteúdo bem escrito e que tenha uma boa leitura para o usuário.

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Faça um plano de marketing diferente para cada canal

E por último, nunca deixe de pensar as redes sociais de formas diferentes uma das outras. É isto que diferenciará você da maioria das pessoas que fazem marketing na internet. Há quem prefira criar um conteúdo e pulverizar ele em absolutamente todos os lugares. Esta é uma falsa sensação de otimização de recursos. Pois na verdade, as pessoas não irão dar valor para um conteúdo fora de padrão e formato.

O LinkedIn é repleto de pessoas que buscam um determinado tipo de conteúdo. Se você postar materiais que fogem ao que as pessoas buscam, dificilmente terá qualquer relevância. E isto no curto prazo logo será percebido. E uma estratégia que poderia ser boa, acaba sendo erroneamente enxergada como ruim.

Depois de planejar cada ação de forma individual, você poderá utilizar ferramentas para otimização do seu trabalho, como uma plataforma de integração social. Por lá, você conseguirá postar nas redes de forma automática, mas ainda com singularidades. Conte com a Ville Imob para ajudar sua imobiliária a crescer!

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