As fotos dos imóveis são um dos recursos mais importantes para qualquer corretor ou imobiliária. E talvez você até saiba disso. Mas, você sabe como poderia usar esta ótima ferramenta a seu favor de uma forma ainda melhor?

No artigo de hoje, vamos abordar este tema de uma forma objetiva para que você consiga tirar melhores fotos e, consequentemente, fazer com que elas chamem ainda mais atenção dos clientes. Acompanhe.

Fotos dos imóveis – como melhorá-las?

Para que você consiga tirar fotos dos imóveis de uma forma profissional, nada melhor do que contar com uma ajuda especializada, não é mesmo? É por isso que, antes de mais nada, nunca descarte um fotógrafo.

É claro que há maneiras hoje em dia de tirar fotografias imobiliárias que sejam bonitas e vendáveis. Mas não podemos deixar de lado a expertise de quem entende mais do assunto.

Por isso, o intuito deste texto não é fazer você descartar a opção de contratar profissionais. Afinal, o mercado atual não permite que façamos os trabalhos de qualquer jeito.

E podemos enxergar isso, por exemplo, no Airbnb. A empresa paga fotógrafos freelancers profissionais para que eles fotografem as casas cadastradas no site. E isto é muito interessante!

Entretanto, quando há poucos recursos ou mesmo há necessidade de otimização de serviços, nós mesmos podemos fazer as fotos dos imóveis.

Mas, como deixá-las melhores e com bom aspecto é que é o verdadeiro desafio. Acompanhe as nossas dicas e garanta o máximo da sua câmera e criatividade. Acompanhe.

foto dos imóveis

Fazendo fotos mais criativas e mais profissionais

As fotos dos imóveis podem ser feitas de diversos aspectos e com diversas perspectivas. Além do mais, você pode extrair o máximo do desempenho da sua câmera ou mesmo do seu celular.

E tudo isso sim, é favorável para que as fotos ganhem em qualidade e agradem aos olhos dos potenciais clientes.

Entretanto, há um recurso ainda melhor que pode (e deve) ser utilizado sempre, mas que nem sempre é fácil usar da maneira certa: a criatividade.

Sim, a única forma de você desenvolver e transformar algo simples em algo novo, exclusivo e diferenciado, é utilizando a criatividade.

Ela permite que possamos ir além. Ela permite que possamos criar imagens mais atraentes e com uma composição mais agradável. E por isso, a primeira dica para que as fotos dos imóveis da sua imobiliária chamem mais atenção, é usando a criatividade.

Imagine cenas, monte cenários, brinque com as possibilidades da luz do dia, experimente novos ângulos e crie histórias. E tudo isso nós vamos aprender a seguir. Continue lendo.

Equipamentos para fotos de imóveis

Os equipamentos, conforme já mencionamos, são sim importantes para que suas fotos ganhem em todos os aspectos. Por isso, ter uma boa câmera vai lhe ajudar em aspectos técnicos.

Hoje em dia, você pode encontrar qualidade inclusive em câmeras de celulares para que suas imagens saiam com mais qualidade. Veja como comprar seus equipamentos abaixo.

Ter uma câmera profissional ou mesmo semi-profissional, pode ser um investimento muito benéfico para o médio e longo prazo do seu negócio.

Ela trará, sem dúvida nenhuma, resultados satisfatórios. Juntamente com a câmera, você poderá adquirir um kit de iluminação, com um flash potente ou mesmo algumas lâmpadas de led. Elas ajudarão (muito) na criação das cenas.

Outro item que não pode faltar no seu kit fotográfico, é um tripé. Ele pode ser útil em diversas situações. Para fotos com uma exposição mais longa, por exemplo, ele será necessário.

Ou então, caso você opte por fazer fotos noturnas, dificilmente conseguirá bons resultados sem um suporte para as suas lentes.

foto dos imóveis

Outro item importante, é um bom cartão de memória. Mas cuidado: comprar um cartão de memória simplesmente pela capacidade de armazenamento, não necessariamente é o melhor caminho.

É claro que espaço é necessário, mas também é importante atentar-se para a velocidade de gravação do item. Um cartão com baixa velocidade de gravação, tornará o trabalho de fotografia desgastante e demorado.

Se você optar por não comprar uma câmera profissional ou semi-profissional, poderá usar o seu celular! Hoje em dia, os sensores das câmeras dos smartphones são incríveis.

Basta usar a dica anterior (criatividade) e criar cenas únicas. Se você quiser, também poderá ler nosso artigo sobre como tirar boas fotos imobiliárias com seu celular. Tem muitas dicas por lá!

Dicas para criar fotos dos imóveis incríveis e que vendem mais

Depois de entender que a criatividade é um dos fatores mais determinantes para tirar boas fotos e que ter bons equipamentos é um diferencial, está na hora de colocar a mão na massa de fato. Vamos entender um pouco como você poderá praticar para ter boas imagens captadas.

Separamos algumas dicas fundamentais para que as suas fotos ganhem em todos os aspectos e, desta forma, atraia e chame mais atenção do seu público-alvo nas redes sociais, em seu site imobiliário ou em algum portal de vendas. Acompanhe.

A luz é fundamental para fotos dos imóveis

Se você não entende muito dos conceitos técnicos e primários da fotografia, é importante destacar: uma foto nada mais é do que luz. Ou seja, toda e qualquer imagem captada através da lente de um celular ou de uma câmera profissional, é a representação do reflexo da luz.

E isto nos leva diretamente ao ponto mais importante para que as fotos dos imóveis fiquem incríveis: luz.

Uma boa iluminação, além de facilitar nos aspectos técnicos da foto, trazem sempre uma sensação ou um ar de tranquilidade e paz. Ou seja, ilumine as suas cenas.

Pense uma imagem de forma que a luz esteja presente. Seja esta luz em forma de luz natural (sol), ou luz artificial, como flash ou lâmpadas de led, conforme mencionamos acima.

foto dos imóveis

A luz fará com que o seu cliente prospecto desperte ainda mais energias positivas por determinado imóvel. Pois a luz dará intensidade, equilíbrio e muita nitidez para qualquer cenário.

Por exemplo, imagine uma sala de estar que possui diversos detalhes e texturas. Sem luz, isto será perdido. Com luz, isto será muito bem definido.

Mas cuidado: o excesso também é prejudicial. Ou seja, luz é importante. Mas em excesso, ela deixará as sus fotos estouradas e com aspecto nada profissional.

Principalmente se o ambiente tiver paredes, móveis ou objetos brancos. Por isso, todo equilíbrio é sempre bem-vindo. Tente sempre prezar pela suavidade.

Faça planos de diversos ângulos

Para fazer boas fotos dos imóveis, além da luz, você precisará explorar os diversos ângulos que a casa permitir. E esta dica está muito relacionada com a criatividade. Ou seja, é preciso ser criativo para que estas cenas sejam montadas de uma forma que não pareça exagero.

Quando o potencial cliente está buscando um imóvel, tudo que ele quer é sentir-se dentro daquele imóvel. E as fotos ajudarão a criar este clima. Por isso, quanto mais ângulos dos espaços você criar, mais a imaginação deste potencial cliente irá trabalhar.

Busque ângulos de uma forma que transmitam a casa como um todo, alguma parede em específica, alguma direção que valorize, etc. O importante não é só mostrar os ambientes.

O importante é fazer a pessoa se imaginar nestes ambientes. E isto, dentro de um funil de vendas bem estruturado, poderá fazer toda a diferença.

Conte histórias com as fotos dos imóveis

Talvez você já tenha ouvido falar da técnica de contar histórias com as fotos. Este recurso é válido não só para fotografias de imóveis, como para todos os tipos de fotos.

Pois é uma ótima estratégia de criar uma imersão e assim conseguir conduzir o pensamento e a imaginação de quem está consumindo as imagens.

Para entender melhor, vamos exemplificar. Para que você consiga contar boas histórias com as fotos dos imóveis, é importante, antes de mais nada, elaborar a história na sua cabeça ou mesmo em um papel.

foto dos imóveis

Esta história pode ser uma simples cena. Por exemplo, imagine seu público-alvo e pense o que ele faria assim que chegar em casa após um dia de trabalho. Desta forma, você poderá fotografar cenas e ambientes que façam este potencial cliente, sentir-se de fato em casa. Veja o exemplo.

Comece pela porta principal, passe pela cozinha, depois o banheiro com o chuveiro, vá para a sala de jantar, depois fotografe a sala de TV e, por último, faça cenas no quarto.

Isto criará uma sensação de aconchego em quem consumir as imagens. E, inconscientemente, isto fará bem para o processo de vendas.

Explore cores, formas e texturas nas fotos dos imóveis

Cada casa ou apartamento vão ter suas peculiaridades. Ou seja, as fotos dos imóveis podem ser mais do que simplesmente um clique em cada cômodo.

É claro que estas fotos mais simples também são de muita importância e relevância e não podem faltar. Mas você poderá, inclusive, explorar cores, formas e texturas.

Se a casa tiver uma parede com acabamento diferenciado, capte a imagem. Se houver algum balcão na cozinha com um mármore detalhado, capte a imagem. Se houver algum ponto de luz ou abertura para a luz do sol, capte a imagem. E assim por diante.

Isto ajudará no processo de contar a história que vimos anteriormente.

Monte cenas que sejam vendáveis

Outro aspecto muito positivo que pode ser explorado nas fotos de imóveis, são as cenas criativas e vendáveis. Conforme mencionamos anteriormente, montar uma história e transmitir boas sensações para o potencial cliente é fundamental.

E se você unir o útil ao agradável, tornará este processo ainda mais completo.

Por exemplo, você poderá montar cenas na casa que sejam reais e que transmitam conforto. Montar uma mesa de café da manhã ou mesmo projetar uma noite filmes na sala pode ser uma ótima ideia.

Além do mais, você poderá explorar fotos das áreas externas do imóvel (se tiver), criando situações que transmitam tranquilidade.

foto dos imóveis

Explore a sua imaginação para encontrar itens e elementos que possam ajudar a construir a persuasão na venda do imóvel através de fotos que saiam da mesmice.

Agora, se o ambiente não tiver móveis e for um imóvel vazio, você poderá explorar outros aspectos. Por exemplo, capte ângulos diferentes que transmitam o olhar do morador.

Se tiver uma janela com uma vista bonita, faça a captação de forma que quem veja a foto, sinta-se vendo a paisagem dentro de casa.

As fotos dos imóveis não podem ter poluição visual

Não fotografar ambientes poluídos é uma das principais dicas que podemos dar. Mas, como assim poluído? Simples: tudo que tiver na cena que não vá agregar na possível venda, precisa ser retirado. Seja no tratamento, seja na hora da captação.

Por exemplo, se na sala não tiver móveis e tiver fios de antena, internet ou mesmo energia espalhados pelo chão, é importante remover.

Se houver alguma tomada que não tenha capinha, é importante consertar.

Se houver adesivos em vidros ou janelas, é importante tirar.

Tudo que estiver pelo caminho que o possível futuro morador ache incomodativo, precisa ser removido ou não fotografado.

Faça um tratamento de imagem equilibrado

Esta dica é um ótimo complemento para a dica anterior. Se houver qualquer tipo de poluição visual na casa, é importante que seja removido antes da foto. Caso não seja possível, utilize recursos de edição de fotos para fazer estes pequenos reparos e correções.

Além disso, com um bom tratamento de imagens você garantirá diversos outros tipos de ajustes nas fotos dos imóveis. Por exemplo, se a luz não estiver boa, poderá ajustar.

Se houver um brilho excessivo em algum móvel, poderá remover. Ou mesmo que haja qualquer tipo de enquadramento ou ruído, o tratamento poderá ser a “salvação final”.

foto dos imóveis

No entanto, é importante explorar este recurso também com cuidado. Afinal, se você manipular uma imagem ao passo de que não represente mais o imóvel, será maléfico para a venda. Afinal, o potencial cliente irá querer o que está na foto.

Fotos dos imóveis: Explore suas imagens em um bom site imobiliário

Agora que as fotos dos imóveis está pronta, é hora de publicá-las e usá-las como ferramenta de vendas. Para isso, você poderá usar suas redes sociais, campanhas publicitárias online e também colocá-las no seu site imobiliário. A Ville Imob poderá te ajudar a construir um site que permita esta exploração máxima de imagens de uma forma exclusiva para imobiliárias e corretores de imóveis. Boa sorte!

Banner horizontal fotografia imobiliária