Uma etapa fundamental na vida do dono de imobiliária é a contratação de corretores de imóveis. Afinal, o profissional é o ator principal no processo de venda e locação de imóveis.

De forma resumida, ele faz o meio-campo da negociação entre o cliente e o proprietário, checa as condições de preservação da propriedade, analisa os documentos necessários para a compra de imóveis e por aí vai. Enfim, encontrar profissionais com todas essas competências não é simples, mas extremamente necessário.

Admitir novos colaboradores para sua equipe pode acontecer em diversos momentos: quando há um aumento da demanda, um projeto para crescimento nas vendas ou uma reorganização na empresa.

Como as projeções para o mercado imobiliário brasileiro são de alta nas vendas, você precisa estar preparado para acertar na contratação de corretores de imóveis. Veja como:

Contratação de corretores de imóveis experientes ou novatos?

A primeira dúvida que pode surgir ao contratar um corretor é o seu nível de experiência. Antes que você ache que já sabe a resposta, é bom considerar que os dois têm vantagens consideráveis.

Um corretor com mais experiência tem maior conhecimento da profissão e do mercado. Por conta disso, traz credibilidade e confiança para a imobiliária. Como está acostumado com a rotina do ofício, pode encontrar chances no mercado com mais facilidade. De quebra, ele ainda pode trazer novos clientes até a sua imobiliária.

Por sua vez, quem ainda está dando os primeiros passos no mercado imobiliário tem mais disposição para aprender e ambição para crescer. Livre de vícios, ele é a melhor opção para ser moldado aos interesses da empresa.

No fim das contas, o que deve determinar sua escolha é a situação da sua imobiliária e o que você quer para ela. Assim, há mais chances de acerto na hora da triagem dos candidatos.

Disponibilize informações em apenas um lugar

A concentração de informações de sua imobiliária e da vaga que você oferece deve ficar em apenas um lugar. Dessa forma, o interessado em se tornar corretor pode acessar dados mais precisos e completos sobre a sua empresa.

Esse método também facilita bastante na hora de atrair e selecionar bons candidatos. Do contrário, a divulgação deliberada de informações em tudo quanto é tipo de canal pode tornar sua vaga num atrativo para pessoas que não estão devidamente aptas para o mercado imobiliário e que não vão ter um bom histórico da sua imobiliária.

Ofereça um bom treinamento

No processo de contratação de corretores de imóveis, não basta avaliar o talento dos candidatos. É preciso qualificar o contratado. E isso deve ser feito seja ele um novato ou um candidato experiente.

Afinal, o treinamento também deve servir para alinhar os objetivos e a cultura da imobiliária com seu novos colaboradores. Além, é claro, de atualizá-los sobre as novidades do mercado, o que é tendência e quais são as boas práticas.

contratação de corretores de imóveis treinamentos

Aliás, investir em treinamento de vendas no mercado imobiliário garante que os clientes da sua imobiliária receberão um bom atendimento. Dessa forma, sua empresa fica mais competitiva frente à concorrência. Sem contar que, quando o profissional percebe um investimento em seu talento, diminuem as possibilidades de ele sair da empresa.

Valorize seus corretores

Durante um processo seletivo, não é só o candidato que está sendo avaliado. A empresa que contrata também. Como acontece com profissionais de qualquer outro ramo, o corretor de imóveis deseja fazer parte de uma imobiliária que ofereça boas condições de trabalho.

Na prática, isso significa que a sua imobiliária precisa zelar pela preservação de um bom ambiente de convivência, bem estruturado e onde suas qualidades serão reconhecidas. Garanta que ele conseguirá isso ao escolher fazer parte de sua equipe. E quando o corretor se sentir fidelizado, você não deve precisar mais se preocupar em contratar.

Além da contratação de corretores de imóveis

Como você deve ter percebido, muitas das práticas a serem adotadas para acertar na contratação de um corretor depende de você e do que a sua imobiliária oferece. Esse processo pode ser mais simples de ser realizado, quando todos os profissionais da equipe comercial, do recursos humanos e da empresa em geral estiverem focados em um mesmo propósito.

além da contratação de corretores de imóveis

Em certa medida, contratar novos profissionais exige a participação de todos. Afinal, a chegada de um novo corretor à equipe deve impactar na rotina de todo mundo. Pense nisso!

Aliás, manter sua equipe de corretores de imóveis motivada exige acompanhamento constante do trabalho de cada um. Como eles passam muito tempo em movimento, nas ruas, contar com um Software Imobiliário de Gestão pode ser decisivo para liderar sua equipe.

Em linhas gerais, a ferramenta dá uma visão geral dos seus negócios. Você consegue acompanhar atendimentos, vendas e captações de imóveis e clientes realizados por cada corretor. Lembre-se que estar sempre do lado da sua equipe de corretores é um dos segredos de um líder no mercado imobiliário.

Aproveite e faça um teste grátis do ville Imob e tire suas próprias conclusões. Bons negócios!

Posts relacionados