Pensando em abrir uma imobiliária? Então, seu primeiro passo é tirar o CRECI jurídico. Na sequência, é fundamental fazer uma análise da concorrência (que é muito grande). Isso inclui identificar os acertos e, principalmente, os erros de uma imobiliária.

Dessa forma, você consegue replicar os pontos positivos e suprir os gargalos da concorrência. Daí, você já nasce no mercado com um diferencial. Aliás, monitorar a concorrência deve fazer parte do seu dia a dia, hein!

Comece sua empreitada com o pé direito! Confira quais são os maiores erros de uma imobiliária e evite cometê-los.

Não ter um planejamento/metas

É praticamente impossível garantir o sucesso de uma imobiliária sem criar um planejamento e sem estabelecer metas a serem alcançadas. Você precisa saber a sua situação atual e definir aonde quer chegar.

Não basta apenas estipular um número de vendas ou um valor em comissões a ser atingido. É preciso conhecer a situação da concorrência para ter a certeza de onde você precisa chegar para se tornar o mais competitivo possível.

E com uma meta estabelecida, é o bom planejamento que deve levá-lo até lá, comprovando ainda que você sabe realizar uma gestão segura. Pense nisso, porque é a sobrevivência de sua imobiliária que está em jogo.

Não avaliar o desempenho do corretor de imóveis

Outra coisa que não dá pra esquecer é que o desempenho de sua equipe de corretores também está diretamente ligada ao cumprimento de resultados.

Isso obriga você a elaborar indicadores de desempenho que devem tornar mais claro como cada um dos corretores estão se saindo nas vendas. Com esse sistema de avaliação, fica fácil de identificar possíveis problemas na relação com os clientes, saber se são questões pontuais ou de todos da equipe e tomar a melhor medida para corrigir a situação antes que ela tenha grande impacto nos lucros da imobiliária.

corretor de imóveis home office - plataforma imobiliária

Dentro desse contexto, um Software Imobiliário de Gestão se apresenta como indispensável na sua rotina. Nele, sabe qual é o tempo médio em que seus corretores finalizam uma negociação, qual o retorno médio de cada um deles e quantas vendas realizam por mês. Esses dados são muito importantes e estratégicos.

Em suma, você acompanha o trabalho de cada colaborador. Caso identifique algum problema pequeno em um atendimento, pode corrigi-lo antes que ele vire uma bola de neve. Aliás, que tal investir em treinamento de vendas no mercado imobiliário?

Não ter um site imobiliário

Em tempos de grande acessibilidade à internet e mudança no perfil dos clientes, não dá nem para cogitar a possibilidade de não ter um site imobiliário. É um pré-requisito básico e inicial para conquistar a confiança do cliente.

Pode ser considerado, inclusive, o primeiro passo para uma aproximação de sua imobiliária a um potencial comprador. Esse objetivo deve ser garantido com eficiência através da utilização de estratégias de marketing digital importantes para impulsionar o seu site.

Sua imobiliária tem que ter uma página na web com detalhes básicos de todo seu catálogo de imóveis, dispostos de forma objetiva, acompanhadas de imagens de qualidade e canais para que o cliente possa contatá-lo rapidamente ou deixar seus dados de contato. Dessa forma, a primeira impressão acaba sendo boa e levada a um outro nível.

E você não precisa gastar fortunas para construir um site. Com o ville Imob, você tem à disposição uma série de templates de sites imobiliários para escolher.

Não divulgar os anúncios nos canais digitais

Mais um dos grandes erros de uma imobiliária está em não marcar presença nos mais variados canais digitais. Isso inclui portais imobiliários especializados em busca e redes sociais. Afinal, são nessas plataformas que o seu potencial cliente está.

Para não perder tempo publicando anúncio por anúncio em cada um desses canais online, utilize as ferramentas de integração social e de integração de portais. Em poucos cliques, todos os seus imóveis cadastrados aparecem nos principais sites, como Facebook, LinkedIn, Twitter, Portal VivaReal, Zap, OLX e por aí vai.

Não criar uma identidade visual

Para alguns pode parecer futilidade, mas se consolidar no mercado imobiliário também significa construir uma identidade visual da imobiliária. Algo que faça você ser lembrado, relacionado a um serviço de confiança e que acabe refletindo positivamente nas suas vendas.

Não se trata apenas de ter um logo e cores características da sua empresa – elas também são importantes – mas, além disso, é preciso trabalhar em uma boa comunicação para que sua identidade seja efetiva. Ela deve funcionar como agente divulgador de seu serviços, ajudando seu expertise no mercado imobiliário a ser reconhecido. Tais benefícios, definitivamente, não podem ser ignorados.

Enfim, esses são alguns dos maiores erros de uma imobiliária. Então, fique atento para não cometê-los e muito sucesso!

Posts relacionados