Os portais ZAP e Viva Real, os dois maiores portais do ramo imobiliário no Brasil anunciaram fusão, e passam a fazer parte do Grupo ZAP Viva Real.

O que significa a fusão de empresas? De modo simplificado, a fusão de empresas significa uma completa transformação para todas as envolvidas no processo. Geralmente realizado entre duas organizações/sociedades distintas. Esse processo faz com que as participantes de uma fusão se juntem e formem uma única empresa.

 

ZAP e Viva Real juntos

 

O Viva Real é um dos maiores portais imobiliários do Brasil, com mais de 5 milhões imóveis anunciados, detida por seis fundos de investimentos principais. E o ZAP, é uma empresa do grupo Globo, com bastante experiência de mercado e grande volume de visitas mensais, que fornece informações e índices que são utilizados como referência em todo Brasil.

As marcas Viva Real e ZAP permanecem independentes: “Com esta aliança, o ZAP terá a oportunidade de melhorar a proximidade com os corretores e o Viva Real terá ganho de inteligência de mercado e se tornará mais conhecido do público final. Na prática, com esta sinergia, usuários e anunciantes terão experiências melhores nos dois portais.” comenta Lucas Vargas – CEO do Viva Real.

Mudança no Mercado Imobiliário

Com 26 escritórios físicos, a expectativa é que os dois portais recebam, inicialmente, mais de 40 milhões de visitas mensais. “O Grupo ZAP Viva Real terá mais de 7 milhões de anúncios que gerarão mais de 4 milhões de contatos interessados. Para se ter ideia, são mais de 100 mil buscas de imóveis por hora nos portais”, afirmam as empresas em anúncio conjunto.

O que precisamos ficar atentos, isso tanto o corretor de imóveis, como as empresas parceiras, é o que isso vai trazer de fato de benefícios para os corretores, ou seja, qual a real vantagem para o consumidor final? Sabemos que fusões de grandes empresas geram muitas especulações e o medo de grandes transformações, tanto para o lado positivo como para o negativo.

Conclusão: qual o reflexo disso para o Corretor de imóveis

A concorrência é boa para o consumidor e acaba sendo boa também para as próprias empresas pois aprimoram processos e buscam excelência, pois o objetivo final é converter o cliente. Se a concorrência é menor, será que essa preocupação vai verdadeiramente existir ?

Sabemos que o Viva Real carrega uma bandeira de ações e marketing inovadores, o que fez com que o Viva Real tivesse o crescimento que ocorreu ao longo dos anos e que o ZAP Imóveis, apesar de grande, tem uma postura mais conservadora e menos flexível. Agora, resta saber qual marketing vai prevalecer! Como o nome do Grupo ficou “Grupo ZAP Viva Real”, tudo indica que o ZAP ficou a frente das ações. Bom, pelo menos levando em conta o nome do grupo, é o que parece.

Uma grande fusão de portais que ocorreu a alguns anos atrás, foi do Bom Negócios com o OLX. Nesse caso, como acompanhamos de perto essa mudança e vivenciamos isso, ao longo do tempo não percebemos uma vantagem e benefícios para o consumidor final com essa união, mas claro, cada caso é um caso e resta saber qual o posicionamento estratégico esse novo Grupo vai adotar.

Espero que seja pensando no Cliente/Corretor, que no cenário atual da economia e mercado já vem enfrentando algumas dificuldades, e o que precisa é incentivo e empresas abertas e inovadoras. Vamos esperar e acompanhar esse novo grupo que surgiu no mercado imobiliário e que adote o melhor de cada empresa.

 

Roberta Fernandes e Ramon Carvalho
Setor de Marketing ville Imob

Posts relacionados