Nos dias atuais, todo corretor de imóveis que quer se manter competitivo no mercado precisa ter uma presença sólida na internet. É necessário conhecer seu público-alvo e avaliar o desempenho de suas ações online.

O Google Analytics é uma das mais importantes ferramentas de auxílio na elaboração e revisão de ações de marketing digital! As ferramentas do Analytics te permite avaliar com métricas claras como suas páginas na web estão se saindo.

Desse modo, é essencial usar recursos que te ajudam a entender melhor o perfil desse público, bem como suas demandas e necessidades. É dentro desse contexto que saber utilizar o Google Analytics se torna essencial para o corretor de imóveis moderno.

Corretor de Imóveis precisa entender de marketing digital?

O marketing digital é essencial para corretores de imóveis já que atualmente a internet se tornou o principal meio de divulgação e contato entre profissionais e clientes.

google analytics marketing digital

Além de ter um custo muito menor do que as mídias tradicionais de marketing, o alcance é muito maior e pode (ou melhor, deve!) ser direcionado.E isso vai além de apenas ter um site e um perfil em redes sociais.

Com o marketing digital é possível explorar a fundo as necessidades dos internautas, e desenvolver ações que sejam personalizadas. Este é o caminho para construir uma identidade sólida e influente na web.

O que é e como usar o Google Analytics?

O Google Analytics se tornou um recurso indispensável para profissionais que desejam atuar na web. É uma ferramenta de monitoramento de tráfego que pode ser utilizada em seu: site, blog, página de captura, etc. Você se cadastra no Google Analytics e insere o código de rastreio fornecido por eles em sua página web.

Com essa plataforma é possível verificar o comportamento dos usuários de um site. Dessa maneira, fica bem mais fácil elaborar estratégias de marketing com focos específicos. Por conta disso, ela é essencial para o corretor de imóveis moderno.

No Google Analytics para elaborar ações de marketing imobiliário, é importante ficar atento a alguns fatores. Lembre-se, essa ferramenta entrega uma grande quantidade de dados. Vamos analisar as principais para que você possa tirar máximo proveito.

Tráfego e Comportamento

Então você se cadastrou no Analytics e inseriu o código de rastreio no site da sua imobiliária. O primeiro dado a se observar é a origem dos acessos na página.

Verifique desde a região dos usuários até sexo, faixa etária e interesses. Dessa maneira, é possível traçar um perfil mais completo sobre o seu público-alvo e desenvolver ações de marketing imobiliário direcionadas.

google analytics trafego

Verifique também, qual é a página mais acessada por eles eq uanto tempo eles permanecem em uma determinada página.

Por exemplo, se a categoria de locação anual do site da sua imobiliária é a que recebe mais visitantes, talvez seja uma boa ideia focar suas campanhas nessa página. Fazendo esse monitoramento você consegue direcionar esforços para onde eles tem maior demanda, e assim faturar mais.

Principais métricas e como interpretá-las

O Analytics oferece uma série de métricas. Elas têm como objetivo indicar exatamente qual é o desempenho da sua página, bem como o comportamento dos seus visitantes. Confira abaixo os principais indicadores e que significam.

> Bounce rate:
Também conhecida como taxa de rejeição. Mostra quantas pessoas visitaram o seu site mas o deixaram antes de acessar qualquer outra página. De modo geral, um Bounce Rate alto significa que seu site não está gerando um acesso de qualidade. Uma taxa de rejeição elevada é sinal de que algo pode estar errado com a maneira como está apresentando seu material.

> Sessões:
Indica o quão interativo o seu usuário é dentro do seu site. Nesse caso, quanto maior melhor, pois indica que o visitante está realmente interessado em seu conteúdo.

google analytics sessoes

> Páginas por sessão:
Funciona em conjunto com o anterior. Demonstra quantas páginas o visitante acessou dentro de uma sessão. Ao analisar essa métrica, verifique também o tempo usuário em cada página. Por exemplo: se o visitante acessar várias páginas em uma única sessão, mas não permaneceu tempo suficiente nelas, não deve ter ficado muito interessado no que viu.

> Tempo médio de sessão:
Nem sempre uma taxa alta quer indicar uma coisa boa. A interatividade é mais importante do que o tempo gasto em uma sessão. Analise sempre em conjunto com as métricas anteriores.

> Visualizações de página:
Mostra a quantidade de acessos que o seu site está tendo. É muito importante que você avalie ele de forma conjunta com outras métricas.
Verifique não só a quantidade de visualizações da sua página, como também a qualidade delas. Dessa maneira é possível ter um resultado mais próximo da realidade.

Colocando em prática

Assim como ter um site e perfis nas redes sociais são estratégias de marketing digital indispensáveis, usar o Google Analytics para analisar os tráfegos gerados por elas também é essencial.

google analytics na pratica

Ao escolher a solução ideal para seus negócios imobiliários, leve em consideração sempre o que te dará o melhor pacote de ferramentas online.

A plataforma ville Imob oferece um pacote completo de soluções baseadas em nuvem, com as ferramentas e configurações certas para você se destacar seus negócios na web. Acesse o ville Imob e solicite seus 15 dias de teste grátis!

Posts relacionados