Hoje, uma das alternativas para conseguir a tão sonhada casa própria pode ser iniciada realizando um consórcio, para quem não tem pressa é a melhor escolha a se fazer. Segundo Brasil Econômico, o cenário econômico em que estamos vivendo é de aumento das taxas e uma enorme dificuldade na obtenção de crédito no mercado, dessa forma a opção por consórcios é mais vantajoso no período, sem contar que financiar um imóvel por longos meses fica 70% mais caro que adquirir a mesma unidade em sistema de consórcio.

O que é Consórcio?

O consórcio é uma associação, uma união de pessoas físicas e jurídicas promovida por uma administradora de consórcio, a finalidade é conceder aos participantes a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.

Nos consórcios é possível planejar a aquisição de qualquer bem, de fabricação nacional ou importado. Com o consórcio é possível comprar Imoveis, automóveis, embarcações e outros.

Sorteios dos consórcios

Cada cotista paga as mensalidades para ter o direito de sorteio. Havendo saldo em caixa as assembleias desses grupos realizam os sorteios definindo qual desses cotista serão contemplado com a carta de crédito.

Os sorteios acontecem uma vez por mês, apenas um participante pode ser sorteado, por grupo no mês. Segundo a Unifisa a realização do sorteio será feita pela extração da loteria federal, em data determinada, e o consorciado concorrerá com o número da sua cota.

O que é lance?

Segundo a Unifisa o lance é basicamente um leilão. Na assembleia os participantes podem dar lances para ter acesso mais rápido a outras cartas, eles podem fazer ofertas de antecipação de parcelas. A maior, ou maiores, serão contempladas, de acordo com o saldo de caixa, abreviando assim o tempo de recebimento do bem.

De acordo com o Blog Lopes, esse lance pode ser dado por meio de recursos próprios, uso do FGTS ou lance embutido (utilizar um percentual da carta de crédito como lance).

Como utilizar o valor após a contemplação?

Conforme o Blog do Lopes, pode ser utilizado o valor adquirido após se contemplado para: Imoveis residenciais, Imoveis Comerciais, Galpão, Construções ou reformas e Terrenos.

imob-v30-728x90-post

O Imóvel está financiado, é possível fazer um consórcio?

Segundo a Unifisa, pode sim realizar um consórcio para que quitar um financiamento imobiliário. Depois de ser contemplado, a administradora quita a divida e financia. Depois de quitado irá passar a pagar somente as parcelas do consórcio, sem haver cobranças de juros, irá pagar somente a taxa administrativa.

Agora você já tem uma ideia de como funciona um consórcio imobiliário. Se tem interesse em comprar um imóvel através de um consórcio é só seguir as dicas. No site da Unifisa tem um FAQ com várias outras perguntas que podem responder as suas dúvidas, acesse.

Sabrina Rozindo
Depto de Marketing – Software ERP ville Imob
uma solução da villevox Comunicação e Marketing

Posts relacionados