Inovar na maneira de apresentar seus produtos aos seus clientes é, na grande maioria dos casos, uma ótima ideia. Criar vídeos por exemplo, é uma ótima maneira de inovar na sua estratégia de marketing. Caso você queira saber como fazer vídeos de imóveis, é só seguir lendo este artigo.

Porque investir na criação de vídeos

Em uma pesquisa feita pela wyzowl, que é uma empresa de vídeo marketing, foi visto que as pessoas passam, em média, 1 hora e meia assistindo vídeos online diariamente. Sendo que 15% dessas pessoas atingem a marca de 3 horas de conteúdo por dia.

Outro dado importante percebido foi que 97% dos empresários que participaram da pesquisa afirmaram que os vídeos ajudaram os clientes no entendimento do produto oferecido.

Adicionalmente, 72% dos consumidores que foram consultados afirmaram que preferem ver um vídeo a ter que ler um texto. Bom, essas estatísticas são mais que suficientes para entender porque a criação de vídeos é tão importante no marketing imobiliário.

fazer videos de imoveis videos

Mas as fotos não são suficientes?

A ideia na gravação dos vídeos de imóveis é proporcionar ao seu cliente uma opção adicional para a visualização do produto. Vídeos permitem que o cliente possa ver todos os detalhes de uma residência, por diversos ângulos diferentes, fotos, por outro lado, são estáticas.

Mas, além da nova opção para o cliente, os vídeos podem também dar mais liberdade no marketing do imóvel. Você pode, por exemplo, editar determinados trechos, destacando certos aspectos da residência.

Dito isso, o objetivo dos vídeos não é eliminar a necessidade de fotos, mas complementá-las dando ao seu cliente opções adicionais na hora da análise dos imóveis.

Quais tipos de vídeos o corretor pode fazer?

O corretor pode trabalhar com dois tipos de vídeos principais:

-Vídeos explicativos, onde um tema do mercado imobiliário é apresentado e discutido. Pode-se falar, por exemplo, da lei do inquilinato. Uma das vantagens desse tipo de vídeo é que ele mostra aos seu público que você tem conhecimento e tem domínio do assunto.

-Vídeos dos imóveis, onde o corretor mostra o imóvel à venda ou disponível para aluguel. A ideia é “passear” pela casa, mostrando os diversos cômodos, parte externa, vistas das janelas, entre outros aspectos importantes. Esse é o tipo de vídeo que vamos focar neste artigo.

Como fazer vídeos de imóveis?

Fazer vídeos, de uma maneira geral, requer estudo. Existem diversas variáveis que influenciam na qualidade do produto a ser entregue tais como tipo do equipamento utilizado, iluminação, resolução, roteiro, entre outros.

No mercado imobiliário em específico deve-se ter cuidado com a qualidade: o imóvel é, talvez, o bem mais caro que seu cliente irá adquirir durante toda a vida dele e é necessário passar um alto profissionalismo para que ele deposite confiança no seu trabalho.

fazer videos de imoveis camera

Mas, isso não significa que antes de começar o corretor deve se tornar um Steve Spielberg, o ideal é aprender o básico e começar logo. Vamos ver algumas dicas que podem te ajudar a começar a fazer vídeos de imóveis.

Capriche na iluminação

Esquecer de se atentar na iluminação é um erro muito comum na criação de fotos e vídeos no interior de residências. Ao gravar vídeos em locais mal iluminados vários detalhes serão omitidos impedindo que o objetivo principal do vídeo seja atingido.

Para garantir uma boa iluminação, abra as janelas e cortinas e tente fazer as gravações em dias ensolarados.

Se atente ao áudio

Você pode gravar seus vídeos em smartphones ou câmeras semi-profissionais, e ter uma imagem de boa qualidade. Mas uma área que esses equipamentos costumam falhar é na qualidade do áudio.

Para evitar esse problema, você pode comprar um microfone externo e utilizá-lo durante as gravações. Outra opção é gravar seus vídeos em horários mais calmos, para evitar as buzinas e sirenes.

fazer videos de imoveis audio

Uma dica criativa é: grave o vídeo no imóvel que você quer alugar e grave o áudio em sua casa ou escritório. Dessa maneira você pode gravar durante o dia (com boa iluminação) sem medo dos barulhos indesejáveis e gravar a narração em um escritório ou estúdio mais silencioso.

Adicione um toque profissional com boas edições

Editar seus vídeos é uma maneira de adicionar bastante qualidade ao material. Através da edição você consegue consertar pequenos erros como um áudio indesejável, ou retirar trechos em que aparecem pessoas ou elementos que não deveriam estar no vídeo.

Outra capacidade da edição é aquele toque profissional que pode ser adicionado aos vídeos. Você pode inserir transições e efeitos digitais com relativa facilidade. Trilhas musicais e faixas adicionais de áudio (como o recurso da narração mencionado anteriormente) também são adicionados nessa etapa.

Quanto a softwares de edição, existem ferramentas online como o RawShorts e o StupeFlix que auxiliam na edição de vídeos. Uma opção grátis é o próprio YouTube, que conta com ferramentas de adição de áudio, legendas e mais.

Quanto a programa de edição que rodam no próprio computador, podemos citar o Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro e Sony Vegas Pro, são todas opções pagas, mas extremamente completas. Você também pode utilizar o Windows Movie Maker, que, embora grátis, possui vários recursos.

Por fim, se quiser você pode facilmente terceirizar esse serviço com freelancers. Você consegue encontrar pessoas com muito conhecimento que podem fazer toda a edição em sites como o Fiverr, Freelancer, Upwork, entre outros.

fazer videos de imoveis edicao

Que tal um toque futurístico?

Sim, se você quiser, você pode investir em ferramentas como o 360 Gear da Samsung e transformar ainda mais a experiência dos seus clientes. Os vídeos serão gravados em 360°, o que significa que o cliente poderá ver qualquer lado que quiser do imóvel. Tanto o YouTube quanto os principais browsers suportam essa função.

Incorpore seus vídeos no seu próprio site

Após a criação de vídeos ótimos, o YouTube é uma ótima plataforma para adição dos vídeos. Mas colocar os seus vídeos no seu próprio website, junto com as fotos de um determinado imóvel é uma ótima opção também.

A plataforma ville Imob é completa nesse aspecto, permitindo a criação do seu website e a adição de vídeos diretamente no anúncio dos seus imóveis. Venha fazer um teste grátis e ver como tudo isso funciona na prática.

Por hoje é só, esperamos que você melhore seus negócios com a utilização dos vídeos!

captação de imóveis ebook

Posts relacionados