27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Atualizado em 26 de maio de 2021 por Camila da Silva.

Fazenda, sítio ou chácara? Muitas pessoas fazem confusão em relação a esses termos. Não é por menos, uma vez que que cada região do país dá um nome diferente para esses tipos de lotes. Mas se você pretende vender terrenos com eficiência, é importante saber a diferença entre eles.

Até porque, embora eles sejam confundidos de maneira corriqueira, é preciso atentar-se ao fato de que, diante de questões legais, ambos possuem uma diferenciação bem específica.

Antigamente, apenas o tamanho determinava as características de fazenda, sítio ou chácara, não importando sua região. Hoje em dia, não mais. Como vivemos num país multicultural, é difícil determinar com certeza como denominam esses tipos de lotes.

Cada região do Brasil chama chácara, sítio e fazenda de um jeito e as definições podem se misturar. Há ainda rancho, roça e colônia, veja só você…

Em São Paulo, casas construídas próximas de rios ganham o nome de um rancho. Geralmente, as pessoas passam os finais de semana nele. Por sua vez, em Minas Gerais, grandes áreas são chamadas de roça. Por isso, ficar por dentro das questões locais e legais é o primeiro passo para conseguir fazer um bom marketing dos seus terrenos.

No decorrer deste conteúdo, no entanto, iremos explanar informações sobre sítio ou chácara x fazenda, além de considerações importantes sobre cada um dos tipos. Acompanhe e entenda.

O que é chácara?

Por definição, as chácaras são propriedades que têm até 15 mil metros quadrados.

Elas se encontram mais próximas à cidade. Os terrenos são loteados, com uma casa principal, galpão para criação de pequenos animais e um terreno para cultivo de frutas, verduras e legumes.

fazenda, sítio ou chácara uma chácara

Normalmente, as famílias vão às chácaras para momentos de lazer aos finais de semana e férias. Entretanto, é preciso ter em mente que embora as famílias visitem a chácara mais no fim de semana, é essencial ter alguém responsável pelos cuidados e manutenção do local.

Dessa maneira, é importante que você demonstre isso para os seus clientes imobiliários, a fim de que ele saiba exatamente o que está adquirindo e quais serão as responsabilidades dele, no futuro.

O que é sítio?

Trata-se, basicamente, de uma propriedade com área modesta, de até 20 hectares. O sítio é usado tanto para lazer quanto para lavoura, ficando fora das imediações de centros urbanos.

Nas regiões rurais do Brasil, é comum ser o meio de sustento de famílias, com criações de aves, suínos e gado, além de cultivo de frutas e legumes para comercialização.

Aqui, a tendência é de que a família viva na sítio, tendo ali o seu sustento e também a sua moradia. Lembre-se de explanar isso na hora de oferecer um sítio para os seus clientes.

O que é uma fazenda?

Se não é chácara ou sítio, é fazenda. Portanto, trata-se de uma grande área rural e pode ter milhares de hectares. São destinadas à prática de piscicultura, agricultura e pecuária.

fazenda, sítio ou chácara uma fazenda

Por isso possui várias estruturas de tamanho e sempre será maior do que os outros tipos de lotes citados anteriormente. Seus proprietários podem ser famílias ou até grandes empresas.

Na hora de vender terrenos: fazenda, sítio ou chácara, como vender?

Quando for vender fazenda, sítio ou chácara, o corretor pode apresentar as diferenças para os possíveis interessados e ainda fornecer opções de lotes para construção na área rural.

Para realizar um serviço completo, o profissional precisa fazer um estudo sobre o potencial construtivo do local e ainda se ele tem condições de cultivo.

Verificar a localização e ter acesso à topografia e a outros fatores que determinam se aquele lote será rentável ou não no futuro, são de extrema importância. Assim, você pode dar ótimos argumentos de venda, convencendo o cliente a seguir adiante no negócio.

 

ville Imob

 

Em meio a tantos lotes e clientes, é fundamental reunir todas essas informações em um CRM Imobiliário. Como a plataforma ville Imob é responsiva, você pode acessar todos os dados diretamente pelo celular.

Em outras palavras, quando pintar alguma dúvida durante o atendimento ao cliente, pode tirar o celular do bolso e fazer uma rápida consulta. Assim você potencializa a qualidade do seu atendimento e promove mais efeitos positivos no seu processo de venda, aumentando as chances de fechar com aquele cliente que está diante de você.

Cautela para preservação do local é importante na hora de vender fazenda, chácara ou sítio

Um dos segredos dos corretores de imóveis de sucesso é encantar o cliente durante o atendimento. Isso inclui passar dicas de preservação do local, mesmo depois da assinatura do contrato.

Nesse sentido, é bom deixar claro aos potenciais clientes que cada uma desses tipos de moradia exigem conhecimentos específicos sobre a vida rural, cultivo de alimentos e criação de animais.

Vale destacar, também, que esses espaços estão localizados em ambientes com restrições ambientais. Ou seja, existem leis que precisam ser respeitadas antes e depois da compra.

Por isso, não tenha pressa na hora de apresentar a diferenciação e os fatos para o seu cliente. Ele precisa saber que o quintal de fazenda, sítio ou chácara é diferente, assim como as regras para cultivar e cuidar de cada imóvel. E é seu papel apresentar isso a ele.

No fim das contas, realizar o pós-venda de imóveis pode fazer com que os clientes, satisfeitos, indiquem seu trabalho a amigos e familiares.

Agora que você já sabe denominar um terreno como fazenda, sítio ou chácara pode tirar a dúvida da maioria de seus clientes.

Boas vendas!