Fazenda, sítio ou chácara? Muitas pessoas fazem confusão em relação a esses termos. Não é por menos, uma vez que que cada região do país dá um nome diferente para esses tipos de lotes. Mas se você pretende vender terrenos com eficiência, é importante saber a diferença entre eles.
Antigamente, apenas o tamanho determinava as características de fazenda, sítio ou chácara, não importando sua região. Hoje em dia, não mais. Como vivemos num país multicultural, é difícil determinar com certeza como denominam esses tipos de lotes. Cada região do Brasil chama chácara, sítio e fazenda de um jeito e as definições podem se misturar. Há ainda rancho, roça e colônia, veja só você…
Em São Paulo, casas construídas próximas de rios ganham o nome de um rancho. Geralmente, as pessoas passam os finais de semana nele. Por sua vez, em Minas Gerais, grandes áreas são chamadas de roça.
Definição de chácara
Por definição, as chácaras são propriedades que têm até 15 mil metros quadrados. Elas se encontram mais próxima da cidade. Os terrenos são loteados, com uma casa principal, galpão para criação de pequenos animais e um terreno para cultivo de frutas, verduras e legumes.
Normalmente, as famílias vão às chácaras para momentos de lazer aos finais de semana e férias.
Definição de sítio
Trata-se, basicamente, de uma propriedade com área modesta, de até 20 hectares. O sítio é usado tanto para lazer quanto para lavoura, ficando fora das imediações de centros urbanos.
Nas regiões rurais do Brasil, é comum ser o meio de sustento de famílias, com criações de aves, suínos e gado, além de cultivo de frutas e legumes para comercialização.
Definição de fazenda
Se não é chácara ou sítio, é fazenda. Portanto, trata-se de uma grande área rural e pode ter milhares de hectares. São destinadas à prática de piscicultura, agricultura e pecuária.
Por isso possui várias estruturas de tamanho e sempre será maior do que os outros tipos de lotes citados anteriormente. Seus proprietários podem ser famílias ou até grandes empresas.
Na hora de vender terrenos
Quando for vender terrenos, o corretor pode apresentar as diferenças para os possíveis interessados e ainda fornecer opções de lotes para construção na área rural. Para realizar um serviço completo, o profissional precisa fazer um estudo sobre o potencial construtivo do local e ainda se ele tem condições de cultivo.
Verificar a localização e ter acesso à topografa e a outros fatores que determinam se aquele lote será rentável ou não no futuro, são de extrema importância. Assim, você pode dar ótimos argumentos de venda, convencendo o cliente a seguir adiante no negócio.
Em meio a tantos lotes e clientes, é fundamental reunir todas essas informações em um CRM Imobiliário. Como a plataforma ville Imob é responsiva, você pode acessar todos os dados diretamente pelo celular. Em outras palavras, quando pintar alguma dúvida durante o atendimento ao cliente, pode tirar o celular do bolso e fazer uma rápida consulta.
Cautela para preservação do local
Um dos segredos dos corretores de imóveis de sucesso é encantar o cliente durante o atendimento. Isso inclui passar dicas de preservação do local, mesmo depois da assinatura do contrato.
Nesse sentido, é bom deixar claro aos potenciais clientes que cada uma desses tipos de moradia exigem conhecimentos específicos sobre a vida rural, cultivo de alimentos e criação de animais.
Vale destacar, também, que esses espaços estão localizados em ambientes com restrições ambientais. Ou seja, existem leis que precisam ser respeitadas antes e depois da compra. No fim das contas, realizar o pós-venda de imóveis pode fazer com que os clientes, satisfeitos, indiquem seu trabalho a amigos e familiares.
Agora que você já sabe denominar um terreno como fazenda, sítio ou chácara pode tirar a dúvida da maioria de seus clientes.
Boas vendas!