27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

O exercício irregular da profissão corretor de imóveis é uma prática que pode resultar em muita dor de cabeça para quem a comete.

No entanto, os malefícios são, também, em vários outros níveis e esferas. Afinal, exercer a profissão irregularmente faz com que todo o mercado seja prejudicado.

No artigo de hoje, a Ville Imob vai te ajudar a entender um pouco mais sobre este assunto. Portanto, continue lendo e saiba mais.

Exercício irregular da profissão corretor de imóveis – O que pode e o que não pode?

exercício irregular da profissão corretor de imóveis

A profissão do corretor de imóveis é, sem dúvida nenhuma, uma profissão de muito trabalho, suor e determinação.

No entanto, para aquelas pessoas que não chegam na profissão por este caminho, resta apenas uma alternativa: chegar na profissão apenas com a expectativa de lucros altos, visando só as comissões.

Na prática, a profissão do corretor de imóveis pode, sim, render muitos resultados promissores. Afinal, basta fazer uma boa venda e, assim, receber a comissão justa por aquela transação.

Só que, claro, nem tudo é tão simples. A promessa de que trabalhar na área é fácil e simples, é falsa. E quem se aventura nesta jornada sem entender o real significado da profissão e das normas que a regem, acabam prejudicando o mercado, clientes, corretores e imobiliárias.

O exercício irregular da profissão corretor de imóveis é uma prática que pode trazer malefícios a todos.

E o simples ato de anunciar que você é corretor de imóveis, sem ter o devido registro técnico para isso, já se configura como prática irregular da profissão.

Para ser um corretor de imóveis, você precisa ter um registro no CRECI da sua região. E para ter o seu número de CRECI, será necessário haver uma preparação prévia.

Nós já falamos sobre o assunto neste artigo aqui, veja: A importância do CRECI para o corretor de imóveis.

O CRECI, que é o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, visa garantir não só a segurança dos futuros clientes imobiliários do profissional. Mas também, visa manter o mercado seguro para todos, de modo que as transações imobiliárias possam acontecer de forma justa.

Todos aqueles que trabalham ou anunciam a sua profissão como corretor de imóveis e não possuem um registro no CRECI da região, estão cometendo o exercício irregular da profissão corretor de imóveis. E, claro, cabe penalidades para isso.

Se você já é um corretor de imóveis e atua de maneira regular no mercado, suas divulgações estão liberadas.

Inclusive, poderá contar com a plataforma de integração social da Ville Imob para exportar seus imóveis diretamente nas redes sociais e, assim, fazer uma divulgação otimizada e rápida. Clique aqui para conhecer.

Exercício irregular da profissão corretor de imóveis – O que é ser um corretor irregular?

exercício irregular da profissão corretor de imóveis

Ser um corretor irregular dentro da profissão imobiliária é, basicamente, estar desenquadrado das normas que garantem o equilíbrio no mercado de trabalho e do mercado imobiliário.

E uma destas normas é justamente aquilo que mencionamos anteriormente: a falta de um registro no CRECI da sua região.

Sem o número de CRECI, não há possibilidade Legal para exercer a profissão do corretor de imóveis. Inclusive, para que o corretor seja um infrator neste sentido, basta que ele anuncie que é um corretor de imóveis.

Se não houver um registro técnico para tal, podem haver penalidades.

Além da falta de um registro CRECI, há outros dispositivos que podem fazer com que o corretor trabalhe de maneira irregular. Por exemplo, se houver infração da ética imobiliária, penalidades também são cabíveis.

Nós já escrevemos sobre a importância de seguir a ética imobiliária para ser um profissional de sucesso, veja: Ética Imobiliária: Um guia completo para você ficar por dentro.

De maneira geral, este código de ética serve tanto para manter o mercado organizado, quanto para manter o mercado seguro. Ele impede que clientes sejam lesados por corretores irregulares que estejam visando o benefício próprio.

Ou seja: está mais do que claro que para ser um corretor de imóveis sério e profissional, é preciso de muita dedicação não apenas para fazer os melhores negócios do ano. Mas também, para aquelas questões que ajudam a manter todo o ecossistema saudável.

Ao fim deste artigo, vamos explorar algumas dicas que você pode levar em consideração para ser um bom corretor de imóveis. Continue lendo.

Exercício irregular da profissão corretor de imóveis – Quem fiscaliza a profissão?

banner ville Imob

Assim como na grande maioria das profissões, a fiscalização das normas acontece por aquele que as escreve. Neste caso, o CRECI tem função importante tanto para organizar o ecossistema, quanto para geri-lo de maneira compatível.

No entanto, a fiscalização das irregularidades pode ocorrer em conjunto com o próprio mercado. Ou seja, se houver alguma irregularidade, esta pode ser denunciada junto ao CRECI, para que as medidas adequadas sejam adotadas.

É muito importante entender que o exercício irregular da profissão corretor de imóveis pode ocorrer mesmo quando o corretor não comete dolo. Afinal, parte-se do princípio que todos devem saber, conhecer, interpretar e respeitar as normas que regem a profissão.

Por exemplo, se a imobiliária tem apenas um corretor certificado junto ao CRECI e este assina documentos de vendas feitas por outros profissionais da imobiliária que não são corretores, pode caber punição.

Esta prática é conhecida como o “empréstimo do CRECI”. Muito embora pareça algo saudável, saiba que não é. Afinal, o corretor precisa se preocupar com vários outros aspectos de uma venda, do que apenas com o processo de encontrar um bom imóvel e um bom cliente.

Há regras que precisam ser seguidas, documentos que precisam ser analisados, ritos que devem ser cumpridos e várias outras coisas. Por isso, o ato de “emprestar” o CRECI, mesmo que para os profissionais da imobiliária, não é benéfico.

Afinal, se você empresta o CRECI para uma venda ilegal ou para uma transação duvidosa, você será responsável por aquilo. Ou seja, não é nada saudável.

E, quando você toma o CRECI emprestado e efetua transações sem ser um corretor, está exercendo a profissão irregularmente. E cabem punições para isso. Inclusive, prisão.

Entenderemos as punições a seguir.

Exercício irregular da profissão corretor de imóveis – Quais são as penalidades?

exercício irregular da profissão corretor de imóveis

São inúmeras as punições para quem exerce a profissão de corretor de imóveis irregularmente. No entanto, é preciso sempre se atentar ao código penal sobre determinados atos.

Por exemplo, de acordo com a Lei 3.688/41, o profissional não certificado que atua como corretor de imóveis de maneira irregular, pode até mesmo ser preso. A punição é de 15 dias a 3 meses de prisão e multa.

Inclusive, o infrator não precisa sequer exercer a profissão. Basta anunciar que é um corretor de imóveis (mesmo que não tenha vendido nenhum imóvel) para se enquadrar no código penal previsto na Lei 3.688/41.

Já a Lei 6.530/78, garante que a profissão não pode ser exercida se não houver um título técnico para garantir a segurança dos envolvidos no processo de compra e venda.

O ato de emprestar o título de CRECI para assinar vendas por outras pessoas, incorre como um agravante da situação. Afinal, esta é uma forma de acobertar o ato ilícito e, portanto, também cabem punições.

Portanto, tome muito cuidado com a sua profissão. Zele por ela e pelo mercado. Assim, todos poderão exercer a profissão de maneira saudável e usufruir de todos os benefícios que ela oferece.

E se você quiser uma ajudinha para manter sua imobiliária ou suas ações de dia-a-dia organizadas, conte com o sistema de gestão da Ville Imob.

Ele vai te ajudar a manter a “casa em ordem” e, assim, você poderá evitar diversos erros que podem desencadear outros problemas no futuro.

O que é ética imobiliária e por que isso é tão importante para o corretor?

exercício irregular da profissão corretor de imóveis

De maneira geral, a ética imobiliária é aquela que rege a profissão para que ela possa ser exercida de maneira saudável por todos. É a partir da ética imobiliária, que corretores de imóveis podem entender como agir e não agir no mercado.

A ética imobiliária é como se fosse uma lista de regras que devem ser seguidas pelos profissionais. Esta lista, feita pelo COFECI, faz com que os corretores não atuem de maneira desrespeitosa e desleal.

O descumprimento da ética imobiliária é, também, uma forma de exercer a profissão de corretor de imóveis de maneira irregular. Afinal, infringir as regras do jogo faz com que o mercado não seja justo, não é mesmo?

Inclusive, uma das coisas mais importantes para que o corretor de imóveis tenha sucesso, é justamente se manter atualizado com a ética imobiliária. Ela sempre estará ao seu lado para que não haja ações que desvirtuem daquilo que é o certo.

Se você tiver qualquer dúvida sobre tomar ou não determinada atitude no mercado, não hesite: consulte o código de ética imobiliária.

Como denunciar o exercício irregular da profissão corretor de imóveis?

Por mais que o CRECI faça a fiscalização do mercado imobiliário, é muito importante agir de maneira ativa para que se possa criar um ecossistema saudável para todos. E uma destas ações é justamente denunciar práticas ilegais.

Ou seja, se você notar atitudes suspeitas ou duvidosas, comunique ao CRECI da sua região. Afinal, nada melhor do que garantir um mercado mais justo para todos, não é mesmo?

Para enviar a denúncia, basta entrar em contato com o CRECI do seu Estado através do telefone, e-mail, contato pelo site ou eventuais centrais de denúncias.

Falsos corretores de imóveis sempre vão buscar tirar proveito de clientes que buscam a realização de um sonho. Taxas fora da realidade ou até mesmo vender imóveis irregulares em localidades proibidas, são práticas comuns. E isto, claro, é maléfico para todos.

Dicas para o corretor de imóveis se manter atualizado e vender mais no mercado imobiliário

exercício irregular da profissão corretor de imóveis

Até aqui, entendemos como funciona o exercício irregular da profissão corretor de imóveis.

No entanto, precisamos entender, também, o que você pode fazer para ser um corretor de sucesso e nunca depender de ações duvidosas.

Para isso, separamos uma lista com algumas dicas bem legais que com certeza vão te ajudar a “chegar lá”. Veja abaixo.

Estude o mercado imobiliário e suas mudanças constantes

O mercado imobiliário muda a todo momento. Por isso, cabe a você entender quais são os momentos atuais e aproveitá-los da melhor maneira possível. Quanto mais você entender como a “roda gira”, melhor preparado você estará para os momentos de crise.

Esteja sempre em harmonia com seus colegas de trabalho (concorrentes)

Estar em harmonia com seus colegas de trabalho é fundamental para que você possa evoluir. Ou seja, não fale mal e não desqualifique quem também está buscando fazer um trabalho honesto.

Quanto mais próximo você estiver da concorrência, melhores serão seus resultados. Afinal, vocês poderão trocar ideias, informações e, assim, cada um “pescar o seu peixe” e se ajudarem em momentos ruins.

Mantenha uma boa organização financeira do seu negócio

Não há negócio se não houver vendas, certo? Com base nisso, é importante que você mantenha o controle de suas finanças para saber quando é o momento certo de investir em algum ativo ou resguardar um pouco mais.

Além disso, é muito importante não querer dar o passo maior do que a perna. Ou seja, as vezes vale muito mais a pena focar em algum nicho e fazer vendas pontuais, do que depender de vender um imóvel por dia para poder pagar as contas no fim do mês.

Conte com os sistemas da Ville Imob para ser um profissional de sucesso

Além das questões financeiras, é preciso que você se atente, também, para as questões de organização e marketing. E para isso, conte com a Ville Imob.

Nós oferecemos uma série de ferramentas incríveis para que você aumente suas vendas e possa agir na profissão com zelo e ética.

Estamos há mais de 12 anos no mercado imobiliário, com mais de 3200 clientes ativos em nossas plataformas imobiliárias.

Oferecemos para você desde o cruzamento de imóveis, até a integração dos mesmos. Veja algumas de nossas soluções:

Clique aqui para fazer um teste grátis agora mesmo e boas vendas!