Com a situação atual do mercado de trabalho, muitas pessoas estão analisando outras opções para trabalharem. A área imobiliária é sempre lembrada neste aspecto, ao permitir que profissionais possam trabalhar por conta própria e criar grandes negócios com imobiliárias próprias. Para facilitar quem está considerando este ramo, criamos este artigo onde explicamos o que é preciso para ser corretor de imóveis.

Qualificação, perseverança e aptidão com o setor e a profissão

Ser um corretor de imóveis exige uma série de detalhes no que diz respeito às qualificações. Alguns cursos devem ser feitos e é necessário adquirir um novo documento. Embora esta etapa requer tempo e recursos financeiros, obter a qualificação em si pode não ser a etapa mais complexa.

Uma das características principais do setor imobiliário é o pagamento ser definido, de maneira quase exclusiva, pelo seu rendimento mensal. Ou seja, o corretor recebe comissões e mesmo aqueles que tem empregos em grandes imobiliárias podem não ter algum salário fixo. Logo este é um setor que exige bastante perseverança e paciência.

o que é preciso para ser corretor de imóveis casa

Aptidão com o setor de vendas também é essencial. Um corretor precisa criar uma rede de contatos, saber negociar, ter bons relacionamentos e um atendimento de altíssima qualidade. Todas essas qualidades e habilidades podem ser trabalhadas, mas o aprimoramento desses detalhes exige uma vontade a mais do indivíduo.

Cursos para corretores de imóveis

Ao se perguntar o que é preciso para ser corretor de imóveis, você certamente pensou em cursos. E, se foi realmente este o caso, você estava correto. Para atuar como corretor de imóveis existem três cursos que podem ser cursados. É necessário a conclusão de apenas um, qualquer um dos cursos abaixo, e não todos.

-Curso Técnico de Transações Imobiliárias

Um curso de nível médio/técnico que pode ser concluído em cerca de um ano. Se você escolher esta opção você apenderá o necessário sobre o setor imobiliário, podendo atuar na compra, venda e locação de imóveis.

-Negócios Imobiliários ou Gestão Imobiliária

Esses são cursos tecnólogos, que garantem um diploma de nível superior ao concluinte, mas requerem um tempo menor para a conclusão dos mesmos. É possível finalizar estes cursos em 2 ou 3 anos, e o tempo extra, quando comparado ao curso técnico citado, permite que o estudante aprenda ainda mais sobre o mercado imobiliário, e toda a questão burocrática.

-Ciências Imobiliárias

Este é um curso superior que permite um diploma de bacharel. Com duração de 4 anos e 6 meses, o estudante aprende sobre o mercado imobiliário, documentação, e até mesmo gestão, psicologia e outras disciplinas relacionadas.

o que é preciso para ser corretor de imóveis curso

Carteira do CRECI

A profissão de corretor de imóveis é totalmente regulamentada e exige o registro no conselho regional. Para obter o registro você precisará de uma série de documentos, dentre os mais básicos podemos citar:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais
  • Certificado de reservistas (homens apenas)
  • Diploma de um dos cursos acima expedido por instituição reconhecida
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Foto(s) 3×4

Os documentos acima são os mais básicos e provavelmente são pedidos em todos os estados. Pode ser que alguns estados façam o pedido de outros documentos, logo recomendamos que você acesse a página do CRECI do seu estado ou entre em contato via telefone para obter a relação completa de documentos.

o que é preciso para ser corretor de imóveis intermediação

Uma vez que o pedido é protocolado, o documento fica pronto em cerca de 60 dias, novamente podendo variar de acordo com o estado.

Funções que um corretor de imóveis registrado pode executar

Se a questão o que é preciso para ser corretor de imóveis já foi respondida, acredito que a nova pergunta é: o que o corretor de imóveis pode fazer? E não é apenas vender imóveis.

Um corretor de imóveis registrado no CRECI pode executar diversas atividades relacionadas ao setor imobiliário.

-Intermediar operações de compra, venda e locação de imóveis de maneira independente ou junto à uma imobiliária: Essa é a função que todos nós sabemos que um corretor pode executar, mas é importante citar que é essencial ter o registro no CRECI para a execução dessa atividade.

-Atuar na captação de imóveis: Outra função comumente executada por corretores de imóveis, afinal de contas é importante que você capte novos imóveis para que você possa negociá-los no futuro.

-Atuar como correspondente imobiliário: Esta função é interessante pois o corretor atua como um intermediário entre bancos e os clientes em negociações no setor imobiliário. O banco mais comumente apontado é a Caixa, mas vários outros bancos também possuem correspondentes imobiliários. Recomendamos uma pesquisa para que você se inteire dos requisitos do banco que você tem mais afinidade.

-Atuar como avaliador: Já abordamos este tópico aqui no blog, mas vale relembrar. Para ser um avaliador de imóveis é necessário ser um corretor de imóveis com registro no CRECI. Além disso é essencial que se tenha ou um curso em Gestão Imobiliária ou um curso de especialização oferecido pelo CRECI, somente assim você consegue seu título de avaliador de imóveis.

Onde posso aperfeiçoar minhas habilidades como corretor?

Agora que você já sabe, passo-a-passo o que é preciso para ser corretor de imóveis, é preciso saber como se aperfeiçoar, mesmo após a conclusão do seu curso. Recentemente fizemos um artigo onde explicamos onde um corretor pode se capacitar e renovar seus conhecimentos.

o que é preciso para ser corretor de imóveis aperfeiçoar

Mas aqui vai um breve resumo:

  • Se mantenha atento aos canais no YouTube de corretores e influenciadores de destaque;
  • Conte com livros clássicos sobre o mercado imobiliário e a profissão de corretor;
  • Leia notícias e se atente às mudanças frequentes que ocorrem no mercado;
  • Conte com materiais gratuitos, não só do setor imobiliário quanto ao marketing.

Você encontra materiais gratuitos sobre o ramo imobiliário aqui. São vários ebooks e minicursos que cobrem desde a fotografia até softwares imobiliários. Agora, quando o assunto é marketing, você pode encontrar por materiais no site do ville Target. Lá você encontra vários artigos, ebooks e vídeos sobre o marketing, captação de leads, conversão e automação de marketing.

Uma dica final é: considere softwares específicos para o setor imobiliário. O ville Imob, por exemplo, conta com ferramentas de integração e de gestão que facilitam o dia a dia do corretor de imóveis. Oferecemos inclusive um teste grátis que você não pode deixar de conferir uma vez que decidir entrar nessa profissão. É isso por hoje, boa sorte nos negócios e até a próxima!

Posts relacionados