A maioria das empresas, estão tendo muitos problemas para reter seus talentos por muito tempo, devido à concorrência e as ofertas que são cada vez maiores e atrativas. Uma maioria esmagadora das empresas em território nacional está investindo pesado no desenvolvimento da carreira para mantê-los motivados evitando a perda, porém apenas isso não tem sido o suficiente.

Cada pessoa pensa de uma forma única e se motiva de maneiras totalmente diferentes, logo a sua produtividade está diretamente relacionada com estes motivadores. O grande desafio é desvendar essa equação da motivação de cada funcionário, pois é preciso racionalizar cada equação para chegar a um denominador comum dentre todos os que estão presentes no ambiente corporativo.

Quando encontramos a equação perfeita certamente a produtividade irá aumentar além dos principais talentos da sua imobiliária ficará retido, fazendo um trabalho excelente. A cultura da sua imobiliária conta muito nessa balança, as formas que os valores são trabalhados é algo que faz a diferença para o funcionário ou corretor de imóveis em questão.

É preciso oferecer aquilo que cada funcionário tem mais interesse. Conheça alguns fatores que mantêm os funcionários motivados ajudando assim a reter talentos na imobiliária:

Comunicação

A comunicação é a chave do sucesso neste ponto, pois as reclamações mais comuns em ambientes empresariais é que a comunicação entre líder e liderado, ou da empresa com seus funcionários não é clara, eles se sentem traídos quando na verdade deveriam ser os primeiros a receber a notícia.

Todos os funcionários precisam estar cientes de todas as informações que desrespeitam a sua carreira ou ao seu dia a dia. A liderança precisa manter uma comunicação direta com seus liderados, evitando burocracias, uma comunicação eficiente faz com que o funcionário sinta-se importante. Comunicado interno no Dashboard de um Software Imobiliário, Email, Informativos, Informativos internos ou um simples comunicado A4 num quadro de avisos já resolveria muitos desses problemas.

Estabilidade financeira

A segurança pelo qual estamos referindo é a tão sonhada estabilidade, que hoje em dia, apenas o funcionalismo público está oferecendo. Algumas imobiliárias e empresas privadas estão oferecendo para os funcionários que se destacam alguns benefícios em contrato para mantê-los dentro da empresa, como uma política de retenção de talentos.

Horários Flexíveis

É importante manter uma política de flexibilização de horários, deixar uma janela disponível para que o funcionário possa chegar dentro daquele horário. Algumas empresas vão além, exigem apenas que o expediente de 8h seja cumprido, sem se importar com o horário, obviamente existe um limite aceitável para iniciar o expediente, como por exemplo: 10h30min.

Aprendizado e Qualificação

O funcionário se sente valorizado quando a empresa investe nele, como treinamentos sejam eles formais ou informais, até mesmo em passagens de conhecimento é uma forma de aprendizado que pode ser muito valiosa para ele. Treiná-lo adequadamente a operar o CRM para Imobiliária e Administrar o Site imobiliário, também é extremamente importante, assim poderá desempenhar melhor seu papel.

Valorização do Serviço prestado

Todo mundo gosta de ser valorizado, não apenas o funcionário ou corretor de Imóveis. Portanto, dê valor as tarefas bem executadas do seu funcionário. Valorize quando algo for entregue com capricho. Faça elogios em público, levante a bandeira para os superiores daqueles que estão se destacando, crie uma política de valorização para o seu funcionário. Não crie um ambiente de disputa e sim um ambiente de valorização do bom trabalho.

Confraternização

Não só é importante o contato e comunicação de seu colaborador com o cliente, mas também a comunicação, amizade e companheirismo entre os próprios funcionários, realize eventos internos, pequenas reuniões, lanches coletivos ou qualquer outra forma de unir e criar laços de amizade entre funcionários da empresa, isso é muito importante pois proporciona uma equipe entrosada e “afinada”.

Então, o que você acha? Existem outras ações que podem trazer vantagens tanto para empregado como empregador ? Deixe seu comentário. Forte abraço.

Posts relacionados