Se você quer algumas boas dicas de e-mail marketing imobiliário para colocar em prática algumas ótimas ideias ainda hoje, está no lugar certo. Vamos entender, a partir de agora, como você pode melhorar e aumentar o engajamento de suas estratégias de marketing digital em apenas uma ferramenta e em apenas um canal, que é o e-mail.

Vamos lá?

dicas de e-mail marketing imobiliário

Dicas de e-mail marketing imobiliário – Veja 45 ideias para colocar em prática em suas campanhas de e-mail marketing

Nem sempre é fácil construir uma boa campanha de e-mail marketing imobiliário. Afinal, não existe nenhum tipo de receita infalível e que se você fizer, terá sucesso. Pelo contrário. E-mail marketing é muita prática, estudo e testes, pois você precisa sentir a sua audiência e, com isso, extrair os melhores caminhos para dar continuidade ao projeto.

E para te ajudar, veja abaixo 45 dicas de e-mail marketing imobiliário que certamente farão toda diferença em suas campanhas. Acompanhe!

Tudo começa por um bom assunto no e-mail – Esta será a isca para o usuário abrir o e-mail

Todo bom e-mail marketing começa pelo título. Sem um bom título, você não conseguirá fazer com que o público clique e abra a mensagem. Por isso, não deixe de investir um bom tempo pensando em um título (assunto) que tenha bons gatilhos mentais, criando senso de urgência para a abertura.

Evite um título muito longo, de forma que ele seja cortado e a pessoa não consiga ler

Assuntos longos não são recomendados. Por que? Porque o sistema de e-mail pode limitar a quantidade de caracteres e, com isso, cortar a mensagem. E se a mensagem for cortada em um ponto importante, ninguém vai abrir o e-mail.

Capte o nome do lead para usar nos títulos e no texto do e-mail – Isto criará engajamento

Criar engajamento é um dos pontos mais importantes para qualquer campanha de marketing digital. Quanto mais engajamento, mais resultado no médio e longo prazo. E com os e-mails isto não é diferente. Portanto, utilize estratégias que ajudem a criar mais conexão com as pessoas – e usar o nome delas no título ou no corpo do e-mail pode ser uma excelente alternativa.

Jamais escreva errado – Erros de português podem causar danos a imagem da sua imobiliária

Escrever errado é um problema muito grave. Isto gera uma percepção muito negativa da sua imobiliária, uma vez que não passa uma sensação de profissionalismo. Porém, escrever certo não significa ser formal e chato. Mas, sim, escrever de uma maneira coesa, objetiva, simples e dentro da linguagem do lead – mas sem erros de português.

Veja também: Como melhorar a comunicação com o cliente no mercado imobiliário

dicas de e-mail marketing imobiliário

Usar número nos títulos pode ser uma boa tentativa de trazer mais aberturas

Todos os títulos que têm algum tipo de numeral, tendem a ter uma taxa de adesão e engajamento maior. As pessoas gostam de listas e isto faz com que aumentem as chances de abrir seu e-mail. Faça algo semelhante a este artigo que você está lendo aqui no blog: 45 dicas de e-mail marketing imobiliário.

Evite palavras que criem sensação de SPAM

SPAM é o famoso lixo virtual. As pessoas não querem receber SPAM de maneira nenhuma. E por mais que o seu e-mail não seja SPAM, algumas palavrinhas podem dar a impressão de que é. E o próprio servidor de disparo poderá barrar os envios. Palavras como “clique aqui”, “promoção” e “oferta” soam como SPAM.

Não crie textos coloridos e com tamanhos de fonte desproporcionais – Seja natural

Quanto mais coloridos forem os textos e com fontes aleatórias, grandes e pequenas, mais chato vai ser para o lead imobiliário ler o seu e-mail. Não exagere na personalização e colorização dos textos – isto não é bom.

Letras maiúsculas mostram quem você está berrando com o lead

Vamos falar sério: ninguém gosta de ouvir uma pessoa que fala com um tom acima e que causa a sensação de estar berrando, não é mesmo? E nos e-mails, isto pode ser caracterizado com as letras maiúsculas que, na prática, simbolizam uma palavra dita em voz alta. FALAR ASSIM O TEMPO TODO não é saudável para sua audiência.

Faça e-mails objetivos e que tenham um propósito claro: tenha apenas uma ideia central

Não crie dispersão nos seus e-mails. Seja claro, objetivo e se concentre em manter o texto dentro da ideia central. As pessoas se desconectam com facilidade de uma mensagem e, por isso, você precisa agir de maneira rápida, sem dar muitas voltas.

dicas de e-mail marketing imobiliário

Usar ou não usar emojis?

Use! Emojis causam um efeito positivo para quem está lendo uma mensagem, principalmente pelo fato de que hoje em dia a grande maioria das audiências já conhece o significado de cada rostinho. Dica: estude sua audiência e tente entender tudo sobre ela. Os comportamentos vão ajudar a guiar a utilização de emojis.

Faça uma boa divisão entre imagens e textos

Usar imagens e textos em um e-mail pode ser uma boa ideia. Mas faça isso de forma que a divisão fique clara e coesa, sem exagerar para nenhum dos lados. Dica: As imagens precisam ser leves, para não sobrecarregar o carregamento do e-mail.

Leia também: E-mail Marketing para Imobiliária – Como fazer?

Crie links nas imagens e também em palavras do texto

A internet é feita de links. E por isso, quanto mais links você utilizar em seus conteúdos e campanhas, melhor. É isto que construirá um fluxo para as páginas que você quer que as pessoas vão.

O ALT nas imagens é importante para criar um texto alternativo caso a imagem não carregue

Você já ouviu falar da tag ALT? Ela é usada para que quando uma imagem não consiga ser carregada, um texto apareça no lugar. Portanto, utilize o ALT nas imagens que você colocar no seu e-mail marketing.

dicas de e-mail marketing imobiliário

Tenha botões específicos e que fiquem dentro da ideia central do e-mail

Criar botões é muito importante para construir melhor a sua rede de links. Botões geram a vontade de clicar. E por isso, em todos os links que forem importantes para o e-mail, use um botão de uma cor específica. Esta é uma maneira de construir melhor suas chamadas para ação.

Crie e-mails responsivos de forma que ele não crie barra de rolagem lateral

Esta é uma das dicas de e-mail marketing imobiliário mais importantes: pense no mobile. Hoje, as pessoas usam muito o celular para navegar na internet. E seus e-mails precisam ser responsivos a ponto de não criarem a barra de rolagem lateral. Facilite a navegação e não faça as pessoas quererem fechar imediatamente seu e-mail.

Nunca envie seus e-mails sem testar

Teste sempre! Nunca envie e-mails para uma lista de audiência, sem antes testá-los de maneira efetiva.

Não compre listas de e-mails na esperança de aumentar seu faturamento

Comprar listas de e-mails não é uma prática aceitável para o marketing digital, pois você estará enviando e-mails para pessoas que você nem conhece. E isto gera desconexão que, no fim das contas, apenas gera custos.

Sempre ofereça um link para o lead se descadastrar da lista de e-mails

A opção de descadastro não pode estar escondida. Pelo contrário: deixe ela muito evidente para que não haja nenhum tipo de desconfiança por parte dos leads.

Não envie e-mails para contatos que não estejam engajados

Esta dica está relacionada também com a dica anterior, sobre compra de lista de e-mails. Enviar mensagens para pessoas que não estão engajadas pode não ser saudável, pois é preciso construir um engajamento antes de disparar e-mails.

Faça testes de reputação para verificar se o seu domínio não está em listas de SPAM

Hoje já existem ótimas ferramentas que podem auxiliar no processo de verificação de reputação de domínios. E com isso, você pode saber se o seu domínio está ou não em uma lista de SPAM. Se estiver, seus e-mails dificilmente serão entregues ao destinatário.

Considere a criação de e-mails apenas com textos (sem imagens)

Criar e-mails apenas com texto pode ser uma boa alternativa para facilitar o carregamento da página. Por isso, crie textos que engajem, que sejam objetivos e que possam fazer as pessoas agirem. Leia mais sobre copywriting para imobiliárias para que você construa bons textos neste sentido.

dicas de e-mail marketing imobiliário

Crie muitas segmentações para entender o seu público

Segmentar é fundamental para melhorar a taxa de conversão. Quanto mais segmentada for uma lista de e-mails, maior a chance de acertar nas mensagens, pois você estará falando com as pessoas certas.

Não envie e-mails demais e também não envie e-mails de menos

Tudo que é demais é ruim. Por isso, evite o envio massivo de e-mails. Mas também, evite quantidades reduzidas. Pecar pelos excessos pode levar suas campanhas para o fracasso, pois gera desengajamento.

Utilize formulários de uma maneira inteligente

Tenha objetivos claros em cada e-mail que você enviar. E utilizar formulários dentro das mensagens pode ser uma excelente ideia para mostrar objetividade. Além de ajudar a criar uma boa segmentação posteriormente.

Faça com que as pessoas sintam que o e-mail é pessoal – não use plural

Quando falamos de e-mail, estamos falando da caixa de entrada pessoal de alguém. Por isso, não use plural. Chame a pessoa de maneira singular. Não crie sensação de “plateia”, com expressões do tipo: “Olá, pessoal”, “Preparei para vocês”, etc.

Use o tempo das pessoas de maneira inteligente

Quando alguém clica no seu e-mail marketing imobiliário, esta pessoa está disposta a oferecer o tempo dela para ler sua mensagem. Por isso, não faça rodeios e use muito bem o tempo do lead.

Faça muitos testes até encontrar o formato de e-mail ideal

Fazer testes é o lema do marketing digital. E esta é uma das dicas de e-mail marketing imobiliário que você precisa aplicar, inclusive, em outras estratégias: teste muito até achar o formato ideal.

Faça testes de horários e veja quando há uma maior taxa de abertura

Os horários importam. Porém, não há como afirmar quais são os melhores horários para enviar e-mails. Você terá que descobrir de acordo com os testes de suas campanhas. Entenda sua audiência, pois ela é única.

Utilize gatilhos mentais de maneira inteligente

Gatilhos mentais geram demandas mentais. Ou seja, eles fazem com que as pessoas tomem atitudes. Por isso, utilize-os com responsabilidade. Veja aqui: 10 Melhores Gatilhos Mentais para Corretores de Imóveis

Utilize CTAs sem medo – mas sem exagerar

Use chamadas para ação – as famosas CTAs. É isto que fará uma pessoa clicar ou não em um link. Não tenha medo de chamar uma pessoa para clicar em algo, desde que seja relevante.

Não envie anexos

Enviar anexos é prejudicial para o servidor e para a taxa de abertura. O e-mail pode ficar pesado e as pessoas podem sentir desconfiança. Além de que dificilmente seu e-mail será entregue pelo servidor, pois ele entenderá como SPAM.

Cadastre-se em outras listas de e-mails para fazer um benchmark

Entenda o mercado ao seu redor. Isto ajudará a criar ótimas oportunidades de campanhas. Veja aqui como fazer benchmark.

Seja pessoal – As pessoas se conectam com pessoas

Tente ser o mais pessoal possível, usando uma linguagem de um pra um. As pessoas se conectam com pessoas.

Sempre indique que o próximo e-mail será importante

Faça as pessoas esperarem pelo próximo e-mail – crie expectativas. A taxa de abertura aumentará com isso.

Nunca envie e-mails aleatórios – Sempre entregue valor

Enviar e-mails aleatórios está completamente fora de cogitação. Sempre entregue algum tipo de valor para o lead.

Crie uma lista exclusiva (segmentação) para alguns contatos

Construa uma espécie de “clube”, para construir melhores segmentações.

Não envie só ofertas ou promoções – E-mail marketing é mais do que isso

Envie conteúdos ricos e que agreguem valor na vida das pessoas para, somente depois, pensar em vender um imóvel.

Não fique muito tempo sem mandar e-mails

Tenha uma boa frequência de envios, de modo que não crie longos “buracos” na agenda.

Trabalhe o branding da sua imobiliária nos e-mails

Envie e-mails com a marca da sua imobiliária, de modo a construir a identidade e as pessoas conseguirem perceber “de longe” de quem é o e-mail.

Construa uma identidade na linguagem dos e-mails

Construa uma boa linguagem na comunicação, de forma que esta linguagem seja usada sempre (identidade).

Sempre analise as métricas do e-mail marketing

As plataformas de e-mail sempre entregam as métricas de cada campanha. Nunca deixe de analisá-las para aperfeiçoar os próximos envios.

Peça para as pessoas adicionarem sua imobiliária aos contatos do e-mail

Ao adicionar sua imobiliária nos contatos do e-mail, dificilmente as novas mensagens irão para o SPAM, pois o servidor entende que seus e-mails são confiáveis.

Crie engajamento (cliques, cadastros, redes sociais)

Criar engajamento faz com que você tenha uma melhor percepção da sua audiência. Então, peça para clicarem, se cadastrarem ou irem para suas redes sociais através do e-mail.

Envie conteúdos exclusivos que o lead só vai encontrar no e-mail

Faça o lead perceber que alguns conteúdos ele só vai receber na sua lista de e-mails.

Jamais envie SPAM

E por fim, nunca envie SPAM – que são mensagens que as pessoas não querem receber.

Com estas dicas de e-mail marketing imobiliário, você está há poucos passos de construir boas campanhas daqui pra frente. Conte com a Ville Imob e boas vendas!