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E-mail marketing para corretores de imóveis: fazer ou não fazer? Se fizer, quais as melhores maneiras de fazer? Pois é… há muito o que entender a respeito deste assunto.

Afinal, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta extremamente poderosa, quando utilizado da forma certa, com as estratégias certas e com o direcionamento certo.

Não se preocupe. Tudo isso parece complicado, mas não é. E nós vamos te ajudar a entender melhor este assunto para que você possa fazer suas campanhas de imóveis e ter êxito e, claro, lucros.

Mas para isso, é fundamental entender alguns conceitos e critérios por trás do e-mail marketing. Que é justamente o que iremos entender a partir de agora.

Acompanhe!

E-mail marketing para corretores de imóveis

E-mail marketing para corretores de imóveis – Por onde começar?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é de fato o e-mail marketing. Bom, esta expressão pode até soar como negativa para muita gente.

Afinal, ninguém quer ficar recebendo no e-mail uma série de ofertas, promoções e produtos que no fim, não vai comprar, não é mesmo? E isto faz levantar uma série de dúvidas a respeito da estratégia.

Mas a verdade é única: não existe uma receita pronta nem um certo ou errado. O que existe, é planejamento, entendimento do comportamento do consumidor no mercado imobiliário e, acima de tudo, responsabilidade.

Vamos entender melhor sobre tudo isso no decorrer do texto. Além de que, entenderemos como você poderá escrever um e-mail marketing que seja verdadeiro, exclusivo, que chame atenção e que não vá parar no lixo ou na caixa de spam.

Mas para isso, precisamos responder uma pergunta muito clássica a respeito do tema, que é o seguinte: e-mail marketing morreu? Vamos entender! Acompanhe.

Entendendo o e-mail marketing – Ele morreu?

A resposta é muito simples: não. O e-mail marketing não morreu. Por mais que ele seja uma estratégia antiga, extremamente “gasta” e muito comum no dia a dia, não significa que não funcione.

Mas há um grande “porém” no meio de tudo isso. A questão não é simplesmente enviar um e-mail marketing de forma aleatória. Mas sim, a motivação disso tudo.

O e-mail marketing não pode ser o fim nem a salvação. Ele precisa ser apenas a ferramenta que fará você conectar o seu prospecto ao que você quer.

Ou seja, levar o prospecto do ponto A ao ponto B. Porém, muita gente acha que fazer e-mail marketing é simplesmente enviar e-mails com ofertas, promoções, letras grandes, artes bonitas e brilhantes. O que pode ser um erro muito grande.

Veja, quanto mais invasiva for a sua campanha, mais ela tenderá a dar errada.

Ou seja, você precisa, antes de querer vender, mostrar algo de interessante ao prospecto. Ou seja, oferecer valor. Se você somente tiver interesse em tirar o dinheiro de quem está lendo o e-mail (fazendo ofertas), os resultados tendem a não aparecer.

Mas, e como então podemos criar uma estrutura boa de e-mails para usar em imobiliárias? A verdade é que não há uma receita mágica. Mas há, sim, um processo. Que é justamente o que vamos entender a partir de agora. Vamos lá?

E-mail marketing para corretores de imóveis

Como escrever um bom e-mail marketing?

Bom, então a dúvida é: como escrever um bom e-mail marketing para corretores de imóveis? Existem alguns bons caminhos para se seguir e, principalmente, alguns bons caminhos para se evitar.

Diga-se de passagem que quando você evita um caminho ruim, as chances de você ter melhores resultados aumentam exponencialmente. Neste caso, não precisaria nem encontrar a melhor estratégia e a mais milagrosa. Mas sim, só evitar o que não é bom.

Mas, o que não é bom? Depende.

Mas, basicamente, tudo que não conecta você ao seu prospecto ou cliente. Pense que o e-mail é extremamente restrito e privado. As únicas mensagens que chegam na caixa de entrada de alguém, são aquelas que a pessoa de fato está esperando.

Tudo que ela não estiver esperando, poderá ir diretamente para o lixo. E o próprio sistema de e-mail entende quando uma mensagem é relevante ou não.

Por isso, vamos estruturar aqui uma forma de você escrever bons e-mails marketing para seus prospectos e clientes da sua imobiliária. Faça o seguinte:

  • Segmente sua audiência – Nem todas as mensagens são para todas as pessoas;
  • Tenha uma narrativa humana, simples e didática – Um pra um;
  • Não deixe seu e-mail marketing virar spam – Seja relevante;
  • Crie sequências persuasivas – Ligue um e-mail com o outro;
  • Utilize gatilhos mentais que possam fazer o usuário agir;
  • Utilize uma linguagem de copywrite – Persuadir é fundamental;
  • Não tenha medo de pedir – Use CTAs de forma ordenada;

Vamos entender cada um dos tópicos a partir de agora!

Segmente sua audiência – Nem todas as mensagens são para todas as pessoas

Segmentar é fundamental. Não só a sua audiência de e-mail marketing, mas qualquer estratégia de marketing imobiliário que você for fazer, a segmentação é importantíssima.

Apenas para contextualizar, imagine você divulgando um imóvel de luxo para um universitário de 18 anos que acabou de entrar na faculdade e precisa de um local próximo dos estudos para morar. Pois bem, ele não vai querer a casa de luxo. Mas sim, talvez um apartamento pequeno ou mesmo uma kitnet.

E o mesmo acontece com suas campanhas de e-mail: segmente!

Quanto mais certeiro for o seu público, melhor. Crie audiências baseando-se nos interesses, faixa de idade, comportamento e diversos outros critérios que você julgar importante.

É mais do que importante entender o conceito de que quantidade não é qualidade. Falar para muitas ou poucas pessoas é indiferente: o importante é falar para as pessoas certas!

Afinal, quando você tenta falar com todo mundo, na verdade, não consegue falar com ninguém. Pois não há uma conexão na mensagem. É tudo muito genérico. Não há nenhum tipo empatia. E isto é muito ruim. Falaremos mais sobre este tema a seguir.

E-mail marketing para corretores de imóveis

Tenha uma narrativa humana, simples e didática – Um pra um

Você já ouviu falar no contexto de conversa um pra um? Pois bem, este tipo de texto, comunicação ou campanha é incrível. Pois é justamente neste aspecto que você consegue humanizar o seu diálogo.

Pense que as pessoas se conectam com pessoas. E não com marcas. É por isso que hoje em dia, cada vez mais as grandes empresas pensam em alternativas humanas de transmitir uma mensagem. E não formas genéricas e robotizadas.

Por exemplo, uma campanha de e-mail marketing que só envie ofertas, fotos, preços e promoções, dificilmente se conecta com alguém. O usuário pode até se interessar por alguma oferta do e-mail, mas esta conexão é muito frágil e tem uma durabilidade curta.

Não serve para o médio e longo prazo, que é o mais importante para construir uma audiência qualificada.

Então, sempre que você ou sua imobiliária escreverem um e-mail, utilize a linguagem um pra um. Seja humano. Diga “oi”. Escreva um texto conectivo e que mostre importância e relevância para quem lê.

Quanto mais humano for o e-mail, mais receptivo ele será. E mais resultados ele trará.

Não deixe seu e-mail marketing virar spam – Seja relevante

Esta é uma dica que está relacionada com a dica anterior: não faça seu e-mail marketing virar spam. E acredite: isto é mais fácil de acontecer do que parece.

Toda vez que você envia um e-mail para alguém e esta pessoa tem uma experiência ruim ou mesmo não quis receber aquele e-mail, a mensagem acaba virando spam. Ou seja: lixo eletrônico.

Por isso, só envie e-mails para pessoas que de fato autorizaram o envio. Ou seja, para pessoas que são seus leads imobiliários, para pessoas que deixaram o e-mail no seu site para receber novidades ou baixaram um material, ou até mesmo para pessoas que deram o e-mail em um cadastro presencial.

A forma que você conseguiu o e-mail diz muito sobre a qualidade da campanha.

Afinal, se você simplesmente comprar uma base de e-mails e disparar em massa, dificilmente terá algum retorno com isso. Pelo contrário: poluirá a imagem da sua imobiliária ou a sua imagem como corretor. Pense nisso!

E-mail marketing para corretores de imóveis

Crie sequências persuasivas – Ligue um e-mail com o outro

O e-mail marketing para corretores de imóveis de nada se diferencia de um e-mail de lojas de varejo, caso você não faça alguma coisa para que esta situação não ocorra.

Conforme mencionamos anteriormente, quanto mais ações você tomar para que o e-mail seja devidamente entregue e lido, mais conversões ele poderá gerar. E, ao mesmo tempo, mais conexão!

Um exemplo disso, são as sequências persuasivas. Por exemplo, você poderá não só enviar e-mails aleatórios. Mas sim, e-mails que carreguem um tanto de engajamento e que leve o leitor/usuário de uma abertura, para outra.

E isso somente é possível, caso sua escrita permita esta situação.

Então, coloque elementos de suspense, surpresa, curiosidade e o que mais for para engajar a audiência a continuar abrindo e lendo seus e-mails marketing.

Por exemplo, se você mandar um e-mail hoje, dizendo que amanhã você irá mandar um e-mail incrível, a pessoa lerá o e-mail de hoje e o e-mail de amanhã! É claro que isto é apenas um exemplo… você pode (e deve) aplicar esta técnica de forma criativa e que faça sentido.

Funciona muito bem quando é algum tipo de lançamento ou até mesmo oferta. Gere curiosidade para o dia seguinte e no e-mail do dia seguinte, faça alguma oferta criativa e irresistível.

Utilize gatilhos mentais que possam fazer o usuário agir

Você já ouviu falar de gatilhos mentais?

Pois bem, esta é uma das técnicas mais poderosas de persuasão, pois você consegue não só captar a atenção do seu público, como também consegue fazê-lo tomar uma ação.

Existem alguns tipos de gatilhos mentais e todos eles podem se relacionar muito bem com a persuasão.

Por exemplo, o gatilho da escassez, faz com que a pessoa precise tomar uma decisão em determinado espaço de tempo. Se você fizer uma oferta e deixá-la no ar para sempre, ela não é mais uma oferta, é um preço normal e a pessoa pode levar meses para comprar.

Agora, se você fizer uma oferta e determinar uma data para o fim dela, as chances de compra aumentam muito, pois a pessoa não quer perder esta oportunidade.

E para isso funcionar, você precisa mostrar nos e-mails que é, de fato, uma grande oportunidade. Caso contrário, você não terá conversões online. Além da escassez, existem muitos outros gatilhos mentais, como:

  • Exclusividade;
  • Reciprocidade;
  • Autoridade;
  • História;
  • Confiança;
  • Urgência;

Cada um deles pode se tornar uma arma poderosa no seu e-mail marketing.

E-mail marketing para corretores de imóveis

Utilize uma linguagem de copywrite – Persuadir é fundamental

Copywrite é uma técnica poderosa e você pode (e deve) usar. O e-mail marketing para corretores de imóveis torna-se muito mais poderoso quando você constrói uma linguagem de persuasão e conversão.

Este tipo de escrita faz com que você consiga envolver as pessoas com sua história ou com sua proposta. E, quando há envolvimento, há conversão.

A técnica de copywrite não é um estilo de escrita semelhante a um texto convencional, de jornal ou revista. É um tipo de texto conversativo.

Ou seja, você conversa com quem está lendo seu e-mail. E é este o “pulo do gato”, pois você não “vende”, você conversa! Conforme mencionamos anteriormente, a “conversa” vende, pois gera empatia e “um pra um”.

Não tenha medo de pedir – Use CTAs de forma ordenada

E por último, peça as coisas para seus leitores!

Se você quer vender, você precisa pedir alguma coisa, não é mesmo? Então, não tenha medo de fazer isso. Mas, faça isso de uma forma inteligente.

Siga uma estrutura de copywrite, com gatilhos mentais e de linguagem um pra um. E após isso, coloque botões e links para que as pessoas cliquem e, de fato, façam algo que você queira.

Seja se inscrever em um novo formulário, seja se cadastrar para um lançamento, etc.

Como escolher uma boa ferramenta de e-mail – Ela precisa ser completa

Existem diversas formas de escolher uma boa ferramenta de e-mail. Mas, a melhor delas, é focar em ferramentas focadas em imobiliárias.

Como por exemplo, ter um bom sistema de CRM imobiliário, capaz de segmentar, construir audiências, fazer relatórios e enviar mensagens personalizadas a cada pessoa.

Conte com a Ville Imob para ajudar você neste processo construção e evolução de seus projetos imobiliários!

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