Desafiante e dinâmico. Assim é o mercado imobiliário. Lidar com a contratação de corretores, treiná-los e desenvolver estratégias para conquistar e manter clientes são tarefas árduas.

Por fim, depois de contratar e formar a equipe de vendas de uma imobiliária, vem outro desafio: deixá-la motivada.

Ser corretor exige paciência, determinação e simpatia para atingir metas, ter foco em vendas e no atendimento. Para que ele atue bem, é preciso trabalhar a autoestima, além de administrar conflitos e adversidades.

A imobiliária precisa dar condições favoráveis aos corretores e mantê-los motivados. De acordo com pesquisa da Towers Watson, consultoria de recursos humanos, cerca de um quarto (24%) dos empregados brasileiros estão desmotivados. Por outro lado, há como reverter esse quadro, uma vez que 36% afirmam que não possuem suporte da empresa.

Não faltam motivos para um corretor se sentir desmotivado: Contrato desfeito; Depender de comissão; Depender das vendas; Estar sempre disponível. Esses são apenas alguns exemplos. Mas você, gestor, pode contornar esses empecilhos tornando sua equipe motivada e unida. A seguir, seguem algumas dicas:

Pressão

Depender unicamente de desempenho é uma pressão enorme para um corretor. Utilizar isso como forma de manipulação é uma péssima ideia. Procure evitar, a todo custo, usar o cumprimento de metas como ameaça à estabilidade de emprego dos funcionários.

Faça um trabalho em equipe e divida as responsabilidades entre os demais colaboradores e determine escalas conforme o mérito de cada um.

Desafios

Pressão é diferente de desafio. Toda equipe precisa de estímulo para crescer. Vencer uma tarefa difícil é estimulante e o corretor sempre tentará dar o melhor de si. Estabelecer metas razoáveis com prazos definidos é um bom começo.

O desafio não precisa só envolver vendas ou valores, pode ser clientes conquistados, número de acessos nos anúncios, etc. Contudo, fique atento aos resultados, promova novos jogos e dê prêmios. Use uma plataforma Imobiliária onde você possa conferir o desempenho de cada corretor de imóveis, atribuindo permissões e acessos aos sistemas administrativos.

Tenha uma ferramenta para corretores onde eles poderão ter flexibilidade para cadastrarem imóveis, clientes e proprietários e gerenciar isso de forma muito simples e fácil.

Plataforma ERP ville Imob

Parceria

Esteja presente e participe das ações que envolvem a equipe. Apensar de existir uma hierarquia e os funcionários saberem disso, eles precisam se sentir importantes dentro da empresa e parte do projeto junto com os dirigentes.

Integre-os aos programas da imobiliária e estabeleça um processo contínuo de feedback para que os colaboradores possam dar opiniões e insights.

 

Transparência e Aprendizado

As pessoas são diferentes, não espere igualdade por parte da sua equipe. Isso quer dizer que você precisa ouvir as diversas opiniões e ser transparente com todos eles. Diga o motivo de cada decisão tomada dentro da empresa que influencie no trabalho da equipe. Aprenda a escutar cada um deles e dê oportunidades iguais a todos.

Apenas mostrar onde está a informação não basta. Oriente acima de tudo. Seja aquele que mostra o caminho e ensina como fazer também. Esteja aberto para apreciar novas experiências. É uma troca que beneficiará ambas as partes e agregará valor ao negócio.

Boa sorte, Sucesso e Boas Vendas!

 

Abraço,
Equipe ville Imob

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