Por mais arcaico que possa parecer, o atendimento telefônico da imobiliária ainda pode ser decisivo para vender mais. É verdade que a maioria dos clientes iniciam suas buscas por um imóvel diretamente no site das imobiliárias, mas boa parte ainda prefere confirmar as informações pesquisadas por telefone.

Não é por menos. A transação imobiliária exige cuidados particulares, uma vez que muitos detalhes estão em jogo. Mais do que marcar presença online, o corretor deve estar preparado para realizar um ótimo atendimento telefônico da imobiliária.

Afinal, trata-se de um primeiro contato mais próximo com o cliente em potencial, o que pode estabelecer um determinado nível de confiança para um relacionamento duradouro. Caso contrário, se não for solícito e não conseguir responder as dúvidas do cliente por telefone, as chances de ele voltar a conversar com você são nulas.

Diante disso, fique atento às informações deste texto que vão te ajudar a melhorar atendimento telefônico da imobiliária.

Conheça bem os detalhes dos imóveis da sua carteira

Para início de conversa, estar preparado é essencial. Todo corretor deve saber bem sobre os detalhes dos imóveis de seu portfólio. Como a primeira impressão é a que fica, você já transmite que está antenado ao seu mercado logo no primeiro contato.

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Mas sempre tem aquele cliente criterioso que tem o dom de fazer as perguntas mais difíceis que existe. Então, o que você puder antecipar, inclusive sobre os critérios burocráticos, tente fazer. Deixe suas fontes de consulta, tabelas de preço e seu material de trabalho sempre à mão.

Aliás, é fundamental deixar seu CRM Imobiliário aberto para consultar dados e anotar as informações passadas pelo cliente do outro lado da linha .

Seja amigável

Nem sempre estamos mentalmente prontos para receber ou fazer uma ligação. Por isso, não comece a sua oferta se não estiver se sentindo bem. O atendimento por telefone exige concentração e que o corretor passe um tom amigável e espontâneo, para não espantar o cliente.

atendimento telefônico da imobiliária amigável

É preciso mostrar que você está satisfeito em atendê-lo. Mostre ainda interesse por tudo o que é dito, se o cliente deve morar sozinho ou com a família e etc.

Para tanto, é bom avaliar bastante o seu humor e manter a calma para não prejudicar seu atendimento por causa de tom que pareça pouco receptivo.

Cautela e especulação

O contato por telefone exige uma boa dose de cautela durante a conversa. Esse tipo de contato é feito, principalmente, para esclarecer dúvidas – suas e as do cliente. O que significa que a venda ainda não está certa.

Nesse caso, passe todas as informações que são comuns do processo, mas não esqueça de fazer perguntas. Seja sutil e estimule o cliente a lhe passar informações fundamentais para que você possa atender às necessidades dele.

Aos poucos, você terá substâncias suficientes para oferecer o imóvel certo ao cliente.

Formalize o contato

Não deixe de convidar o cliente para uma visita à imobiliária, caso perceba que o saldo da conversa foi positivo. Do contrário, você também pode apresentar opções que se encaixam melhor ao interesse do cliente.

O corretor de imóveis deve aproveitar bem a chance do contato para mostrar que tem opções e condições para satisfazer o desejo do possível comprador e que ele é muito bem-vindo a sua empresa.

Aproveite também para perguntar como o cliente prefere ser atendido na próxima vez. Aliás, avise que você está disponível em outras ferramentas de atendimento, como WhatsApp, chat online, telefone ou email. Quem manda é o cliente!

Seja paciente

O mais importante durante o atendimento telefônico da imobiliária é manter a paciência. É importante deixar o cliente dizer o que está acontecendo. Além disso, é preciso ter sensibilidade para contornar a situação, quando for necessário.

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Essa pode ser sua primeira e última chance. Tente também se colocar no lugar do cliente para atuar na emoção. Um esforço que vale a pena, independente do resultado final.

Seja por atendimento telefônico ou pessoalmente, é essencial manter um bom relacionamento com o cliente, baseado na credibilidade e na segurança. Preserve esses valores, a todo momento.

Boas vendas!

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