Não cansamos de dizer que, o que leva um cliente a fechar negócio com um corretor – dispensando o serviço de outros profissionais – é a capacidade do corretor de manter um relacionamento próximo com o cliente. Isso quer dizer que, por mais que um profissional domine tudo sobre o mercado imobiliário e possua uma carteira bem variada de imóveis, algumas falhas que ele comete no atendimento podem ser decisivas para afastar de vez clientes em potenciais.

Sabemos, também, que o corretor de imóveis não consegue sustentar uma postura “falsa” por um período longo. Ou seja, não adianta nada fazer um atendimento perfeito no primeiro contato, se você deslizar na próxima etapa. Ainda mais porque o processo de compra de um imóvel é muito longo, afinal de contas, ninguém compra um imóvel de um dia para o outro. Enfim, todo o processo demora meses entre negociações, visitas e economias e, por isso, você deve manter a mesma postura ao longo da negociação.

Nesse sentido, o corretor não pode pisar na bola um momento sequer. Caso contrário, o cliente procura outro profissional para dar continuidade na negociação de um imóvel. Para você não sofrer com essa situação, conheça 5 Falhas comuns no atendimento do corretor de imóveis que não se deve cometer de jeito nenhum:

Não responder mensagens

Dentro da sua rotina, procure reservar, ao menos, dois horários para responder e-mails e mensagens via WhatsApp. Uma vez que o corretor de imóveis deixa de responder alguma dúvida do cliente, seja por e-mail ou por qualquer outro aplicativo, ele perde pontos valiosos. Aliás, ele corre o risco até de perder o cliente. Fique atento a formulários de seu site imobiliário, boa parte dos contato podem sim vim por lá.

Telefone ocupado direto

Outro problema é o telefone ou celular. Quando você afirma estar disponível ao cliente, você não pode deixar de atender telefonemas, por mais que você prefira se comunicar por outros meios. O seu trabalho é atender o cliente conforme as preferências dele.

imob-v30-728x90-post

Pressionar o cliente

Por outro lado, ficar telefonando ou enviando mensagens a toda hora para o cliente irrita qualquer um. “E aí, já decidiu se vai comprar o imóvel?” ou “Quando você vem visitar aquele imóvel?” são alguns exemplos de frase que você deve evitar na hora do atendimento.

Essa atitude, na verdade, pressiona o cliente a dar uma resposta imediata em um negócio que exige muito tempo e dinheiro para ser concluído. Se você cometer essa falha, não fique surpreso caso o cliente deixe de responder suas mensagens e de atender seus telefonemas. Provavelmente, ele já esteja conversando com outro profissional.

Atrasar na visita

Marcou uma visita na quinta-feira às 15 horas? Então, esteja lá às 15 horas. Ou até antes. O importante é você não se atrasar no compromisso que você firmou com o seu cliente. Nós sabemos que o momento da visita é crucial e que você trabalhou bastante até chegar nele, portanto, não jogue tudo por água abaixo por conta de um atraso.

É claro que inconvenientes acontecem. Se você ficou preso no trânsito, por exemplo, procure manter o seu cliente informado. Não deixe ele plantado a tarde inteira te esperando sem dar nenhuma satisfação. Mas, para que isso não se torne frequente, procure chegar com antecedência na visita.

Não ouvir o que o cliente tem para falar

Passar todas as informações do imóvel e região de uma só vez não é sinônimo de bom atendimento. Antes de você falar tudo, procure ouvir o cliente. O bom atendimento vai direto ao ponto. Muitas vezes, saber se existe um banco perto do imóvel é secundário para o cliente, ele quer outros detalhes. Por isso, pergunte e escute o que o seu cliente tem para falar. Lembre-se: ele é o centro das atenções, não você!

Acima, apresentamos 5 falhas no atendimento que podem jogar todo seu trabalho no lixo. Aliás, se você já perdeu alguns clientes ao longo da carreira, volte atrás e veja se você cometeu alguma dessas falhas. Nunca é tarde para corrigi-las.

Ah mais um dica! Para evitar esses erros e se aperfeiçoar em seus negócios, conheça a plataforma imobiliária ville Imob que permite você se organizar em seus atendimentos, controlar os seus clientes e muito mais ações que poderão ser úteis em seu dia a dia. Confira!

Posts relacionados