A compra e venda de imóveis no campo representa um desafio extra para o corretor de imóveis. Isso porque, em geral, os corretores trabalham na cidade e estão acostumados com a execução de técnicas de vendas para imóveis urbanos. Mas, quando um cliente aparece na sua imobiliária querendo anunciar seu imóvel no campo, você não vai recusá-lo, certo? Pensando nessa possibilidade, criamos esse artigo para ajudar você a vender um imóvel na zona rural.

1. Entenda o que seu cliente busca

Casas no campo são objetos que vários clientes buscam. Os motivos são diversos, mas, em geral, o principal objetivo é ter um lugar calmo e afastado da correria da cidade. Na descrição do imóvel, abuse de termos como “tranquilidade”, “descanso”, “relaxar”, entre outros.

O corretor que quer vender um imóvel deve saber destacar os pontos positivos do mesmo. Isso não quer dizer omitir qualquer informação, mas sim enfatizar as mais interessantes. Em imóveis urbanos, você pode destacar a localização, a segurança do bairro, entre outros aspectos.

Em imóveis rurais, no entanto, você deve enfatizar a área do imóvel, a qualidade da construção, piscinas e lagos e até mesmo árvores fruteiras e os espaços para plantação. Naturalmente, sua estratégia final de venda dependerá do que o imóvel tem a oferecer e o que o seu cliente busca, mas esses pontos são ótimos caso você não tenha ideia de por onde deve começar.

2. Conheça o imóvel e a região

Para vender um imóvel na zona rural é essencial que o corretor conheça o imóvel muito bem, além de também saber o que existe na região do imóvel. Muitos corretores optam por ouvir apenas o proprietário quanto ao que existe no imóvel e nas redondezas, evitando fazer uma visita devido ao deslocamento, que é mais longo que o comum.

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Esse é um grande erro! O ideal é que você visite o imóvel pessoalmente, por diversos motivos:

  • Aproveite a visita ao imóvel para tirar fotos de qualidade do mesmo. Utilize essas imagens no seu site imobiliário e nos portais imobiliários que você geralmente divulga seus imóveis. Por esse motivo, não se esqueça de levar sua câmera ou seu smartphone no dia da visita.

 

  • Nem sempre o comprador sabe o que seu cliente valorizará, o corretor, por outro lado, possui muito mais experiência na venda de imóveis. Por esse motivo, pode ser que o proprietário ignore algumas informações críticas que você só perceberá após fazer uma visita ao imóvel.

 

  • Ao visitar o imóvel com o proprietário, você conhecerá a estrada de acesso, o tempo médio até o local, entre outros aspectos importantes. Tudo isso facilitará no momento de vender um imóvel na zona rural à algum cliente ou, até mesmo, no momento de levar o mesmo para uma visita. Isso porque, saber o tempo até o local ajuda no planejamento da visita junto ao seu cliente, conhecer a estrada, por outro lado, evita que vocês fiquem perdidos no dia da visita.

3. Divulgue em vários portais imobiliários

Conseguir vender um imóvel na zona rural pode ser mais complicado que a venda de imóveis nas cidades. Por esse motivo, é essencial que você faça um trabalho de marketing e divulgação adequado. Utilizar múltiplos portais imobiliários é uma ótima ideia para que você garanta que as pessoas saibam da oportunidade.

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Muitos corretores optam por trabalhar com apenas um portal imobiliário devido à dois motivos: custo e tempo. Quanto ao custo, você pode optar por portais imobiliários grátis, existem vários disponíveis na internet.

Agora, se o problema é o tempo necessário para fazer a divulgação dos imóveis nos diferentes portais imobiliários, basta utilizar uma ferramenta de integração de portais. Essa ferramenta está inclusa na nossa plataforma, o ville Imob, e, através dela, você consegue divulgar seus imóveis diretamente do seu CRM Imobiliário para diversos portais imobiliários parceiros em poucos cliques.

4. Se atente à documentação necessária

Propriedades rurais têm algumas exigências adicionais para que as mesmas possam ser negociadas. Um dos documentos que são exigidos é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) que é expedido pelo Incra e comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

Neste documento você encontra informações como o titular do terreno, a área total, localização, entre outras informações. Caso o imóvel não possua este documento é necessário realizar o cadastro do mesmo no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Uma vez cadastrado, a emissão do certificado pode ser feita via internet ou em postos de atendimentos.

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Outro documento necessário é a Certidão de Regularidade Fiscal do Imóvel Rural, emitida junto à Receita Federal. Esses documentos citados são essenciais para realizar a transferência do imóvel em um cartório.

5. Pesquise sobre áreas de preservação

Outra característica única das propriedades rurais são as Áreas de Preservação Permanente e as Reservas Legais que podem ser exploradas de maneira controlada e sustentável. É importante saber dessas informações por dois motivos:

  • O primeiro motivo é a parte legal. Existe um documento chamado Cadastro Ambiental Rural (CAR) que é obrigatório para todos os imóveis rurais. E, para a obtenção deste documento é essencial que se possua as informações acima.

 

  • O segundo motivo é a parte de marketing e divulgação. Seu cliente pode perguntar se o imóvel pode ser livremente explorado ou quais áreas podem ser utilizadas para construção. Saber responder aos questionamentos do cliente é sempre importante para passar segurança ao cliente.

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6. Divulgue nas suas redes sociais

Como já dissemos é importante que seus clientes saibam dos imóveis que se encontram disponíveis na sua imobiliária. E, para vender um imóvel na zona rural ou urbana você deve, sempre, divulga-los nas suas redes sociais. Facebook, Twitter, WhatsApp são todos aliados dos corretores e das imobiliárias. Deixe que seus seguidores saibam o que você tem disponível postando fotos e informações dos imóveis também nas redes sociais.

Também oferecemos a ferramenta de Integração Social para que o processo de postagem em diversas redes sociais seja mais rápido e prático. Caso você tenha interesse em testar essa e outras funcionalidades da nossa plataforma, o ville Imob, peça já o teste grátis e veja como nossa plataforma pode te tornar mais produtivo durante os 15 dias de teste.

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